O primeiro santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, é natural de Guaratinguetá, São Paulo, estima-se que nasceu no ano de 1739, porém, não existem registros que comprovem tal fato. Faleceu em São Paulo, capital, no dia 23 de dezembro de 1822. O frade brasileiro se tornou uma figura de destaque por seus poderes de cura.
No dia 11 de maio de 2007 foi canonizado pelo Papa Bento XVI. Na década de 1990, Frei Galvão, foi agraciado com um santuário dedicado a ele em sua cidade natal, Guaratinguetá. Os fieis que desejam se sentir mais próximos da santidade do frade podem visitar essa maravilhosa igreja. Que tal saber mais sobre ela?
Santuário Frei Galvão: Como Tudo Começou
O dia 12 de outubro de 1983 entrou para a história da cidade de Guaratinguetá como sendo a data da celebração da primeira missa no local destinado a construção do santuário de Frei Galvão. Nesse dia as pessoas foram recebidas numa casa antiga e assistiram a celebração realizada pelo Padre Victor Menuti que era o pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo.
A celebração marcou a inauguração da Capela São José, a comunidade local se dedicou a construção da capela. A grande dificuldade era o fato de que o terreno não era da igreja e não havia recursos para a sua compra. Foi quando a família Galvão, que era dona do terreno, resolveu doá-lo para a Arquidiocese de Aparecida com o objetivo de que fosse construída uma igreja dedicada a São José.
A assinatura do contrato aconteceu no dia 1° de setembro de 1987, a família foi representada por José Galvão Nogueira. A igreja começou a ser construída no começo da década de 1990 com a chegada do Padre Nelson Ferreira Lopes a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O trabalho continuou com a chegada do Padre Anísio Teixeira, em 1996, porém, a obra foi paralisada com o anúncio da beatificação de Frei Galvão para que fossem feitas as devidas adequações ao projeto.
Santuário Frei Galvão
A comunidade concordou prontamente com a mudança de rumos das obras e a igreja passou a ser chamada de Beato Frei Galvão. Essa foi a primeira igreja dedicada ao beato. Em dezembro de 2010, Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida, atuou pela constituição canônica do Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. A assinatura do contrato se deu no dia 8 de dezembro que é a data da solenidade da Imaculada Conceição.
A criação do santuário permitiu mais independência para a igreja do Beato Frei Galvão de maneira a ser o primeiro passo de separação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. É uma forma de oferecer uma estrutura melhor para os devotos de Frei Galvão que visitam o local em busca de ficarem mais próximos do santo. Um reitor, Padre Roberto Lourenço da Silva, foi nomeado para cuidar dos trabalhos do santuário.
Sentindo-se Perto de Frei Galvão
Um dos momentos mais aguardados pelos fieis que visitam o Santuário Frei Galvão é o da incensação da Igreja. Há um turíbulo grande preso ao centro do teto da igreja que dá origem a uma grande quantidade de fumaça que envolve os devotos criando uma sensação de mística em que a oração é capaz de aproximar a todos do céu. O mecanismo foi inspirado do botafumeiro do Santuário de Santiago de Compostela.
Também são distribuídas entre os fieis as famosas ‘pílulas’ de Frei Galvão envolvendo pedaços de papel com uma mensagem. As pílulas resultam da história de que o frei teria dado a uma mulher com dificuldades no parto uma pílula envolvendo um papel com a seguinte mensagem: “Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis” (que traduzindo significa “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”). A gestante deu a luz a seu filho e os dois milagrosamente se salvaram.
Endereço do Santuário Frei Galvão
Para quem deseja visitar o Santuário Frei Galvão o endereço é: Avenida José Pereira da Cruz, nº 53 – Jardim do Vale. Essa bela catedral também merece atenção por sua arquitetura diferenciada, fica bem no centro da cidade de Guaratinguetá.