História de Nossa Senhora dos Navegantes

O título de Nossa Senhora dos Navegantes é uma forma pela qual alguns devotos chamam Maria, a mãe de Jesus Cristo. Essa designação começou a ganhar força no século 15 quando os europeus, em particular os portugueses, passaram a se aventurar cada vez mais longe em suas navegações.

Quando estavam prestes a fazer uma viagem pelo mar as pessoas pediam a proteção de Maria para a travessia, ela era vista como uma protetora das tempestades e outros perigos que poderiam surgir num ambiente tão hostil. Outros títulos dados a Nossa Senhora como protetora dos mares são Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora da Boa Esperança.

Grandes Navegações e Nossa Senhora dos Navegantes

O fervor em torno de Nossa Senhora dos Navegantes se tornou mais destacado na Idade Média, época das Cruzadas em que portugueses e espanhóis cruzavam os mares em busca de proteger seus territórios e encontrar novas terras. A também chamada Estrela do Mar era pedido que mostrasse o caminho e os ajudassem a retornar em segurança.

Antes de partirem para as missões, os navegantes, participavam de santas missas para fazer suas orações a sua protetora. Nos cascos dos barcos era comum que tivessem invocações de Nossa Senhora assim como imagens da santa entalhadas na proa dos barcos. Acompanhando a santa uma lâmpada de fogo que os marujos nunca deixavam que se apagasse.

Nossa Senhora dos Navegantes no Brasil

A fé em Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Os pescadores que dependiam de sua boa sorte no mar para manter seu sustento oravam para a santa. Algo interessante de se observar é que boa parte das capelas e igrejas que homenageiam a santa estão localizadas no litoral. Enfrentar o mar nunca foi algo fácil e para alimentar a coragem dos pescadores e navegadores sempre foi bom contar com o auxílio divino.

Nossa Senhora dos Navegantes em Portugal

Nossa Senhora dos Navegantes em Portugal

Nossa Senhora dos Navegantes em Portugal

Além de estar associada às navegações e ao mar de maneira geral, em Portugal, essa santa tem grande força entre as comunidades de pescadores. O dia de celebração dessa santa é 15 de agosto, nessa data comunidades de todo o país realizam procissões. Uma das comemorações que mais se destacam com certeza é a de Cascais que acontece entre os dias 3 e 15 de agosto.

A festa que acontece durante uma semana na baía de Cascais conta com uma mostra gastronômica grandiosa e lançamento de fogos de artifícios todos os dias. Ao final, no dia 15 de agosto, é realizada uma grande procissão que passa pelas ruas da vila festejando Nossa Senhora dos Navegantes. Uma festa semelhante é realizada também na Costa da Caparica e em Armação da Pêra, contudo, na última há também uma procissão pelo mar com barcos.

Imagem

A representação de Nossa Senhora dos Navegantes consiste numa imagem de Maria em pé dentro de um barco segurando o menino Jesus em seus braços.

Sincretismo

Nossa Senhora dos Navegantes é sincretizada em algumas religiões afro-brasileiras em especial com Iemanjá. Na Bahia e no Rio Grande do Sul a devoção a essa santa e ao seu sincretismo é destacado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.