Infância de Dom Bosco: Como Era a Realidade Onde Dom Bosco Vivia

Na história vemos grandes personagens que são reconhecidos até hoje devido seus grandes feitos, tanto execuções positivas quanto negativas. Na história religiosa vemos grandes figuras bíblicas e em continuidade vemos grandes personagens religiosas mais atuais que possuem destaque por terem vivido uma caminhada terrena que seguem exemplos bíblicos e levaram consolo, paz e atitudes de amor para a vida de outras pessoas. Um desses homens foi Dom Bosco, também conhecido como São João Bosco.

Dom Bosco nasceu no mês de agosto do ano de 1815 em uma comunidade da Itália. Ele é destacado na história religiosa por ter dedicado boa parte de sua vida se voltando a educação e a religião, mas não voltado a educação de crianças com condições normais para isso, mas voltou-se a educação de meninos de rua que não possuíam nenhuma expectativa na vida para profissão. Assim Dom Bosco oferecia conhecimento e uma profissão para crianças pobres.

Infância E História De Dom Bosco

Dom Bosco é filho de camponeses que não tiveram a oportunidade na vida de estudar, por isso eram pobres e analfabetos e sobreviviam como camponeses, do fruto do que sua terra gerava. Ainda quando criança, com apenas dois anos de idade, Dom Bosco perdeu o seu pai e as dificuldades dentro de casa cresceram ainda mais. Mesmo em meio a grandes adversidades Dom Bosco nunca deixou de estudar e buscar um caminho diferente do que seus pais tiveram na vida. Quando criança chegou a ser um pedinte na rua para poder continuar seus estudos.

Mesmo sua mãe sendo analfabeta e sem muitos conhecimentos ela sempre o incentivou nos estudos. Ela era uma mulher sábia que sabia da importância de se criar um filho educado e cheio de conhecimentos e queria ofertar para o filho todas as oportunidades de vida que não foi possível para ela conquistar, por isso sempre dava força para o filho quando ele queria desistir do caminho que seguia.

Para concluir seus estudos e crescer na vida Dom Bosco chegou a trabalhar como sapateiro, ferreiro, carpinteiro e alfaiate. Desde pequeno ele voltava seu coração e sua vida e escolhas para Deus e para seus ensinamentos e pregava o que acreditava para outros meninos que estavam na mesma situação de pobreza e miséria que ele. Acreditava que se voltar aos ensinamentos religiosos traria alivio e conforto para suportar as dificuldades de seu dia a dia e daria força para continuar sua caminhada nessa vida terrena.

Foi ainda novo que Dom Bosco entrou para o seminário, ele tinha apenas vinte anos de idade quando decidiu se tornar padre e em junho de 1841 ele conclui o seminário e se torna padre. Devido as condições que vivenciou durante sua infância Dom Bosco tinha uma inclinação por ajudar crianças da época que se encontravam nas mesmas condições em que foi criado, por isso ele iniciou trabalhos que ajudavam os meninos de rua a estudar e aprender uma profissão, para poderem ter algumas expectativa em suas vidas futuras. Até hoje Dom Bosco é falado e reconhecido devido sua bondade e pureza e coração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.