Evangélicos Podem Usar Colar de Cruz? Por quê?

Provavelmente você já se questionou ou foi questionado a respeito do motivo de evangélicos não usarem o símbolo da cruz tal qual os católicos fazem – independente da sua religião. Essa é uma questão que desperta a curiosidade e que cuja resposta não gira em torno de um não gostar do símbolo por parte dos evangélicos. Vamos entender um pouco melhor e saber se, afinal, evangélicos podem ou não usar colar de cruz?

Evangélicos Não Gostam da Cruz?

É importante ressaltar que a questão não tem a ver com gostar ou não gostar do símbolo da cruz e sim com uma construção histórica que com o passar dos anos acabou se tornando um hábito. A Igreja Católica Romana era a única igreja que podia usar a cruz como um símbolo, ela detinha o ‘monopólio’ desse elemento por assim dizer.

No início do processo de colonização do Brasil pela coroa portuguesa a religião oficial era a católica, a única considerada como ‘verdadeira’. Dessa forma fica fácil entender porque cabia somente a igreja católica os direitos exclusivos do uso da simbologia do cristianismo-cruz. Como os protestantes não podiam usar a cruz passaram a ignorar esse símbolo para evitar perseguição.

Questão Espiritual

Embora inicialmente a cruz fosse ignorada pelos protestantes para não gerar um impasse com a Igreja Católica posteriormente também assumiu um caráter espiritual. Para os evangélicos a cruz não tem nenhum poder, na Bíblia não há nenhuma referência a isso. Basicamente a cruz era usada para punir os criminosos considerados mais perigosos na época em que Jesus viveu, tendo ele sido vítima desse meio de tortura e morte.

Para se ter uma ideia alguns anos após a morte de Jesus os próprios romanos baniram a crucificação por entender que era uma punição demasiadamente cruel. Dessa forma a cruz nada mais é do que um instrumento de castigo, não possui um caráter divino. Os evangélicos entendem que a salvação está em Jesus Cristo e não em sua cruz. A conclusão é que eles não têm nada contra a cruz, apenas não faz parte do arcabouço espiritual de sua religião.

A igreja evangélica não tem nenhum desprezo pela cruz, o fato do protestantismo brasileiro não reconhecer esse símbolo resulta de um processo de construção histórica em que além da proibição se chegou ao entendimento de que a cruz não tem nenhum poder divino para salvaguardar o indivíduo. Conhecendo as motivações para as principais questões relativas a diferentes religiões é mais fácil estabelecer uma relação de respeito entre pessoas com crenças distintas.

Mas, Afinal Evangélicos Podem Usar Colar de Cruz?

Os evangélicos que desejarem podem usar colar com pingente de cruz, a questão é que não podem acreditar que esse acessório lhes oferece qualquer tipo de proteção. Não é pecado usar um colar com cruz e sim usar o item pedindo salvação e/ou proteção. Sendo assim se o evangélico usar o colar sem acreditar que ele exerce algo divino não está cometendo nenhum pecado.

Somente Jesus Cristo pode oferecer proteção para os evangélicos, o símbolo da cruz não possui nenhum poder divino e não deve ser entendido como um instrumento auxiliar para sua fé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.