Como Se Chama Uma Pessoa Que Acredita Em Deus Mas Não Tem Religião?

O Que é Religião?

 Todos os fenômenos que acontecem ao nosso redor, que vão de simples chuvas, terremotos, e até mesmo o ciclo de vida dos seres humanos, são acontecimentos complexos demais e que muitas vezes ainda não foi obtida nenhuma explicação científica. Para muitos todos eles são consequências da natureza e assim acreditam que não há qualquer explicação sobrenatural por trás, entretanto outros entendem que eventos desta magnitude possui algum tipo de interferência divina.

 Ao longo de toda a história da humanidade várias civilizações se formaram, isto significa que um grupo de pessoas se juntou e eles tinham em comum vários elementos, como a cultura e a etnia, obviamente viviam próximos uns dos outros. Cada uma destas sociedades buscou explicações próprias para todos os fenômenos que ainda não se entendia, alguns acreditavam na existência de vários seres que de algum modo causavam estes eventos,  estes eram denominados politeístas e era extremamente comum nas primeiras civilizações. Também havia quem tivesse a crença de que existia apenas uma grande divindade e que ela era a responsável por estes acontecimentos, quem partilha este tipo de crença é chamado de monoteísta, nos dias de hoje o monoteísmo é o sistema de fé que mais tem adeptos no mundo e ainda está em crescimento.

 Entretanto não bastava apenas crer, também era necessário organizar estas crenças, neste momento surgiu a religião, ela foi necessária para que cada fé fosse estrutura, pois neste momento não era apenas o pessoal que valia, mas também o social.

 A religião nada mais é do que a sistematização da fé,  pois quem a segue possui deveres com ela, pois é necessário realizar os costumes e seguir as doutrinas impostas por ela, a existência de hierarquias e cargos demonstram bem esta institucionalização da fé. Atualmente existe muitas religiões, cada qual possui suas particularidades, o catolicismo é um exemplo de religião, pois os católicos devem periodicamente ir a uma igreja para confessar seus pecados, eles também precisam acreditar que Deus possibilitará a salvação para todos aqueles seguiram corretamente os mandamentos deles ou que se arrependeram dos próprios pecados. Como podemos ver estas funções já estão estabelecidas pela religião, não parte do indivíduo realizar essas tarefas, por essa razão a religião se difere de uma simples crença em algo divino, pois quando a fé é individual é preciso apenas acreditar e não é necessário existir toda uma estrutura complexa por trás.

 A organização que a religião proporciona pode ser tão grande que chega a interferir em elementos do nosso cotidiano que inicialmente não contém qualquer relação com fé, por exemplo as universidades, os hospitais, a arquitetura, músicas e danças, tudo isso pode está conectada diretamente com a religião. Isto demonstra todo o poder e influência que essa organização possui.

No entanto quando falamos de uma coisa tão pessoal quanto crer, é necessário ter em mente que cada pessoa do mundo tem sua própria maneira de ver e lidar com as coisas, obviamente o contexto que se está inserido será uma grande influência no modo de enxergar o mundo, mas ainda sim o individual irá determinar como cada um conduzirá a própria vida. Em relação ao próprio sistema de crenças isto não é diferente, qualquer um pode escolher seguir o que lhe for mais lógico e muitas vezes isto é algo que foge do que é considerado normal. 

 Conheça agora os vários modos que existem de ter (ou não) uma fé.

Como Se Chama Quem Possui Religião?

 Pode-se chamar de religiosos aqueles que seguem determinado tipo de sistematização da fé, no entanto esse termo é muito genérico e por essa razão é preferível chamar por uma alcunha que pode derivar do próprio nome da religião, por exemplo quem segue os preceitos do cristianismo são chamados de cristãos, aqueles que seguem a religião islâmica são conhecidos por islâmicos ou muçulmanos, os adeptos da umbanda são denominados umbandistas. Contudo quando a religião é muito característica de determinada civilização, nem nome é dado a ela, os gregos antigos por exemplo, não possuem nenhum nome que dê a entender a religião que seguiam, são apenas chamado de politeístas porque acreditavam em diversos deuses. 

