A Primeira Eucaristia, também chamada de Primeira Comunhão, é um dos Sacramentos da Igreja Católica e consiste no primeiro momento em que as crianças recebem o corpo e o sangue Cristo. Somente podem ter acesso a esse sacramento indivíduos que participaram das aulas de catequese.
O objetivo é que as aulas de catequese proporcionem as crianças o conhecimento e compreensão necessários a respeito da Igreja para que elas tenham a dimensão do que significa receber a hóstia. Os catequizandos passam a saber como são realizadas as missas, quais são as principais orações além de conhecer a fundo os 7 sacramentos.
Preparação para a Primeira Eucaristia
A Primeira Eucaristia é um dos momentos mais importantes na trajetória de um jovem junto a Igreja Católica e por isso sua preparação deve estar completa. É fundamental que a criança saiba exatamente tudo o que irá acontecer bem como valorize esse momento em que sentirá pela primeira vez a hóstia em sua boca. Uma curiosidade é que a hóstia é um tipo de pão feito apenas com farinha de trigo e água, não recebe nem trigo e nem sal.
Dinâmicas para a Primeira Eucaristia
Para os catequistas que desejam oferecer aos jovens uma experiência mais completa em relação a Primeira Eucaristia selecionamos algumas opções interessantes de dinâmicas a serem realizadas em grupo.
Dinâmica para Instrução da Primeira Eucaristia
A dinâmica a seguir é indicada para os catequistas que desejam oferecer mais conhecimento por parte dos catequistas a respeito da Primeira Eucaristia. O catequista deverá trabalhar junto com os seus catequizandos para formar a imagem final que permitirá a compreensão do que significa a Primeira Eucaristia.
Material Necessário
- 1 tubo de cola
- 1 figura do rosto de Jesus Cristo
- 1 caneta ou giz de cera vermelho
- 1 cartolina (pode ser branca)
- 1 rolo de barbante branco
- 1 rolo de fita adesiva (tipo durex)
- 1 furador de papel
- 1 tinta amarela (esse item é opcional)
- 1 foto 3×4 de cada participante do grupo
Como Fazer
Passo 1 – Montando Representações da Hóstia
Para confeccionar as representações da hóstia utilize a cartolina branca, desenhe um círculo grande com uns 20 cm de diâmetro e outros círculos menores com cerca de 5 cm de diâmetro cada. Use a caneta ou giz vermelho para desenhar o contorno das suas hóstias, apenas o contorno, não pinte. Tendo feito isso recorte todos os círculos que representam hóstias. Você precisará de tantas hóstias menores quanto forem os catequizandos presentes.
Passo 2 – Colando o Durex na Hóstia Maior
Estando com as peças devidamente recortadas chegará o momento de adesivar o entorno da hóstia. Para isso corte tantos pedaços de durex de 4 cm quanto forem os participantes, se forem 10 participantes corte 10 pedaços. Em seguida fixe cada pedaço de durex numa parte da borda com 2 cm na parte da cima da cartolina e os outros 2 cm na parte de trás. Você também deverá colar pedaços de durex, seguindo a mesma lógica, nas partículas menores, um durex para cada partícula.
Passo 3 – Furando
Usando o furador faça um furo em cada durex colado na hóstia maior e um furo no durex das versões menores.
Passo 4 – Barbante
Corte tantos pedaços de barbante quanto forem os catequizandos sendo que cada pedaço deverá ter 1,5 cm de comprimento. Quem optou por usar a tinta amarela deverá mergulhar metade do comprimento de cada barbante. Espere até que esteja seco.
Passo 5 – Figura de Cristo
Recorte a imagem de Cristo no formato de círculo e então cole na hóstia maior. Recorte também as fotos 3×4 dos seus alunos e cole nas hóstias menores. Quem não conseguiu as fotos pode apenas escrever os nomes dos alunos. Use o barbante para prender as hóstias menores as hóstias maiores. Quem pintou os barbantes pode intercalar metades pintadas e metades sem pintar.
Explicação da Dinâmica
O catequista deve explicar aos seus alunos que a imagem em que eles trabalharam representa o objetivo da Primeira Eucaristia que é estar em plena comunhão com Cristo. Observando com atenção os alunos poderão ver que a representação parece com o sol sendo que Jesus é o próprio astro-rei. O vermelho da borda representa o sangue de Cristo que foi derramado para que toda a humanidade. Por fim o amarelo e branco representam as cores da Igreja Católica.
Dinâmica O Coração de Jesus Triste ou Feliz
Essa dinâmica tem como objetivo mostrar para os catequizandos a importância de estar com o coração puro e pleno sem a mancha de pecados.
Materiais Necessários
- 1 copo de água
- 2 folhas de cartolina sendo 1 vermelha e 1 branca
- Alvejante
- 1 vidro de iodo
- 1 litro de água
- 1 colher de chá de maisena
Como Fazer
Passo 1 – Leitura de Passagem Bíblica
Inicie a atividade com uma leitura de uma passagem da Bíblia que esteja focada no perdão, uma boa escolha é a aquela que fala do Filho Pródigo. O catequista deverá comentar sobre a leitura realizada.
Passo 2 – Garrafas
Haverá duas garrafas nessa dinâmica sendo uma a do coração feliz de Jesus e a outra a do coração triste. Coloque na garrafa do coração triste uma mistura de 1 colher de chá de maisena e 1 litro de água. Já na outra garrafa coloque 1 copo de água e o restante de alvejante.
Passo 3 – Boas e Más Ações
Quando um dos catequistas tiver uma ação ruim como brigar com um colega deverá ser adicionada uma gota de iodo na garrafa triste. No caso em que a criança esteja arrependida deverá ser adicionada uma gota de iodo a garrafa feliz.
Conclusão
A garrafa triste ficará com um visual sujo, diga aos seus alunos que isso acontece com o coração de quem tem atos ruins e contrários aos ensinamentos de Jesus. Já a outra garrafa terá um conteúdo limpo que é como o coração fica ao perdoar e fazer boas ações conforme os ensinamentos cristãos.