Crimes Dentro da Igreja

A religião é um vasto campo em que várias pessoas têm crenças sobre alguma identidade divina. No mundo, a maioria das pessoas segue alguma seita ou doutrina, sendo que a mais seguida atualmente é o Cristianismo, que engloba mais de 30% da população mundial (2,2 bilhões de pessoas).

Por falar no Cristianismo, são três as suas vertentes em atividade hoje no mundo, que são a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa e a Igreja Protestante, sendo a primeira delas a mais conhecida no mundo. Sediada no Estado do Vaticano, o menor país do mundo, que está situado na cidade de Roma, na Itália, a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) tem enorme influência da vida das pessoas, tanto é que, quando uma decisão importante é tomada, como a eleição de um novo papa, por exemplo, o mundo todo fica sabendo em questão de minutos, tamanha é a abordagem midiática.

Apesar de hoje ter tamanha influência no mundo, a Igreja Católica já teve muito mais nos séculos que se passaram, em especial na Idade Média, auge da influência da ICAR na sociedade medieval. Infelizmente, alguns acontecimentos mancham a reputação da instituição religiosa, por conta de crimes cometidos por ela pelos séculos. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a Igreja e tais crimes, bem como algumas informações interessantes. Vamos lá?

A Igreja Católica Apostólica Romana

A Igreja Católica, que também é conhecida por Igreja Católica Romana ou como o título acima sugere, é uma instituição cristã que tem por volta de 2000 anos de idade. Sua fundação foi feita por Jesus Cristo, filho primogênito de Deus, que veio à Terra para pregar o amor e a compaixão entre as pessoas, bem como anunciar o Reino dos Céus para elas.

Ele morreu aos 33 anos, crucificado na cruz, por ordem de Pôncio Pilatos (pressionado pela população). Desde a sua morte e ressureição, e a sua volta definitiva aos céus, a Igreja Católica foi se estruturando de tal forma que se definiu toda a sua hierarquia: O chefe da Igreja, ou seja, um representante legítimo de Deus na Terra é o Papa, sendo que o ocupante da cadeira papal atualmente é o cardeal de origem argentina Jorge Mario Bergóglio, ou, pela alcunha mais conhecida, o Papa Francisco.

Deve-se destacar que o Papa é o sucessor de Pedro, apóstolo de Jesus que fundou a Catedral que mais tarde viria a ganhar o seu nome, no Vaticano. Logo depois do Papa vem o bispo, aquele que é responsável por determinada arquidiocese regional. Em seguida, vem o Padre, que é responsável por uma paróquia qualquer. 

Passados alguns anos depois de sua fundação, a Igreja Católica, que era perseguida por alguns povos, passou a ter enorme influência e poder, até se transformar na instituição mais poderosa de toda a sociedade europeia. Tal ascensão deu, por consequência, a controladoria por parte da Igreja da vida e do pensamento dos fiéis. Prova disso eram as punições dadas a eles caso descumprissem alguma regra religiosa.

A Igreja Católica é comumente acusada de ter escondido, em sua história, vários acontecimentos e atrocidades acometidos às pessoas, que vão desde a morte na fogueira (geralmente destinada a pessoas que questionavam as atitudes da Igreja ou de bruxas) a até mesmo pedofilia (assunto esse que até hoje é motivo de polêmica no Vaticano). 

As Cruzadas

Alguns crimes estão relacionados com mortes em batalhas e nas expedições que eram conhecidas como “cruzadas”, que levavam a intenção de catequisar os povos pelo caminho, mas, na realidade, as cruzadas eram verdadeiros banhos de sangue, já que havia muita guerra e mortes.

Segundo historiadores, a invasão de cruzadas na cidade de Jerusalém, no longínquo ano de 1099, acabou com a vida de mais de 70 mil pessoas. Para piorar ainda mais esse cenário, algumas figuras importantes, dadas como santos pela Igreja atualmente, torturavam as vítimas usando brasa quente (alguns usavam a brasa para abrirem buracos na língua das vítimas, com o intuito de fazer com que elas não blasfemassem mais). 

A Santa Inquisição

Avançando um pouco mais no tempo, em meados do ano de 1231, foi iniciado um dos movimentos mais violentos da Igreja Católica: a Santa Inquisição. Ela tinha por objetivo encontrar e acabar com as heresias existentes, ou seja, as linhas de pensamentos contrárias as da Igreja. Em outras palavras, era como se uma censura medieval começasse a se instalar. Ou seja, as demais religiões, doutrinas ou seitas eram severamente perseguidas pelos cristãos, sendo que as penalidades impostas a quem praticasse outro tipo de religião que não fosse a católica eram inúmeras.

É estimado que mais de um milhão de pessoas tivesse perdido a vida nesse movimento, entre elas pode-se destacar os muçulmanos, judeus, bruxos e os hereges (sendo esse último as pessoas que questionavam ou discordavam de alguma medida tomada pela Igreja). Para se ter uma ideia das atrocidades cometidas naquela época, uma centena de Judeus foram mortos na fogueira depois de se converterem ao cristianismo. 

Castração de Jovens

Outro tipo de crime cometido foi a castração de jovens homens com o intuito de manter sua voz inalterada. Isso por que, na época da Idade Média, as mulheres foram proibidas de frequentar as missas. Como era necessário vozes que remetessem a de mulheres, os jovens que possuíam uma bela voz eram castrados justamente para manterem essas características.

Surgimento do Protestantismo

Depois de todos esses acontecimentos, várias revoltas se instalaram no interior da Igreja, dando origem a vários outros movimentos religiosos, como o Protestantismo, que surgiu nas mãos de um cardeal católico chamado Martinho Lutero, que estava descontente com os rumos tomados pela Igreja. Desde então, a Igreja entrou em decadência, chegando a perder a grande influência que mantinha no mundo, mas que ainda é grande nos dias de hoje.

Atualmente, o Papa Francisco vem procurando mostrar ao mundo que reconhece os pecados cometidos pela Igreja durante a sua atuação no planeta, e, diante disso, pede o perdão de toda a sociedade pelos erros antigos e atuais (como os casos recentes de pedofilia envolvendo sacerdotes). Tal atitude tem sido vista com bons olhos pelo mundo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.