A humanidade já passou por vários acontecimentos no decorrer de sua história, que é contada através de escritos em papel e em pedras, além de desenhos e objetos artesanais. Desde o início a sua existência, o homem atribui fatos e acontecimentos inexplicáveis á ações divinas ou a seres superiores.
O sol, a chuva e o vento, por exemplo, eram fatos que não tinham explicação, e, então, os humanos pensadores da época acreditavam que havia alguma força superior atuando para que todos esses fenômenos atuais acontecessem.
Com o passar dos anos e o surgimento do Cristianismo, o conceito de força superior começou a ser difundido entre a sociedade, onde se personificou na forma de Deus, e de Jesus Cristo, que, segundo a bíblia, é filho de Deus.
Muitas pessoas não acreditam que Deus ou qualquer outra força divina e superior esteja por trás de acontecimentos que regem nossa vida, atribuindo todos esses fatos à ciência. No entanto, as pessoas que acreditam que Deus é o centro e a razão de tudo sempre demonstram a sua fé realizando boas ações para outras pessoas, participando de missas e cultos, além de, claro, conversar diretamente com ele, através de rezas.
Nesse artigo você vai aprender como orar a Deus de uma maneira que vá lhe trazer paz, confiança e, sobretudo, tranquilidade. Vamos lá?
O Conceito de Deus
O conceito sobre o surgimento e existência de Deus é um assunto que rende muita polêmica e, ao mesmo tempo, admiração e fascínio. É sabido que Deus, segundo as religiões monoteístas, é o criador de tudo, incluindo o Universo e tudo o que há dentro dele. Teólogos afirmam que Deus não tem uma personificação definida, podendo ser apenas um espírito com vocações justas e, também, a origem de toda a moralidade do planeta.
Devemos destacar que Deus, apesar de único e insubstituível em algumas religiões, tem nomes diferentes dependendo da seita a qual é cultuado. Mas, obviamente, as suas atribuições continuam sendo as mesmas.
Deus no Cristianismo
No Cristianismo, Deus é visto como o ser supremo e único a ser seguido e cultuado, além de ser a autoridade máxima da religião. Segundo a Bíblia, Deus transmite mensagens aos seus escolhidos, falando sobre coisas que vão acontecer e, também, aconselhando os mesmo a realizar tarefas e outros pedidos ao seu mando.
Apesar de na Igreja Católica ter peregrinações a homens que foram destaques em sua missão religiosa (que são os santos e as aparições de Nossa Senhora, a mãe de Jesus, e que, às vezes, causam questionamentos e controvérsias), o catolicismo afirma sempre que Deus é o centro da Igreja, diferente dos santos, que são apenas exemplos de amor, compaixão e solidariedade a serem seguidos.
Como Orar a Deus
Como um bom fiel e praticante de religião monoteísta, os adeptos sempre rezam a Deus, pedindo a ele para alcançar algum objetivo ou conseguir uma graça, ou, até mesmo, para agradecer algo que foi realizado por suas orações a Deus. Entretanto, algumas pessoas não sabem ou fazem errado ao orar a Deus. Por isso, vamos dar algumas dicas nesse artigo para que você possa orar da maneira correta a Deus. Veja:
– Para fazer a sua oração de modo tranquilo e sereno, tenha sempre um local para fazê-la (que pode ser o seu quarto, a sua sala, o jardim de um parque próximo), onde você pode ter certa paz ao ter o seu momento de conversa com Deus. Procure sempre manter assiduidade em suas orações, mantendo o mesmo local e o mesmo horário. Se você é uma pessoa que geralmente se esquece, procure manter algo que lhe chame a atenção – como um despertador, um aviso na tela do celular ou até mesmo um e-mail mandado a você mesmo. O que vale é ter sempre a rotina, para que a sua conversa com Deus seja a melhor e mais proveitosa possível.
-Ao realizar suas orações, procure encontrar uma posição que seja confortável para você, pois como não há um tempo definido para orar, não há certeza se irá demorar ou se será rápida. Por isso, umas das opções para você orar com conforto e tranquilidade, é a seguinte: Você se ajoelha, apoia uma mão na outra em posição de oração, abaixa a cabeça e fecha os olhos. Você pode, ainda, tentar cruzar as pernas, ou seja, colocar uma perna sobre a outra, sentar-se e apoiar uma mão em cada perna. Tal posição é melhor em ambientes abertos e ou com menos móveis e objetos, como um parque e em um terraço, por exemplo.
– Ao iniciar a oração, procure sempre agradecer, em primeiro lugar, por sua vida, suas conquistas e também pelas dificuldades que conseguiu passar. Tente sempre não fazer exigências e muitos pedidos, procurando colocar sempre o nome de Jesus Cristo nelas. Portanto, sempre que for encerrar uma oração, diga sempre “…em nome de Jesus” se o seu pedido ter a intermediação de Jesus Cristo em sua oração.
– Nem sempre será fácil se concentrar ou encontrar uma maneira de orar a Deus. Mas não se desespere. Ao fazer suas orações, procure um modelo que se adeque ao que você procura, e, se o problema é a concentração, tente encontrar algo que você goste e que prenda toda a sua atenção. Por exemplo, se você possui um objeto que gosta e que fica concentrado ao olhá-lo – como uma obra de arte – procure olhar para ele e nele fixar toda a sua atenção. Assim, você pode ter mais concentração para orar com tranquilidade, e sem interferências. Ouvir músicas sacras, por incrível que pareça, pode ajudar na sua concentração, já que, a melodia faz uma conexão sua com o mundo religioso, sendo mais fácil e proveitoso a sua oração com Deus.
– Usar terços (os famosos rosários) para rezar enquanto o segura, contando o tempo e a quantidade de orações feitas, ou até mesmo fazer desenhos enquanto ora pode deixar esse momento mais tranquilo e sereno para que as orações transcorram com calma.