Estudos Evangélicos Sobre a Fé

A religião é uma das coisas que mais está presente na nossa vida, e isso pode ser comprovado pelas grandes obras religiosas que circundam esse vasto mundo: a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada em Aparecida, estado de São Paulo, que é o maior templo Mariano do mundo, o Templo de Salomão, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus.

Existem vários outros grandes exemplos da religiosidade no planeta, como Jerusalém, a terra sagrada tanto para os cristãos quanto para os judeus. O que leva esses adeptos a terem um grande carinho por Deus, Jesus e os seus ensinamentos?

Fé. Essa palavra monossilábica com apenas duas letras resume todo o legado de todas as religiões presentes no planeta. A fé é o cadeado que deixa as pessoas unidas com suas doutrinas, e, com ela, a maioria das pessoas toma suas decisões.

Nesse artigo, você vai conferir como a fé das pessoas é analisada perante os estudiosos religiosos. Vamos lá?

A Fé

A Fé é definida como um sentimento atribuído à confiança, credibilidade e, sobretudo, à crença. Geralmente, é dito também que a fé é toda essa mistura de sentimentos, confiados a algo ou alguém que, supostamente, não tem a veracidade de sua existência. Temos um grande e conhecido exemplo disso, que é a figura de Deus. Para muitos, ele é um ser justo e bondoso, que rege toda a sua vida. Entretanto, há muitas pessoas que questionam ou até mesmo não acreditam no ser divino, dividindo e, também, criando muita polêmica em torno deste assunto.

É exatamente nisso que a Fé é polemizada: ela é completamente inversa as dúvidas, ou seja, quem possui uma fé não deve se ater as dúvidas ou questionamentos que, inevitavelmente, sempre vêm na mente. Ela atua quando uma pessoa, que têm muita fé, passa por períodos difíceis e escuros em sua vida, e, nela, acredita que tudo vai ser bem melhor.

Na etimologia, “fé” tem sua origem no mundo grego, da palavra “Pistia”, que têm significado como uma maneira de acreditar em algo ou alguém; Já no latim, fides, que remete a algo que é fiel, que tem fidelidade. 

Na parte religiosa, a fé é defendida como uma virtude, conquistada por aquelas pessoas que seguem todos os preceitos e mandamentos da religião de sua escolha. Ou seja, as verdades de uma determinada religião (como a católica, por exemplo), são impostas e não podem ser questionadas e ou discutidas, apenas aceitas.

Entrando no âmbito cristão, a fé cristã dita as seguintes regras: o fiel deve sempre ler e crer nas palavras contidas no sagrado livro dos cristãos, a Bíblia (que é, inclusive, o livro mais consumido e vendido de todo o planeta). Para eles, ter fé em Deus é, simultaneamente, acreditar em sua existência e, também, na sua onipresença. Para reforçar que a fé é importante na vida cristã, várias são as passagens contidas na Bíblia sobre a importância da fé na vida dos cristãos. Uma das frases contidas no livro diz que a fé é fundamento firme sobre as coisas que estão sendo aguardadas, e é uma das provas vivas das coisas que não podem ser vistas. (Isso pode ser conferido em Hebreus 11:1). 

Com a palavra fé, existem várias outras que, usadas juntos com esta, remetem a vários significados. Veja:

  • Fazer Fé: Ter anseios de esperança; acreditar com veemência em algo que não se pode ver.
  • Dar Fé: Essa expressão remete ao tornar verdadeiro algo que é de origem religiosa, ou afirmar alguma oração.
  • Boa Fé: Nesse caso, essa expressão diz respeito a agir e fazer coisas boas a outras pessoas; já ao contrário, quando uma pessoa age maleficamente, dizemos que ela agiu de má fé.
  • Má Fé: Como já explicitado no tópico anterior, é a expressão mais controversa e perversa das expressões que envolvem a palavra fé. Significa que a pessoa agiu de uma maneira que virá a prejudicar um terceiro.

Consequências da Falta de Fé (Para os Religiosos)

Para quem tem fé, seja quem é cristão ou de qualquer outra religião, sabe que há preceitos a se seguirem, e alguns desses têm regras que podem até interferir no cotidiano da pessoa. É sabido que quem tem fé, tem obediência a algo ou alguém. Ou seja, se uma pessoa se dispõe a seguir uma religião, ela deve ter sempre em mente que seguir as doutrinas é saudável e fundamental para que sua imersão na religião seja completa e intensa. Não seguir tais doutrinas significa que o fiel não está totalmente compenetrado em sua missão na religião. 

Por exemplo, se um cristão se submete a participar do cristianismo, ele deve pensar que a Palavra de Deus precisa ser praticada em sua vida, seja com uma caridade a um terceiro ou até mesmo ensinar as outras pessoas sobre a palavra sagrada. Quem não faz isso não é obediente aos mandamentos divinos, ou seja, não possui fé nem em Deus e nem em sua religião. 

A Falta de Fé nas pessoas que são adeptas de alguma religião (isso não aplica, é claro, a pessoas agnósticas ou ateias) pode causar vários efeitos adversos, dependendo da pessoa. Se a pessoa que tinha fé passa a não ter, seja por traumas econômicos ou familiares, pode sofrer, chegando a ter até problemas de saúde, como a depressão. Nesses casos, é necessária uma reabilitação dessa pessoa, dizendo a ela que isso é apenas uma fase e que tudo vai melhorar. Mas, claro, se for comprovada a depressão, é preciso que essa pessoa seja submetida a tratamento médico.

Alguns estudiosos dizem que a fé é perdida, também, quando uma pessoa começa a substituir a espiritualidade envolvida na sua religião por coisas propiciadas pela mão humana (como as coisas materiais, por exemplo). Uma pessoa tem a falsa impressão de felicidade quando consegue coisas materiais de modo excessivo, se tornando presa ao consumismo do mundo moderno.

E você? Qual religião professa? Quais são os dogmas e doutrinas que os adeptos da sua religião tem que seguir? 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.