Os 7 Sacramentos

O Cristianismo é uma das religiões mais antigas e mais seguidas de todo o mundo, tanto é que mais de 30% da população mundial tem como religião alguma das três vertentes cristãs (Catolicismo, Protestantismo ou são Ortodoxos).

A vertente mais conhecida de todas essas é, justamente, a católica. A Igreja Católica Apostólica Romana, que perdura pelos séculos até hoje, é uma das instituições de maior influência no mundo, apesar de ter perdido um pouco dela durante os séculos. Sua sede está localizada em um “país” dentro da cidade de Roma, o Vaticano, e sempre que há uma decisão importante a ser tomada, a mídia está sempre noticiando.

Voltando ao âmbito cristão católico, quem professa o catolicismo sabe que existem 7 sacramentos que podem ser obtidos ao longo de sua jornada na Igreja. E é exatamente esse o assunto do nosso artigo de hoje. Você vai saber mais sobre esses sete sacramentos que o Cristianismo propõe, além de algumas outras importantes e interessantes informações. Vamos lá?

Os Sacramentos

Para começarmos a falar sobre os 7 sacramentos, vamos primeiro fazer uma breve introdução a respeito do tema.  Os sacramentos nada mais são do que unções proferidas pelos sacerdotes da Igreja (padres ou bispos, por exemplo), no intuito de aproximar o fiel da graça de Deus. Tanto é que, para cada fase diferente da vida do fiel há um sacramento diferente. Os sete sacramentos que são realizados pela Igreja Católica são os seguintes: Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, Reconciliação, Ordem, Unção dos Enfermos e o Casamento.

Segundo a Igreja Católica, o sacramento é um sensível sinal proveniente de Jesus Cristo, para que a alma do fiel seja agraciada com graças e preparada para alcançar o santificado. Para que tal sacramento realmente atinja o fiel, é necessário que o mesmo tenha a sensibilidade, já que o sinal deve ser sentido por ele. Essa sensação é, por exemplo, do jeito que algum ministro da palavra faz a leitura de uma passagem na bíblia.

O sacramento deve vir diretamente das mãos de Jesus Cristo, já que ele é o único que tem autonomia para realizar o feito que é a ligação de uma ponte de os Homens e o Deus Pai Todo Poderoso. Por fim, as graças recebidas através dos sacramentos são independentes dos atos de quem recebe. 

Confira, a seguir, maiores informações sobre os Sacramentos:

Batismo

O primeiro dos 7 sacramentos, o Batismo é, realmente, a primeira sacralidade concedida ao fiel. Geralmente é feita quando o indivíduo é ainda bebê (mas há casos de batismo para crianças e, até mesmo, para adultos). Tal sacramento está intimamente ligado à inclusão da pessoa ao mundo de Deus, ao seu reino. Tanto é que, quando uma pessoa é batizada, é considerada que ela nasceu novamente, dessa vez, na Luz de Deus. O ritual consiste na catequese dos pais do candidato e de seus padrinhos, tendo um total de 03 encontros para a preparação para o rito batismal.

No rito do batismo, que é realizado em uma Igreja, o candidato é mergulhado nas águas abençoadas pelo sacerdote em uma pira, sendo que o rito é acompanhado da invocação do nome do Pai e do Espírito Santo. Resumindo, o batismo é, nada mais nada menos, mergulhar juntamente no sofrimento e na morte de Jesus Cristo e, simultaneamente, ressurgir como uma nova pessoa.

Além da água, os outros símbolos importantes que compõe o batismo são a vela (que geralmente são acesas pelo padrinho do candidato), o óleo e a veste branca (que deve ser utilizada pelos candidatos). 

Primeira Eucaristia

Ao decorrer da vida, depois do batizado, a criança começa a se preparar para a vida dentro da Igreja. Geralmente, influenciada pelos pais, a pessoa começa a frequentar as missas e estar por dentro de toda a história de Deus e de Jesus Cristo.

Quando completa 7 anos (em alguns locais, a idade é menor), inicia-se a catequese com o intuito de começar os preparativos para receber a primeira eucaristia, que é o corpo e o sangue de Jesus Cristo em formato de hóstia (um disco feito de farinha e água) e vinho (misturado com água para relembrar a presença de sangue e água no corpo de Jesus).

Crisma

Também conhecida como a confirmação, a Crisma nada mais é do que o seu outro nome sugere: é a confirmação de que o candidato quer viver a sua vida juntamente com Deus e Jesus Cristo. A Crisma é uma espécie de confirmação do batismo, sendo que essa última é uma forma de dar possibilidade ao indivíduo de confirmar se ele quer realmente continuar seguindo sua vida sob os preceitos católicos.

O ritual geralmente é conduzido pelo bispo (tendo um padre como auxiliar) e se desenrola assim: o bispo abençoa o óleo e o passa em todos os candidatos para receber a Crisma. 

Reconciliação

A Reconciliação se configura como uma penitência, que é a confissão de todos os pecados cometidos por um fiel em um determinado período de tempo. Geralmente, as confissões devem ser feitas anualmente pelos fiéis, onde procuram algum sacerdote, que pode ser um padre ou um bispo, a fim de relatar os seus pecados e suplicar o perdão divino. O sacerdote irá ouvir orientar sobre o que deve ser feito a partir daquele momento e, para concluir o rito do perdão, ele irá instituir alguma penitência.

Ordem

A ordem está relacionada com os cargos do clero na Igreja. É a designação de cada cargo dentro da instituição católica, que vai do Episcopado, passa pelo Presbiterado e chega ao Diaconato. 

Unção dos Enfermos

É a unção, como o próprio nome já diz, destinada aos enfermos, em que o sacerdote busca incentivá-los a ter fé e a acreditar no poder da cura dessa maneira.  O sacerdote também ouve, orienta e, em muitos casos, também realiza confissões.

O último sacramento está ligado com a união de um homem e uma mulher para a constituição de uma família. Segundo os preceitos católicos, uma pessoa que casa-se com a outra se une não apenas a ela, mas também a Deus, e nunca serão separados. Por conta disso, é que o divórcio é, ainda, visto como um tabu no meio religioso. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.