Santa Marta É Protetora De Que?

História de Santa Marta

Marta, que mais tarde se tornou Santa Marta, viveu no tempo de Jesus. Sendo ela irmã de Lázaro, um dos grandes amigos e companheiros de Jesus, e também de Maria, conhecida como Maria de Betânia, que seguia Jesus e sempre se sentava aos seus pés para ouvi-lo. Marta, assim como os irmãos, nasceu no vilarejo de Betânia, que fica a três quilômetros de Jerusalém.

No local onde Marta e os irmãos moravam, Jesus ia com seus discípulos para descansar. Ela é inclusive mencionava treze vezes nos Evangelhos bíblicos, sendo um personagem recorrente da história de vida de Jesus. Santa Marta conviveu com Jesus, ouvindo e o servindo sempre de forma assídua, e sendo uma devota do mesmo, certamente chegou ao Reino dos Céus.

Em certa ocasião quando Jesus se hospedou na casa de Santa Marta, na vila de Betânia, onde ela desejava receber Jesus e seus discípulos da melhor maneira possível, por isso, começou a trabalhar em todos os afazeres domésticos, para que tudo estivesse perfeito em sua presença e com isso não ficou na presença de Jesus. Com isso, Jesus sentiu a falta de Santa Marta em sua estádia no local, e com isso a repreendeu de forma carinhosa, em uma passagem registrada na bíblia e que deixou um ensinamento muito importante a todos nós:

 “Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”. (Lucas 10, 38-42)

Ressurreição de Lázaro

O irmão de Marta, Lázaro, ficou doente e contraiu lepra, e Marta chamou Jesus para que ele pudesse ajuda-lo, porém nesse primeiro dia Jesus não atendeu. Lázaro veio a falecer, e foi então sepultado e colocado em seu túmulo. Após quatro dias da morte de Lázaro, Jesus chega para o seu salvamento, porém aparentemente já era tarde demais. Santa Marta corre ao encontro de jesus, ajoelhando em seus pés e dizendo Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido.” Jo 11,21. Isso mostra o quanto Santa Marta era íntima e confiava em Jesus Cristo, e logo após a primeira frase ela ainda completa com: “Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará”.

A história da ressurreição de Lázaro é uma das passagens mais conhecidas do Novo Testamento. A forma como tudo ocorreu mostrou o poder de Jesus e o amor de seus discípulos a ele. É nessa passagem em que Jesus “Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em mim, nunca jamais morrerá; crês isto?”. Depois de conversar com Marta e Maria, Jesus grita “” Lázaro, sai para fora!” e neste momento, Lázaro ressuscitou e saiu para fora do túmulo, voltando então a vida. Essa passagem é contado com todos os detalhes no capítulo 11 do Evangelho de São João.

Santa Marta É Padroeira Do Que?

Santa Marta era muito importante para Jesus, e prestava um serviço muito importante, que nunca foi questionado por ele e nem mesmo por ninguém a sua volta. Marta era uma pessoa muito preocupada com a alimentação de Jesus e seus discípulos, por isso, ela se tornou a Padroeira dos cozinheiros, hoteleiros, nutrólogos, anfitriões e nutricionistas.

Quando É O Dia De Santa Marta?

A celebração de Santa Marta ocorre no dia vinte e nove de julho, sendo assim o seu dia litúrgico. O culto a essa santa começou por volta do século dezoito, pela Ordem dos Franciscanos, que baseados nas passagens bíblicas em que ela se encontra, passaram a cultua-la.

A primeira adoração oficial a Santa Marta ocorreu no dia vinte e nove de julho de mil duzentos e sessenta e dois. E logo ela foi aderida por todos os fieis, se tornando então seu dia litúrgico.

Oração a Santa Marta

“Santa Marta, santa minha, acolhe-me a vossa proteção, pois entrego-me ao vosso amparo, e em prova de meu afeto por Vós, ofereço esta luz, que acenderei todas terças-feiras durante esta novena.

Pela felicidade que tiveste em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do Mundo, consolai-me nas minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo Poderoso, nas dificuldades de nossa vida.

Suplico-vos que tenhais misericórdia infinita para comigo, concedendo-me a graça que hoje vos peço de todo coração. (Faz-se o pedido). Rogo-vos que me façais vencer os obstáculos da vida, como vós vencestes o dragão que tendes debaixo de vossos pés. Amém Jesus.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.