Você conhece a história bíblica da viúva de Sarepta? Uma mulher que se vê numa situação desesperadora podendo ter seus filhos levados como escravos por um credor a quem ela não tem como pagar a dívida. Com o marido tendo falecido e sem provisões em casa ela busca o socorro junto ao profeta Eliseu, inicialmente ele não sabe como ajuda-la chegando a perguntar: “Que te hei de fazer?”.
Conversando com a viúva por mais alguns minutos ele lhe pergunta então: “Que tem a senhora em casa”, ela prontamente responde: “Essa serva nada tem em casa a não ser uma botija de azeite”. Eliseu então diz a ela que peça muitas vasilhas vazias emprestadas aos seus vizinhos e que então se feche em casa junto aos seus filhos. Ela deverá distribuir o azeite entre as vasilhas. A mulher fez exatamente o que o profeta disse e o azeite continua sendo derramado até encher a última vasilha.
Com inúmeras vasilhas cheias de azeite a viúva novamente pergunta a Eliseu que deve fazer e ele lhe diz para vender toda essa provisão de maneira a usar parte do dinheiro para pagar sua dívida – evitando assim o trágico destino de seus filhos – e usar o restante para viver com dignidade. Mas, qual será a mensagem que essa história está tentando nos transmitir?
O Milagre
A multiplicação do azeite é o milagre realizado nessa história, contudo, para algumas pessoas pode não parecer tão significativo quanto fazer simplesmente o dinheiro da dívida aparecer ou mesmo causar uma grande tempestade com raios e trovões. O ponto chave dessa história bíblica diz respeito a forma como Deus escolhe prover aos seus fiéis daquilo de que precisam.
Certamente enquanto Eliseu conversava com a viúva pedia ajuda a Deus para pensar numa forma de resolver a questão e Ele o orientou em relação às vasilhas e ao azeite. Porém, devemos observar com atenção que a viúva precisou ir atrás das vasilhas para que o milagre fosse possível. Essa é uma mensagem importante, Deus pode nos ajudar, mas nós também devemos fazer a nossa parte.
Além disso, devemos atentar ainda para a afirmação da mulher de que não possuía nada em casa, mas na verdade possuía a botija de azeite. O ser humano está constantemente olhando para aquilo que não tem e quando pede o auxílio de Deus precisa estar preparado para reconhecer aquilo que já existe em sua vida. É exatamente esse o motivo de Deus ter escolhido resolver a questão da viúva com a multiplicação do azeite.
Mas, o Que Significa o Azeite na Botija?
O profeta Eliseu diz para a viúva que ela deve recolher as vasilhas vazias com seus vizinhos e então se fechar em casa junto aos seus filhos para que possa receber a benção de Deus. É o mesmo que se recomenda para quando estamos com um problema e desejamos pedir a ajuda Dele. O ideal é se fechar em solidão para que se possa ter uma conversa somente com Deus em segredo.
Quando se faz uma oração com toda a dedicação e coração passamos a ser a botija de azeite e o Espírito Santo o próprio azeite. Deus então nos enche com o Espírito Santo para que possamos então encontrar uma solução para resolver os problemas que nos atormentam. Após ter passado por esse momento e estar repleto do amor divino se pode procurar por um irmão que poderá te ajudar. Quando se está repleto do Espírito Santo já se tem tudo de que se precisa.
Gostou de saber mais sobre o significado do azeite na botija?