Água do Espírito Santo: O Que é? O Que Representa?

Aqueles que têm como hábito a leitura da Bíblia Sagrada certamente já observaram que o Espírito Santo por vezes é representado na forma de símbolos especialmente da água. O batismo de Jesus Cristo é uma das passagens mais marcantes em que essa associação é feita. A ideia da submersão nas águas do rio implica que é necessário submergir no Espírito Santo para ser acolhido sob a proteção de Deus.

Mas, você sabe por que a água é um símbolo do Espírito Santo e o que representa? Para quem não tem essas respostas à dica é continuar lendo, vamos explanar mais profundamente sobre essa representação tão simbólica.

Entendendo a Água Como Símbolo do Espírito Santo

A seguir vamos apresentar algumas questões relevantes para que fique clara a associação da água à figura do Espírito Santo, ou seja, quais as características que tornam tal elemento alinhado com o divino.

Origem da Água e do Espírito Santo

A água chega a terra caindo do céu, o Espírito Santo também foi enviado do céu. Além disso, como já mencionado o batismo de Jesus Cristo por João Batista nas águas do rio tem grande significado no que diz respeito ao encontro com essa força divina que permite que nosso coração esteja aberto para Deus.

Questão de Proporção

Certamente você já ouviu que nosso planeta ao invés de se chamar Terra deveria se chamar água devido à proporção desse elemento no globo. Contudo, a água pode ser encontrada em proporções distintas, um paralelo que pode ser traçado também com o Espírito Santo. Para que fique mais claro considere que a água de um odre está numa proporção insuficiente representando assim uma vida espiritual fracamente acomodada.

Ilustração do Espírito Santo

Ilustração do Espírito Santo

Já a água de um poço é limitada nos lembrando que mesmo que as portas do céu estejam abertas recebemos somente a proporção que nossa disposição permite do Espírito Santo. E por fim temos o exemplo da água jorrando que é ilimitada assim como a fonte da vida eterna, o indivíduo apenas precisa escolher a sua parte.

A Utilidade da Água

Em alguns trechos da Bíblia é feita a associação entre a utilidade da para a água e as utilidades do Espírito Santo. A água mata a sede e nos refresca tal qual o Espírito Santo que também faz com que frutos novos brotem em nossas vidas assim como a água o faz na natureza. Também cabe a água proporcionar limpeza lavando os resíduos do que não é bom, uma ação que também é pertinente ao Espírito Santo em nossas vidas.

Batismo nas Águas

Batismo nas Águas

Ambos, água e Espírito Santo, fertilizam e ajudam a tornar a colheita sempre mais próspera. São utilidades reais que refletem as bênçãos que o Espírito Santo oferece para aqueles que abrem o seu coração para Deus. Assim como a água é indispensável para a manutenção da vida do corpo físico é também imprescindível para o espírito aceitar o divino do Espírito Santo. Não se pode estar em confluência com Deus se não há essa presença divina em sua vida como um guia das suas ações e pensamentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.