Unção Com Óleo Uma Reflexão Bíblica e Histórica

Uma das ações mais simbólicas presentes no texto bíblico é a de ungir com óleo, tem um significado bastante relevante do ponto de vista espiritual. A unção é mencionada tanto no texto do Antigo quanto do Novo Testamento, com funções um pouco diferentes em ambas as passagens. É interessante refletir a respeito do papel da unção na Bíblia e no contexto histórico em que estava inserida.

Unção Com Óleo: Significado da Palavra

Unção, considerando o significado etimológico, refere-se ao ato de ungir que por sua vez diz respeito a aplicar óleos, unguentar ou untar com óleo. Na Bíblia o termo unção vem do grego chrisma que dá origem ao adjetivo christós que traduzindo significa ‘ungido’, termo aplicado a Cristo. Há o entendimento espiritual e o literal de unção na Bíblia, nesse último caso refere-se a aplicar óleo ou azeite sobre uma pessoa ou objeto.

Unção Espiritual

A unção espiritual é a capacitação oferecida por Deus a um indivíduo para que ela possa cumprir uma missão que lhe foi conferida. O grande exemplo que podemos citar é Jesus que foi ungido pelo Espírito Santo para que fosse capacitado a evangelizar os pobres, curar doenças e libertar aqueles que estivessem sendo oprimidos. Jesus foi ungido com óleo de alegria.

Unção Espiritual

Unção Espiritual

Os apóstolos também foram ungidos, Pedro podia curar aqueles que se posicionavam sob a sua sombra. Paulo foi outro apóstolo com o poder de curar aqueles que sofriam com alguma enfermidade. Aqueles que têm fé sincera em Deus também são ungidos e selados tendo o Espírito Santo em seus corações.

Unção Com Óleo

Unção Com Óleo

Unção Com Óleo

Consiste no ato de derramar óleo sobre um indivíduo ou objeto para que este se torne consagrado a Deus ou mesmo para que seja realizada a cura de um enfermo. Esse óleo com a capacidade de consagração era feito a partir de uma combinação de especiarias como canela, mirra, azeite e cássia.

Unção Para Consagração de Objetos

O objetivo de ungir objetos com azeite da santa unção era lhes atribuir característica sagrada. Esses objetos consagrados não podiam ser usados para outras finalidades, Inclusive Belsazar recebeu castigo por utilizar os vasos sagrados do templo do Senhor para outra finalidade (Dn 5.2-5; 23).

Unção Para Consagrar Sacerdotes

No Antigo Testamento a unção dos sacerdotes era de grande relevância, os escolhidos recebiam essa distinção tendo como obrigação se dedicar a realizar o serviço do Senhor. Atualmente, os que têm fé são considerados como sacerdotes reais tendo recebido a unção espiritual.

Unção Para Consagrar Reis

Os reis, escolhidos por Deus, também recebiam a unção com óleo para que fossem capacitados a realizar as atividades que lhes eram pertinentes.

Unção Para Consagrar Profetas

Unção Para Consagrar Profetas

Unção Para Consagrar Profetas

Os profetas também recebiam a unção para que sua capacitação fosse concedida.

Unção e Sua Função de Exclusividade

Aqueles que eram ungidos recebiam a capacitação necessária para exercer o ministério de maneira que recebiam um viés de exclusividade. Hoje em dia muitos ungidos têm deixado de cumprir seu ministério e se misturado ao mundo mundano de maneira a não agradar aos desígnios divinos.

Unção no Novo Testamento: Unção Espiritual

Ao longo do Novo Testamento a palavra unção (originária do grego chrisma) aparece ao todo três vezes, já o verbo ungir (chrío) é mencionado cinco vezes. Por sua vez o adjetivo christós (Cristo) é mencionado ais de 500 vezes. Há duas passagens nessa parte da Bíblia em que acontece a unção com óleo.

Jesus não utilizava óleo para realizar as suas curas, contudo, seus discípulos ungiam de forma habitual. Em Tg 5.14, Tiago, ensina os presbíteros a orar e ungir com óleo. O óleo era usado também para a preparação do corpo para ser sepultado com o objetivo de tornar a decomposição do corpo mais lenta. A unção com óleo podia ser usada ainda para receber os hóspedes. Uma mulher ungiu os pés de Jesus para demonstrar que ele era bem-vindo em sua casa.

Partes do Corpo Que Podem Ser Ungidas

No Antigo Testamento a unção acontecia somente sobre a cabeça, contudo, no Novo Testamento há passagens em que a unção se dá em outras partes do corpo como os pés, por exemplo. Nos casos em que o objetivo da unção era curar uma enfermidade geralmente a unção se dá pelo derramamento de óleo sobre a cabeça.

Reflexão

Os crentes devem se sentir espiritualmente ungidos, ou seja, que o Espírito Santo se derramou sobre eles. Algumas pessoas que passam por um momento de desespero podem necessitar da unção com óleo para que se sintam reconfortadas. É relevante que a unção não seja realizada como mero ritual, mas que possua uma base de fé e crença no poder de Jesus Cristo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.