História da Nossa Senhora dos Milagres

A história de Nossa Senhora dos Milagres é uma das histórias de fé que nos faz pensar em que como o homem está em contato com o divino de diferentes formas. Por volta do século 16 pescadores da Ilha dos Açores encontraram na praia uma imagem de Nossa Senhora junto com uma mensagem que solicitava a construção de uma igreja para ela. Desde esse momento teve início uma verdadeira peregrinação de fé e obstinação que conheceremos a seguir!

O Encontro da Imagem de Nossa Senhora dos Milagres

Aproximadamente no século 16 alguns pescadores da Ilha dos Açores estavam em busca de madeira, na praia, para usar como lenha. Porém, um deles encontrou algo muito mais interessante, uma caixa que estava bem fechada e que havia sido jogada pelas ondas para a areia. Curiosos eles abriram a caixa e observaram que dentro dela havia uma imagem de Nossa Senhora junto com um bilhete que dizia: “Onde me encontrarem construam uma igreja”.

Construção da Igreja

Os pescadores logo percorreram a ilha toda contando o milagre que havia acontecido e não demorou para que os demais habitantes se oferecessem para ajudar a construir a igreja de Nossa Senhora dos Milagres. A construção foi feita no alto do morro em frente a praia, logo se tornou um ponto de encontro de peregrinos e vários milagres foram relatados no local. Muitas pessoas relataram curas milagrosas quando oravam na igreja diante da imagem encontrada na caixa.

Imagem Levada Para Portugal

Assim que ficou sabendo a respeito da imagem milagrosa de Nossa Senhora, o rei de Portugal, mandou que ela fosse retirada da igreja da Ilha dos Açores e levada para Lisboa. Embora estivessem muito tristes os moradores da ilha nada puderam fazer e a imagem de Nossa Senhora foi levada.

Contudo, um fenômeno curioso passou a acontecer com a imagem, todos os dias ela amanhecia muito úmida de uma água salgada. Durante o dia o manto da santa secava, mas na manhã seguinte novamente estava molhado. A dedução a que os religiosos do local chegaram foi a de que a santa voltava para a Ilha dos Açores todas as noites cruzando o mar e retornava pela manhã porque era lá que gostaria de estar.

O Retorno ao Lar

Imagem de Nossa Senhora dos Milagres

Imagem de Nossa Senhora dos Milagres

Não demorou para que o fenômeno do manto úmido gerasse grande preocupação nos religiosos ainda mais quando eles foram informados sobre o bilhete que acompanhava a imagem e solicitava a construção de uma igreja no local em que ela fosse encontrada. O resultado foi a devolução da imagem para a igreja da Ilha dos Açores, o que gerou grande alegria e comoção entre os moradores locais.

Como forma de agradecerem a volta da santa foi construída uma igreja ainda maior no alto do morro em frente a praia. A devoção a Nossa Senhora dos Milagres se tornou ainda mais popular em Portugal e em outros países da Europa que se impressionaram com a bela história.

Nossa Senhora dos Milagres: Devoção no Brasil

Em nosso país há várias cidades que tem igrejas dedicadas a devoção dessa santa com destaque para Monte Santo de Minas e Rio Melo de Minas Gerais, Morro do Chapéu na Bahia, Milagres no Ceará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.