Oração de Santa Zenaide

Santa Zenaide entrou para a história da religião cristã por ter sido ao lado de sua irmã, Santa Filonila, uma das primeiras mulheres cristãs a exercer a atividade da medicina. As duas são sobrinhas de São Paulo e tiveram o reconhecimento de sua santidade devido a intercessões pela saúde do corpo e da alma. Essa é uma santa com uma história muito bonita de fé e resistência. A seguir você poderá conhecer mais sobre sua trajetória de perseverança em ajudar os mais necessitados bem como uma oração para ela.

Conhecendo as Origens de Santa Zenaide

Zenaide e Filonila nasceram em Tarso numa região conhecida como Cicília, atualmente, faz parte do território na Turquia. De acordo com registros religiosos, as duas irmãs que se tornaram santas eram sobrinhas do Apóstolo Paulo. Acredita-se que foi através da observação da mudança que a religião provocou na vida do tio que as duas decidiram seguir pelo caminho religioso dedicando assim a sua castidade a Jesus Cristo.

A instrução das duas ficou a cargo de um dos seus irmãos, Jasão de Tarso. Conforme registros, Jasão, foi um dos 72 discípulos que Jesus enviou para uma missão na Palestina. Esse irmão das duas santas se tornou um personagem histórico importante por ter se tornado, posteriormente, bispo da comunidade cristã de Tarso.

Zenaide: Uma Mulher a Frente de Seu Tempo

Assim como sua irmã, Filonila, Zenaide foi uma mulher com perfil a frente do seu tempo. No momento em que as duas entenderam que já tinham conhecimento suficiente venderam seus bens e saíram fazendo pregações convertendo muitas almas para o cristianismo. Devemos ressaltar que era um tempo extremamente machista e as duas enfrentaram grandes desafios para cumprir a missão que sentiam ter. Além de transmitir a palavra do senhor ambas empreendiam cura de doentes por onde passavam.

Não se tem registros de como as duas irmãs aprenderam o ofício da medicina, mas elas exerciam esse papel atendendo aos mais necessitados que não tinham recursos para pagar as elevadas somas que os médicos cobravam. Outro ponto em que se diferenciavam dos médicos da época era na questão do uso de amuletos e outros objetos classificados como “mágicos”. Elas rejeitavam práticas ocultistas e conscientizavam as pessoas para não gastar com esses objetos. Por esses motivos os médicos da época iniciaram uma verdadeira perseguição contra as sobrinhas de São Paulo.

Vida na Caverna

Como eram perseguidas, as irmãs Zenaide e Filonila, resolveram ir morar numa caverna que ficava situada perto da cidade de Demetríade em que havia grande concentração de templos dedicados a Esculápio, o deus da medicina dos gregos. A vida na caverna era de grande simplificada sendo que as duas se dedicavam a atender aos necessitados, fazer jejuns e orar.

Algo interessante é que Zenaide fora abençoada com o dom da medicina enquanto Filonila foi agraciada com o dom da cura. As pessoas que as procuravam ora eram atendidas por uma e ora por outra, pois a medicina também é considerada um dom dado por Deus para que os homens possam se curar de suas enfermidades. Elas conseguiam unir o tratamento das doenças espirituais com o tratamento das doenças físicas.

Zenaide foi à primeira estudiosa médica a classificar a Depressão como um doença e não como resultado de ações mágicas. Novamente é digno lembrar que as duas viviam numa sociedade machista e muito supersticiosa de maneira que tiveram que ter muita fé em seu trabalho para prosseguir.

Irmãs Mártires

Zenaide e Filonila

Zenaide e Filonila

Conforme mais pessoas eram convertidas ao cristianismo pelas irmãs mais os templos pagãos ficavam vazios. Os indivíduos que viviam à custa das superstições da população se enfureceram e decidiram atacar as irmãs com o objetivo de eliminá-las. Sabendo que o povo da região defenderia, Zenaide e Filonila, os líderes dos movimentos pagãos atacaram as duas numa noite.

As duas irmãs foram apedrejadas até a morte, a população cristã local sofreu imensamente, porém, isso fez com que mais pessoas decidissem seguir a fé cristã. O culto pagão da região nunca mais foi o mesmo após a intercessão das duas irmãs que curavam pelo dom divino e também pelo exercício da medicina.

Oração de Santa Zenaide

“Deus, em sua infinita bondade que concedeu as irmãs Zenaide e Filonila a graça da cura pelo dom divino e pela medicina peço que por meio de intercessão de ambas conceda a cura das enfermidades do corpo e da alma. Venho pedir especialmente pela intenção de (faça seu pedido). Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Que as Santas Zenaide e Filonila roguem por nós”.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.