No contexto religioso, a devoção (do latim devotione), tem relação a práticas em que se pode encontrar uma divindade especialmente por meio da fé e pode ter o uso da razão. Se você quer entender melhor o significado desse termo dentro da esfera religiosa continue lendo, vamos explicar em detalhes, vale dizer que há algumas discussões dentro das religiões cristãs sobre as diferenças entre devoção e idolatria.
Devoção Popular: O Que é no Catolicismo?
No escopo da doutrina católica a devoção consiste num tipo de culto privado (realizado de forma comunitária ou pessoal) com o objetivo de entrega ou consagração de si mesmo ou da comunidade ao amor divino podendo ser tanto o de Deus quanto o de pessoas divinas como os santos e a Virgem Maria.
Devoções, em especial aquelas que se expressam por meio de oração, fazem parte de um culto privado de maior alcance que é a piedade popular. É interessante mencionar que essas práticas populares de fé se desenvolveram paralelamente a liturgia oficial, mas ainda assim podem ser reconhecidas pela Igreja Católica. A aceitação acontece quando as práticas em questão não tem nenhum cunho de superstição.
Práticas Repletas de Espiritualidade
O ato de devoção popular se configura como sendo uma prática piedosa realizada de forma pública ou privada. Como já mencionamos é necessário que essas práticas não estejam relacionadas a superstição para que possam ser aceitas pela Igreja Católica. De maneira geral tem ligação a formas de expressão da espiritualidade como a consagração do dia (Deus), visita ao Santíssimo Sacramento (Jesus), realização de novenas (anjo da guarda e santos), invocação (Espírito Santo) entre outros.
A devoção pode se manifestar ainda na forma de peregrinações realizadas a lugares sagrados ou através de relíquias, medalhas, imagens e estátuas. As experiências espirituais acontecem sempre sob assistência divina e pode ter a companhia de consolações para iniciantes com grande generosidade e purificação para aqueles que são mais adiantados.
Dois Tipos de Devoção
Basicamente existem dois tipos de devoções, entenda melhor abaixo.
– Devoção de Veneração
Consiste no tipo de devoção direcionado aos santos (dulia), a veneração especialmente dedicada a Virgem Maria é chamada de hiperdulia. É a devoção realizada com o sentido de se aproximar dos santos ou da Virgem Maria.
– Devoção de Adoração
Dedicada exclusivamente a Santíssima Trindade (Deus), pode ser chamada também de latria. Tem como objetivo alcançar divinamente a Deus.
Devoção Não é o Mesmo Que Idolatria
Algo bastante apregoado pela Igreja Católica é a diferença existente entre devoção e idolatria. A idolatria é expressamente proibida dentro desse contexto religioso e se caracteriza pela atribuição da honra divina (que somente pode ser dedicada a Deus) a uma criatura qualquer. Há uma grande discussão acerca desse tema, pois muitos grupos religiosos como os protestantes, por exemplo, acusam a Igreja Católica de promover idolatria.
Devoção no Hinduísmo
A devoção contextualizada religiosamente pode ser identificada no hinduísmo também como componente da vertente bhakti. É interessante perceber que um mesmo conceito pode ser aplicado a duas religiões tão distintas.
Gostou de saber mais sobre devoção popular? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!