Religião Metodista

Há igrejas Metodistas em quase todos os países do mundo e o número de membros gira em torno de 70 milhões de pessoas.

História da Religião Metodista

O metodismo tem suas raízes no século XVIII, no anglicanismo. Seu fundador foi um ministro da Igreja da Inglaterra, John Wesley (1703-1791), que desafiou os pressupostos religiosos da época. Durante um período de tempo que passou em Oxford, ele e outros se reuniam regularmente para estudar a Bíblia, orar, receber a comunhão e fazer atos de caridade. Eles ficaram conhecidos como “The Holy Club” ou “metodistas” por causa da maneira metódica de viver sua fé cristã. John Wesley usou, mais tarde, o termo Metodista para se referir à busca metódica da santidade bíblica.

Robert Colls, professor de História Inglesa da Universidade de Leicester explora a crença da Igreja Metodista na salvação pessoal: uma mudança instantânea no comportamento humano através de intensa fé.Em 1738, ele teve uma experiência espiritual profunda, o religioso afirma que sentiu seu coração e ser inundado por uma grande confiança em Cristo. Ele sentiu que neste momento estava se libertando de todos os seus pecados. A experiência o transformou e o inspiroua se tornar um dos maiores pregadores de todos os tempos.

Em 1739, em Bristol, ele começou a pregar para multidões de homens e mulheres da classe trabalhadora ao ar livre. Este “campo de pregação” tornou-se uma característica fundamental da religião, pois milhares de pessoas iam até estes locais para ouvir as pregações de Wesley. Ele incentivou as pessoas a formarem grupos para se reunirem semanalmente. Ele insistiu, porém, que elas frequentassem a igreja paroquial local, bem como as reuniões metodistas. Todos os anos, a cavalo ou carruagem, ele viajava pelo país para visitar estes grupos e pregar.

Durante as pregações, ele começou a expor ideias consideradas radicais. Então, Wesley e seus seguidores foram denunciados na imprensa, seus encontros foram interrompidos e ele foi agredido fisicamente e ameaçado de morte.

John Wesley sempre declarou que seu movimento devia permanecer dentro da Igreja Anglicana, mas a Igreja da Inglaterra fez questão de se distanciar dele e de seus seguidores. Em 1784, ele organizou a Conferência Anual dos Metodistas, para assegurar a continuação do movimento após sua morte. No final, a força e o impacto de seu trabalho, acabaram separando o metodismo da igreja anglicana. Em 1795, quatro anos após a morte de Wesley, os Metodistas da Inglaterra tornaram-se legalmente autorizados a realizar casamentos e outros sacramentos. 

Estrutura da Igreja Metodista

A Igreja Metodista é dividida em circuitos, constituídos de igrejas locais em uma área definida. Um ministro superintendente nomeia um ministro sênior para assumir a liderança pastoral de cada circuito. Vários circuitos formam um distrito. Cada distrito tem uma cadeira, que é ocupada por uma autoridade equivalente ao bispo da Igreja Anglicana, cujo trabalho é auxiliar os ministros e leigos no trabalho de pregação e adoração, evangelismo, cuidado pastoral, ensino e administração. Cada distrito tem um sínodo anual, que é um encontro realizado para decidir a política de cada um dentro dos parâmetros estabelecidos pela Conferência Anual.

As pessoas podem participar da Igreja Metodista de muitas formas. A mais intensiva delas é a adesão da Igreja Metodista. Trata-se de um período de formação e afirmação pelo conselho da igreja local em que o indivíduo se torna um membro efetivo da Igreja Metodista. Se o indivíduo ainda não for batizado, o serviço inclui o batismo.

Cada igreja local tem um Conselho, que, juntamente com o ministro é responsável por coordenar e liderar o trabalho ou ministério. No entanto, a Igreja Metodista se descreve como uma estrutura conexional. Isso significa que todos agem e tomam decisões juntos. Uma igreja local nunca é independente do resto da Conexão Metodista. 

Crenças e Adoração da Religião Metodista

Os metodistas fazem parte da tradição protestante da Igreja Cristã em todo o mundo. As suas crenças fundamentais refletem o cristianismo ortodoxo. O Ensino Metodista é, por vezes, resumido em quatro ideias, que são:

  • Todos precisam ser salvos – A doutrina do pecado original
  • Todos podem ser salvos – Salvação Universal
  • Todos podem saber que eles serão salvos – Garantia
  • Todos podem ser completamente salvos – A perfeição cristã

As Igrejas Metodistas variam em seu estilo de adoração. A ênfase está, muitas vezes, na leitura e pregação da Bíblia, embora os sacramentos sejam uma característica importante, especialmente os dois instituídos por Cristo: Eucaristia ou Santa Comunhão e o Batismo.

Cantar hinos é uma característica dos metodistas. O irmão do fundador, Charles Wesley, era um grande compositor de hinos e muitos de seus trabalhos ainda hoje são cantados tanto em igrejas metodistas quanto de outras religiões. 

A Postura dos Membros da Religião Metodista

Em suas pregações, John Wesley disse muito sobre moralidade pessoal. Ele incentivava as pessoas a trabalhar duro e pouparem dinheiro para o futuro, mas também para serem generosos nas doações. Ele também alertava contra os perigos dos jogos de azar e do vício de beber. Os ministros metodistas precisavam fazer uma promessa de não beber e incentivar os membros de suas congregações a fazer o mesmo.

Hoje em dia, o álcool não é permitido em edifícios da Igreja Metodista, mas a maioria dos membros Metodistas considera uma questão de moralidade pessoal o fato de beberem ou não. Se envolver com jogos de azar também era considerado um comportamento inadequado para metodistas e líderes da igreja. 

Objetivos da Igreja Metodista

O metodismo tem uma missão global que dá especial ênfase às ações de ajuda aos pobres e desfavorecidos. A Igreja também tem uma preocupação com o evangelismo, que é desenvolvido de maneiras flexíveis e criativas, a fim de tornar o evangelho cristão mais atraente e persuasivo.

A Igreja existe para:

  • Aumentar a consciência da presença de Deus e celebrar o amor de Deus – Adoração
  • Ajude as pessoas a aprender e crescer como cristãos, através do apoio mútuo e cuidado – Aprendizado e cuidado
  • Ser um bom vizinho para pessoas necessitadas e para acabar com as injustiças – Serviço

Resumindo, um metodista deve estar pronto para adorar, aprender, cuidar e servir. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.