Nossa Senhora dos Navegantes – Dia e Santuário

O título de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus Cristo. A origem desse nome remonta ao século 15 quando os europeus, especialmente os portugueses, começaram a desbravar os mares e pediam proteção para Nossa Senhora para que retornassem em segurança para os seus lares. Os navegadores acreditavam que Maria os protegeria de tempestades e outros perigos que os mares podem oferecer.

Uma das imagens mais importantes de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada a Índia na nau da capitânia de Pedro Álvares Cabral tendo sido construída no local uma capela que ficou sob a manutenção dos descendentes do navegador. Atualmente, a imagem se encontra em Belmonte, Portugal. Outros nomes que atribuem a Maria o papel de protetora dos navegantes são Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora da Boa Viagem.

Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Foram os navegadores portugueses e espanhóis que trouxeram para o Brasil a fé em Nossa Senhora dos Navegantes. A cidade de Porto Alegre contou com colonização açoriana e a santa se tornou a padroeira local. O dia da santa é 2 de fevereiro sendo realizada na cidade de Porto Alegre uma grande celebração de que participam mais de 100 mil pessoas. O dia da santa é feriado na cidade haja vista que ela é a padroeira local. Há uma igreja em homenagem a santa na capital do Rio Grande do Sul.

Festa Portuguesa

Em Portugal o dia de Nossa Senhora dos Navegantes é 15 de agosto, nessa data são realizadas grandiosas procissões em várias comunidades de pescadores do país. Uma das principais festas é a de Cascais que acontece entre os dias 3 e 15 de agosto. Os festejos incluem a realização de uma festa grandiosa em que há gastronomia e artesanato. São realizadas festas em homenagem a protetora dos navegantes também em Costa da Caparica e Armação de Pêra. Essas festas costumam ser de grande porte levando milhares de pessoas a festejar a santa.

Sincretização

Nossa Senhora dos Navegantes é comumente sincretizada com a orixá Iemanjá, relacionada ao mar, nas religiões afro-brasileiras.

Padroeira dos Navegadores e Pescadores

Padroeira dos Navegadores e Pescadores

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes

Uma das viagens religiosas mais famosas do Brasil é a peregrinação realizada em Navegantes, Santa Catarina, que dura 10 dias, entre a última semana de janeiro e a primeira do mês de fevereiro. A programação dessa festa em homenagem a padroeira da cidade inclui novenas, musicais, missas, gastronomia, procissão a pé em que a imagem da santa é levada ao centro da cidade e shows. A festa da cidade de Navegantes se tornou bastante conhecida.

O santuário da santa em Navegantes se destaca por contar com uma igreja centenária e com uma construção que possui forma de barco. Há também uma gruta em que fica a imagem da santa próxima a uma fonte de água límpida. Conhecer esse santuário é uma experiência única que permite levar a sua fé a um nível superior. É possível encontrar pacotes de viagem para a data da festa em homenagem à santa que protege os navegadores e os pescadores.

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.