Unção do Profeta Elias: O Que é? Como Surgiu?

Um dos nomes mais conhecidos da Bíblia – sendo mencionado tanto no Antigo como no Novo Testamento – o profeta Elias foi escolhido por Deus para restaurar a fé do povo de Israel no Deus vivo. O nome Elias tem como significado “Jeová é Deus”, algo bastante pertinente haja vista a sua principal missão. É possível acompanhar o ministério do profeta Elias nos livros 1 e 2 Reis. Continue lendo e descubra mais sobre essa história.

Contexto

Nascido no século 9 antes de Cristo, Elias, viveu na época dos reinados de Acabe e Acazias do reino do norte. Nesse período os hebreus se dividiram em dois reinos, o de Judá (ao sul cuja capital era Jerusalém) e o de Israel (ao norte com capital em Samaria). Após a morte do rei Salomão, Israel, passou por um momento de grande prosperidade e o então rei Onri (885-874 a.C.) arranjou o casamento de seu filho e herdeiro, Acabe, com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônicos.

Reconhecida por sua grande beleza e capacidade estratégica, Jezabel, conseguiu introduzir no reino de Israel a adoração ao deus pagão Baal de Tiro e Sidom. Acabe inclusive mandou construir um templo para a adoração a Baal em Samaria. Deus então chamou Elias para que ele ajudasse a combater a idolatria e a propagação do paganismo. A função do profeta era lembrar ao povo de Israel que havia apenas um Deus verdadeiro.

Ministério de Elias

Ilustração de Elias

Ilustração de Elias

Abaixo apresentaremos os principais episódios que compõem o ministério de Elias explicando-os com detalhes.

Profecia da Grande Seca

Elias profetizou para o rei Acabe que haveria um longo período de seca cujo fim chegaria apenas quando ele assim o dissesse. Como Baal era considerado como o deus da vida e da fertilidade era bastante significativa essa seca.

Deus então recomendou que Elias se retirasse para o oriente para preservar a sua vida. Junto ao ribeiro de Querite ele foi milagrosamente sustentado. Os corvos traziam a carne e o pão enquanto a água era proveniente do próprio ribeiro.

Profecia da Grande Seca

Profecia da Grande Seca

Viúva de Sarepta

Quando o ribeiro secou em decorrência da seca, Deus, recomendou que Elias fosse até Sarepta (Sidom) e procurasse por uma viúva que seria responsável por seu sustento. A viúva em questão era uma mulher muito simples com uma vida bastante difícil. No entanto, divinamente a sua reserva de azeite e farinha foi multiplicada de forma que ela pode alimentar ao profeta.

Em certo momento o filho da viúva ficou doente e faleceu, ela logo acusou o profeta de ter chamado atenção de Deus para a sua casa e ser o responsável. Elias então orou a Deus e pediu que a vida do filho da viúva fosse recuperada, pedido que foi atendido ajudando a confirmar a sua identidade como profeta do senhor.

Viúva de Sarepta

Viúva de Sarepta

Elias Frente aos Profetas de Baal no Monte Carmelo

Jezabel mandou executar os profetas do Senhor como uma retaliação pela fustigante seca que se abateu sobre Samaria. Os profetas, contudo, tinham a ajuda de Obadias, um oficial de Acabe, que ajudou a esconder muitos deles. Aliás, o oficial ainda fez mais sendo o responsável por promover um encontro entre Acabe e Elias.

O rei acreditava que a culpa pela miséria de Israel era de Elias, no entanto, o profeta lhe mostrou que na verdade era a própria família real a responsável por difundir a idolatria e o paganismo. Na sequência Elias convocou toda Israel para o Monte Carmelo, seria realizado então o confronto entre os profetas de Baal e os profetas do Senhor.

Dois sacrifícios seriam realizados no monte, um dos pagãos e outros dos profetas de Deus. O fogo para queimar os sacrifícios deveria ser iniciado divinamente para mostrar quem era o verdadeiro Deus. Mesmo com diversas tentativas os profetas de Baal não conseguiram incendiar o seu sacrifício.

Elias por sua vez consertou o altar do Senhor que estava quebrado e sobre ele pediu que derramassem água sob o holocausto. O profeta pediu que Deus respondesse ao seu chamado e então fogo consumiu o holocausto. O povo reconheceu que havia apenas um Deus, os profetas de Baal foram mortes e uma chuva forte caiu sobre Israel. O período de seca acabou.

Fuga Para Horebe

Fuga Para Horebe

Fuga Para Horebe

Mesmo depois do que aconteceu no Monte Carmelo, Elias, continuou sob forte ameaça de Jezabel. A solução para ele foi fugir em direção ao sul, nesse momento ele chegou a desanimar, mas foi divinamente alimentado para que pudesse continuar sua missão. Após caminhar por quarente dia e quarenta noites sustentado por apenas uma refeição chegou ao Monte Horebe, o lugar em que Deus fez sua aliança com Moisés. Nesse local divino ele foi orientado a realizar três pedidos do Senhor: ungir Hazael como rei da Síria, ungir Jeú como rei de Israel e ungir Eliseu como o sucessor de Jeú.

Vinha de Nabote

Vinha de Nabote

Vinha de Nabote

Elias novamente confrontou a família real, em especial Jezabel, ao defender Nabote que não abria mão de sua vinha em favor do rei. Ao solicitar a vinha o reino estava ignorando o direito a herança que era uma garantia na nação de Israel. Foi então que o profeta anunciou que Acabe e Jezabel passariam pelo juízo divino sendo castigados. Acabe demonstrou arrependimento e a destruição de sua dinastia foi adiada uma geração. No entanto, tanto Acabe quanto Jezabel morreram de formas desonrosas.

Profecia Contra Acazias

Acazias, filho de Acabe, ascendeu ao trono de Israel no lugar de seu pai e numa certa ocasião sofreu um acidente que tirou os movimentos de suas pernas. Ele logo solicitou que alguns soldados fossem buscar ajuda do deus pagão conhecido ironicamente como Baal-Zebude (significa senhor das moscas) que era um trocadilho com seu nome verdadeiro que era Baal-Zebul (significa senhor, o príncipe).

O profeta Elias interceptou os soldados no caminho e mandou uma mensagem para Acazias dizendo que ele morreria por ter ignorado o verdadeiro Deus. O rei ficou muito bravo e mandou prender Elias. Os homens que foram buscar o profeta no alto do cume acabaram mortos consumidos por fogo divino. Não convencido, Acazias, mandou outro grupo de soldados buscar o profeta e novamente o fogo consumiu os enviados.

O terceiro grupo de soldados implorou por suas vidas e então o profeta decidiu descer e encontrar o rei pessoalmente. Elias repetiu a sua previsão e não demorou para que Acazias falecesse.

Elias Ascendendo aos Céus

Elias Ascendendo aos Céus

Elias Ascendendo aos Céus

Elias já havia preparado seu substituto, Eliseu, levando-o a vários lugares e lhe ensinando tudo o que precisava saber. Eliseu solicitou ser considerado o primogênito de Elias para que pudesse receber a sua herança espiritual. O profeta lhe disse que somente Deus poderia fazer tal concessão, de acordo com o texto bíblico o desejo foi atendido. Eliseu assistiu a ascensão de Elias aos céus num redemoinho e escoltando por um carro com cavalos de fogo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.