Dom Bosco nasceu em Castelnuovo Dom Bosco, na Itália, no ano de mil oitocentos e quinze e morreu em mil oitocentos e oitenta e oito. Ele foi proclamado santo em mil novecentos e trinta e quatro, e é padroeira de Brasília, capital do país.
Ele começou seus estudos religiosos em mil oitocentos e vinte e oito, ao vinte anos ingressou no seminário, e foi ordenado sacerdote em mil oitocentos e quarenta e um, com seus vinte e seis anos. Ele se mudou para Turim e lá fundou um oratório, que tinha por objetivo ajudar os jovens em situações problemáticas. Desenvolvendo a ideia do oratório, criou a Sociedade de São Francisco de Sales que tinha por objetivo exercer atividades educacionais, os membros são conhecidos como salesianos.
Ele teve um papel importante no desenvolvimento da educação infanto-juvenil e ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo de educação. Quando ele morreu, a sociedade contava com setecentos e sessenta e oito membros, com vinte e seis casas fundadas nas Américas e trinta e oito na Europa. Bosco se tornou co-fundador da Fundação das Filhas da Maria Auxiliadora, quando incentivou Maria Domingas Mazzarello e sua amiga Petronilla, que tinham uma oficina de costura para meninas, a tornarem em algo religioso.
Seu maior foco foi a educação, em sua proposta que ele chamou de sistema preventivo, ele diz que deve se ensinar baseando no amor, para assim formar bons cristãos e honestos cidadãos, ele também focava muito nos jovens. Abaixo alguns pensamentos dele sobre a educação dos jovens:
” Lembrai-vos de que a educação é questão de coração, do qual somente Deus pode dar-vos as chaves”.
“A educação é obra do coração.”
“Uma educação eficaz apóia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade.”
“Vejo em cada jovem uma vida a salvar.”
“Tudo eu daria para ganhar o coração dos jovens e assim poder apresentá-los como presente ao Senhor.”
“Tratemo-nos uns aos outros com gentileza, cortesia e caridade.”
“Sejam firmes no propósito de impedir o mal e fazer o bem, mas sejam sempre dóceis e amáveis, perseverantes e prudentes.”
“Seja com Deus como o passarinho que sente tremer o ramo, mas continua a cantar, porque sabe que tem asas.”
“Quero ensinar um método de vida cristã que seja alegre, mostrando os verdadeiros prazeres de modo que vocês possam dizer: Sirvamos ao Senhor com alegria.”
“Que os jovens não sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados…”
“Que, sendo amados nas coisas que lhe agradam, aprendam a ver o amor nas coisas que naturalmente pouco lhe agradam…”
“Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.”
“O meu sistema? Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe agrada. O problema é descobrir neles germes de boa disposição e procurar desenvolve-los.”
“Se fizermos o bem encontraremos o bem nessa vida e na outra.”
“A formação dos jovens consiste em duas coisas: doçura e comunhão e confissão frequentes.”
“A juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana.”
“A música também serve para educar.”
“A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos.”
“Alegria, oração e Santa Comunhão são nosso amparo.”
“Basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial proteção.”
“Consideremos (nossos alunos) como filhos, pondo-nos a seu serviço, e não dominando.”
“Desejo ver os meus jovens correr e pular alegremente no recreio.”
“Devemos fazer Deus passar no coração dos jovens, não somente na porta da Igreja, mas também da escola.”
“Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito.”
“Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação.”
“Eu daria tudo para ganhar o coração dos jovens e assim presentear ao Senhor.”
“Estudo, trabalho e oração: eis o que tornará bons os jovens.”
“Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão…”
“Geralmente os professores tendem a ser comprazer como os alunos que se sobrassem nos estudos e na capacidade, e na explicação têm vista só esses…”
Através dessas frases, que são somente algumas das muitas ditas por Dom Bosco, podemos notar sua dedicação e amor incomparável a juventude, e seu desejo de lhes ensinarem através de amor, alegria e fazendo os caminhar para mais próximo de Deus.