Imagem de Diversos Deuses

Imagem de Diversos Deuses

 Ainda hoje a maior parte das pessoas seguem alguma religião, embora em muitos lugares ela não seja alvo de uma devoção fervorosa, sendo mais comum, principalmente o ocidente, uma menor dedicação às questões religiosas.

Como Se Chama Quem Não Acredita Na Existência de Deus?

 Em muitas sociedades a crença em um ser divino já é imposta desde o nascimento, conforme as pessoas vão crescendo a fé continua sendo reforçada seja por líderes religiosos ou até mesmo pela própria família. No entanto isso não impede de que exista pessoas que simplesmente neguem a existência de algum ser sobrenatural que tem poder sobre a natureza e os humanos. Também existe pessoas que nasceram e cresceram em um ambiente onde a maioria não acreditava em Deus, e consequentemente apenas seguiu uma tradição familiar. Independente se negação de uma crença foi individual se ela é gerada a partir criação que recebeu, denomina-se ateu quem é radicalmente incrédulo na possibilidade da existência de um ou mais deuses.

 Estima-se que 11% da população mundial é ateia, sendo que a Suíça é considerada o país com mais ateus no mundo. Contudo a taxa de natalidade é menor em lugares onde existe uma abundante quantidade de ateus, isto significa que menos pessoas nascem em lares onde não existe nenhuma religião, o que pode interferir na taxa de crescimento deles no mundo.

Como Se Chama Quem Tem Dúvidas Sobre a Existência Divina?

 Se existe aqueles com crença absoluta em Deus e aqueles que negam veementemente esta possibilidade, também há pessoas que acreditam que não há como saber é verdade ou não, sendo assim esta informação vai ser sempre motivo de dúvidas para eles. Agnóstico é o termo dado a essas pessoas, é importante ressaltar que o agnosticismo é uma vertente filosófica, ou seja os adeptos destas ideias afirmam que não tem como afirmar a veracidade de certas informações. Dentro dessa filosofia, a religião apresenta 2 vertentes, uma é o agnosticismo teísta, nele a pessoa acha que um ou mais deuses existam, mas não admitem que não tem como afirmar isto. Também existe o agnosticismo ateísta, o seguidor desta vertente acredita que não exista um ou mais deuses, mas novamente se colocar como incapaz de poder declarar isso com certeza. 

Pessoa que não Acredita em Deus

Pessoa que não Acredita em Deus

 É difícil contabilizar a quantidade de agnósticos no mundo atualmente, pois a maioria das pesquisas que busca estes números geralmente os coloca na mesma categoria que ateus, embora sejam visões de mundo muito diferentes. Contudo avalia-se que a quantidade de ateus está crescendo gradualmente ao redor do mundo e que os países mais desenvolvidos.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Acredita Em Deus Mas Não Tem Religião?

  Conforme foi dito anteriormente, muitas pessoas que possuem uma fé não seguem uma doutrina já estabelecida, assim contam com uma liberdade maior para praticar ações que acreditam corresponder às próprias crenças. É intitulado teísta aqueles que corresponde a estas características, é pertinente reiterar que aqui não há uma instituição estabelecida por detrás da crença. 

 Para muitos ocorreu uma migração da religião para o teísmo. Isto pode ter se sucedido por diversas razões, alguns podem ter procurado uma maior liberdade que seguir uma entidade não proporciona, para outros a religião que seguiam não correspondia às crenças que possuíam, a mistura destes motivos também podem ter causado uma afastamento da religião. O contexto social também pode influenciar as pessoas para seguir o teísmo, pois em muitos lugares as instituições sagradas não chegam, mas ainda sim existe uma fé em alguns seres.

 Ao redor do mundo a quantidade de pessoas sem religião é a terceira maior categoria religiosa no mundo, contando com mais de 1 bilhão de adeptos, isto é aproximadamente 16% da população do planeta. Entretanto não é possível afirmar quantos destes se consideram teísta e quantos são ateus e agnósticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.