O Que Significa Cristo em Latim?

Cristo é um título atribuído a Jesus, porém, algumas pessoas acreditam que se trata do seu nome ou ainda um sobrenome. Ter essa compreensão é importante para entender o papel que Jesus representa no cristianismo. A seguir vamos explicar um pouco melhor o significado desse título.

Conceitos de Tradução e Transliteração

A Bíblia foi traduzida para diversas línguas e isso implicou a necessidade de escolher como seria feita a tradução de nomes e títulos. Quando se faz essa conversão procurando palavras com significados semelhantes no outro idioma – sem se importar com a sonoridade – se faz um trabalho de tradução.

Já quando a conversão é feita focando em encontrar palavras com sonoridade parecida se faz uma transliteração. Ressaltamos que não existe uma regra específica para o trabalho de conversão idiomática da Bíblia.

Septuaginta: Tradução Para Grego

O Antigo Testamento foi escrito originalmente em hebraico e no ano 250  a.C. foi traduzido pela primeira vez na história para o grego. A tradução para o grego recebeu o nome de Septuaginta (ou ainda LXX). O Novo Testamento foi escrito três séculos depois em grego e usando citações da Septuaginta e não do Antigo Testamento em sua língua original. Grego era a língua universal há 2 mil anos.

Traduções para línguas modernas como o português, por exemplo, usam como base a versão em hebraico do Antigo Testamento e a versão em grego do Novo Testamento (nesse caso essa é a original).

Qual a Origem da Palavra ‘Cristo’?

Na parte hebraica da Bíblia temos ‘mashiyach’ como palavra equivalente a Cristo. A tradução dessa palavra é pessoa “ungida ou consagrada”. É possível encontrar essa palavra nas passagens bíblicas que falam a respeito da unção (cerimônia em que eram ungidos com óleo) dos reis hebreus. Os reis eram ungidos ou mashiyach.

No Antigo Testamento há uma profecia a respeito de um mashiyach (ungido) específico que viria para ser o Salvador. Na tradução para o grego (Septuaginta) os tradutores usaram a palavra Χριστός (com sonoridade semelhante à Christos), essa palavra provinha de chrio que significa esfregar óleo cerimonialmente.

Na Septuaginta a tradução da palavra ‘mashiyach’ foi feita de acordo com o seu significado e não devido ao som. A palavra Christos foi usada também pelos escritores neotestamentários em seus escritos para a identificação de Jesus como sendo o mashiyach (ungido). Cristo é uma palavra que vem do latim derivada do grego Χριστός.

Português

A versão do Antigo Testamento da Bíblia em português traz como tradução da palavra hebraica ‘mashiyach’ o termo “ungido” e em alguns casos faz a transliteração com o termo “Messias”. No Novo Testamento o termo ‘Christos’ foi transliterado para Cristo que é uma palavra específica, o termo deriva da tradução para o grego feita a partir do hebraico.

O uso de palavras distintas para a mesma definição no Antigo e no Novo Testamento pode gerar um pouco de confusão. No entanto, no primeiro é citado um “Messias” ou “O Ungido” que no segundo é referido como Cristo. Logo Cristo é um título específico para se referir ao Messias sendo também seu sinônimo.

A Ideia de Cristo Já Existia Antes de Jesus

Jesus

Jesus

Muito antes de Jesus nascer já era mencionado no Antigo Testamento o nascimento do “rei dos judeus”. Sendo assim o título “Cristo” antecede o nascimento de Jesus. Há uma passagem bíblica em que o rei Herodes debate com seus conselheiros o possível nascimento de Cristo.

Cristo nos Salmos de Davi

Aproximadamente em 1.000 a.C. já era feita referência a Cristo nos Salmos escritos por Davi. Nessa passagem Davi menciona que Deus irá gerar um filho e que o povo se colocará contra O Ungido. Deus diz que o seu filho será estabelecido em Sião que é o seu santo monte.

Além dessa referência direta ao Filho de Deus (Cristo – O Ungido) há outros salmos que mencionam a vinda desse Salvador. Deus diz que o seu povo não deve se colocar contra o seu filho, um dos seus descendentes que será enviado para ocupar o seu trono. É interessante observar que essas passagens usam o tempo verbal do futuro indicando que Cristo ainda irá nascer.

A Espera do Messias

O povo judeu sempre esperou pelo Messias que foi prometido por Deus, ou seja, o Novo Testamento não foi escrito para se ‘encaixar’ numa deixa do Antigo. Essa espera por Cristo se deve as profecias bíblicas que indicam a chegada do Salvador, o Filho de Deus. É importante fazer o adendo de que o judaísmo não reconhece Jesus Cristo como sendo o Messias prometido por Deus no Velho Testamento.

Para os judeus Jesus foi apenas mais um dos falsos messias e o verdadeiro Cristo ainda não nasceu, ainda não vivemos a Era Messiânica. Dessa forma os judeus acreditam que o Messias ainda virá para cumprir as realizações indicadas pela Bíblia. Também é válido mencionar que a rejeição a figura de Jesus como o Messias não é uma das questões centrais do judaísmo que se baseia na Torá (basicamente o Velho Testamento).

Profecias do Antigo Testamento

No Antigo Testamento há uma série de profecias acerca do Cristo de maneira que torna a identificação do Messias atrelada ao cumprimento dessas previsões. Um dos tópicos mais importantes dessas profecias diz respeito ao fato de que Cristo viria da descendência de Davi.

José, o marido de Maria, que assumiu a paternidade de Jesus era descendente de Davi e dessa forma do ponto de vista jurídico ele era sim descendente do rei. É importante dizer que na Bíblia não é dito que José gerou Jesus, porém, ele como marido de Maria assume o papel de pai de Jesus.

Jesus cumpriu outras profecias como:

– Ter seu ministério baseado especialmente na região da Galileia;

– Ensinar os fiéis por meios de parábolas;

– Fazer uma entrada triunfal em Jerusalém com a aclamação popular;

– Manter o silêncio diante de seus acusadores;

– Ter seus pés e mãos perfurados;

– Ter suas vestes lançadas para a sorte (as roupas de Jesus foram jogadas para a plateia que assistia a crucificação);

– Recebeu fel com vinagre para comer e beber enquanto estava na cruz;

– Recebeu zombarias enquanto estava na cruz;

– Ressuscitou.

Todas essas profecias estavam no Antigo Testamento e foram cumpridas por Jesus.

Gostou de conhecer mais sobre a história de Jesus e o significado de Cristo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.