O pelicano é uma ave de grande relevância no contexto cristão sendo comparada a Jesus Cristo, aliás, em alguns casos é usada como símbolo do grande Salvador. A relação feita pela Bíblia entre a ave e o filho de Deus se dá no tocante a alimentar os seus com sua própria carne e sangue. Vamos entender melhor esse significado?
Pelicano: Símbolo da Eucaristia
Jesus Cristo deu seu sangue e sua carne para salvar os cristãos e a Eucaristia representa a renovação de tal sacrifício. O pelicano entra nessa história devido a uma lenda de que a ave bicaria o seu próprio peito para alimentar os seus filhotes numa situação de escassez de peixes. Ao observar a ave a certa distância os católicos tinham a impressão de vê-la beliscar seu peito criando manchas vermelhas.
O seu sacrifício foi relacionado ao sacrifício de Jesus Cristo tornando então o pelicano o principal símbolo eucarístico. Uma referência a essa relação bíblica pode ser observada no hino “Adoro te devote” de São Tomás de Aquino (1225-1274). Há outros textos que também falam a respeito dessa característica sacrificial do pelicano. A imagem do pelicano é usada em muitos brasões de instituições criada com base católica como as importantes faculdades de Cambridge e Oxford.
Outros Significados Ligados aos Pelicanos
Os pelicanos se tornaram bastantes populares devido a sua fama sacrificial tornando-os símbolos em diferentes áreas. Para a maçonaria os pelicanos representam um Deus ou Deuses uma vez que alimentam o seu cosmos como pedaços de si mesmo. O pelicano derrama o seu sangue em seus filhotes para manter a sua linhagem. Os maçons inclusive adotaram a figura do pelicano como a imagem do salvador.
Os egípcios também atribuíram grande importância e uma série de significados para os pelicanos sendo esta uma ave sagrada para eles. Os alquimistas chegaram a criar um equipamento chamado de Pelicano cuja base de serventia estava em permitir a retroalimentação constante para a realização d experiências, como os pelicanos que usam seu sangue com alimento para os seus filhotes.
Mas, os Pelicanos Realmente Alimentam os Filhotes Com Sua Própria Carne?
Na verdade não, pode parecer que essas aves estão alimentando os filhotes com partes de seu próprio corpo pelo fato de que possuem uma bolsa de armazenamento de alimentos. Quando precisam dar alimento aos jovens pelicanos e não há peixes disponíveis eles utilizam o conteúdo armazenado no interior da bolsa.
Havia inclusive uma segunda lenda de que os pelicanos poderiam matar seus filhotes para depois ressuscitá-los com seu sangue. A confusão pode ter ocorrido pela observação desse momento de fornecimento de alimento armazenado bem como pelo fato de que os pelicanos podem desenvolver problemas de saúde que criam manchas vermelhas em seu peito, o que pode parecer marcas de bicadas.
A bolsa presente em seu bico ainda funciona como um elemento facilitador do processo de pesca. Poder armazenar uns peixinhos para mais tarde não é nada mal. Os pelicanos são aves que podem medir até 3 kg e alcançar até 13 kg de peso sendo encontrados em todos os continentes com exceção da Antártida.