Como Se Chama A Hóstia Antes De Ser Consagrada?

A hóstia é dada durante as celebrações religiosas, representando o Corpo de Cristo, sendo distribuída a todos os fiéis, comumente molhada em vinho, que representa o Sangue de Cristo.

A hóstia antes de ser consagrada é chamada de partícula, ou simplesmente de pão ázimo, sendo basicamente um disco fino de massa feito a partir da mistura de farinha de trigo, água, azeite e sal.

Origem Da Hóstia

A palavra vem do latim e significa “vítima”, pois antes a eucaristia estava ligado a oferenda de animais a uma divindade a partir do sacrifício, isso ocorre desde antes os tempos da Igreja Católica, que logo se apropriou do termo relacionando ele ao sacrifício que Jesus fez pelos homens.

A hóstia passou a representar então o corpo de Cristo, sendo dada aos fiéis junto de vinho, que representa o sangue do mesmo. Nos dias de hoje a partícula é um pedaço de pão, delgada, redonda, e que possui em um dos seus lados um emblema religioso, normalmente uma cruz.

Inicialmente, no período medieval, a hóstia somente podia ser produzida pela Igreja Católica, sendo um processo extremamente artesanal, mais tarde, no século XIV, ele passou a ser fabricada por qualquer um, passando a ser comercializada para as Igrejas.

As hóstias que são reservadas aos padres são maiores que as dos fiéis. A hóstia dos fiéis tem 3 centímetros de diâmetro, e pesa 0,6 gramas, já a hóstia dos padres tem 7,8 centímetros de diâmetro.

Em alguns locais ela ainda é produzida artesanalmente, mas no comércio há máquinas que produzem uma grande quantidade de hóstias de uma só vez.

Como Enxergar Cristo Na Hóstia?

Como foi dito, a hóstia é considerada o Corpo de Cristo, mas como enxergar naquela fina partícula o Corpo do Senhor? Essa explicação somente pode ser feito através da fé.

Antes de a hóstia ser consagrada, quando ela é ainda chamada de partícula, pode ser simplesmente um pedaço de massa, mas, quando as palavras da consagração são pronunciadas sobre ela, elas são convertidas em pedaços do Corpo humano de Jesus, sem mudar de aparência, permanecendo o gosto, cheiro, sabor, tamanho e cor que possuía anteriormente.

Sendo assim, mesmo que a aparência externa do da partícula seja a mesma, ela agora é substancialmente o Corpo de Cristo, assim como o vinho, que se transforma em sangue quando são ditas sobre ele as palavras de consagração.

Deus é onipresente, e por isso, o Corpo de Cristo pode estar simultaneamente presente em diversas hóstias consagradas em vários lugares do mundo ao mesmo tempo.

Sendo necessário entender então, que a presença do Cristo Eucarístico pode ser multiplicada sem que o Corpo do Senhor se multiplique, sendo assim, os fragmentos de pão que são consagrados em vários lugares da Terra é parte do mesmo. O corpo de Cristo não tem extensão, por isso, quando o pão sagrado é partido, isso não quer dizer que o Corpo está sendo também, somente o pão.

Ou seja, os fragmentos da hóstia constituem somente um Corpo de Cristo, do único Cristo existente. Assim como quando o pão é deteriorado, o Corpo de Cristo não está sendo deteriorado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.