A Nossa Senhora de Schoenstatt é mais conhecida no Brasil como Mãe Rainha, e também Mãe Rainha três vezes admirável, ou ainda Mãe Rainha de Schoenstatt.
Origem Da Devoção a Mãe Rainha
A admiração e devoção dessa imagem teve início no ano de 1914, no dia 18 de outubro, na cidade de Schoenstatt localizada na Alemanha, mais precisamente no Seminário dessa cidade.
Em tal data o padre José Kentenich estava instruindo aos alunos do seminário uma palestra, e é contado que ele recebeu uma inspiração divina, nesse momento ele fez um convite para que todos os alunos ali presentes rezassem para Maria. Pediu para os jovens se consagrarem a Maria, e também para que eles ofereçam a ela sacrifícios.
As orações deviam ocorrer pedindo pela educação, pois a partir dessa educação seria possível mudar o mundo, construindo uma nova sociedade.
No seminário havia uma capelinha que era consagrada a São Miguel, o Padre José e seus alunos decidiram que ela deveria se tornar um Santuário de graças. Nesse local seria possível manifestar as glórias desejadas e concebidas por Nossa Senhora, e focando sempre na educação no mundo, com o objetivo final de realmente construir uma nova sociedade.
Logo eles conseguiram o que desejavam, devido a grande persistência e fé. A imagem de Maria foi colocada na capela que era originalmente em homenagem a São Miguel. A imagem escolhida de Maria para se tornar sagrada no lugar foi a de um quadro pintado por um italiano chamado de Crosio, no século XIX.
Nomenclatura da Mãe Rainha
No ano de 1915 a Mãe Rainha passou a ser chamada de “Mãe Três Vezes Admirável”, e depois de um tempo o título passou a ser “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”.
Sendo o título de “Mãe” dado pelo fato dela ter sido Mãe de Jesus ele ter falado no seu momento agonizante na cruz “Eis ai tua Mãe!” a colocando como mãe de toda a humanidade e todos aqueles que creem nele.
O título de “Rainha” é dado pelo fato dela estar acima das demais criaturas do mundo, possuindo uma dignidade unida, sendo uma mulher Imaculada e ter sido concebida por Deus sem o pecado original para dar a luz a Jesus. Quando ela subiu aos céus, é coroada como Rainha da Terra e do Céu.
O título de “Vencedora” é dado, pois ela possui enorme poder que foi oferecido a ela por Deus, e conseguiu triunfar sobre todas as batalhas contra o mal em que esteve sendo assim uma mulher vencedora. Ela também estará junto de nós, seus filhos, nos nossos momentos de dificuldades e lutas.
E o título de “três vezes admirável” é dado pela grandeza da posição que ela ocupa junto de Deus. Ela é a filha predileta do Pai, esposa do Espírito Santo, Mãe do Filho de Deus e Mãe do Redentor e também Mãe dos Remidos.
A Imagem Ganha O Mundo
O movimento que surgiu na pequena cidade alemã logo se espalhou pelo país, depois pelo continente e cruzou os mares, atingindo todo o mundo.
A capelinha com a imagem de Nossa Senhora percorre a casa de milhares de fiéis, tanto em comunidades grandes como nas menores, sendo uma tradição de muitos locais. Muitos daqueles que recebem a imagem relatam alcançar graças imensuráveis em suas vidas.
Ao redor do mundo há vários santuários dedicados a Mãe Rainha de Schoenstatt. A Mãe Rainha ajuda as pessoas a alcançarem a chamada de tríplice graça, sendo: A fecundidade apostólica, a transformação interior pessoal, e a graça do abrigo espiritual.
Como É a Imagem Da Mãe Rainha?
A Imagem representa Maria a Mãe de Deus, carregando em seus braços de forma que transmite ternura, o Menino Jesus.
O filho é segurado com suas duas mãos. A direita está colocada segurando o braço do menino Jesus, fazendo com que ele fique bem a vista, como uma forma de apresentá-lo, e a esquerda o segura bem próximo do seu corpo. A mulher abraça o filho com um olhar como se esperasse que ele fosse levado para longe dela.
O manto de Maria encontra-se com várias dobras em sua extensão, com uma parte dele ela protege o seu filho, mas nada que chegue a sufocar ou tampar o menino, ela o deixa de forma visível para que o mundo o conheça. Na cabeça de Maria há um véu cobrindo os seus cabelos, ele decai sobre o seu manto e seu filho, de forma a aparecer que os dois são um só.
Coroa Na Imagem Peregrina
No início da devoção a essa imagem ela não possui coroa. Foi no ano de 1939, durante um período difícil para a humanidade, a Segunda Guerra mundial, que um padre, o Padre José Kentenich, decidiu coroar a Mãe Rainha no Santuário de Schoenstatt, o Santuário Original de oração dessa imagem. Após essa atitude dele, surge uma corrente de coroação de todas as imagens que estavam espalhadas pelo mundo.
No Brasil, a coroação da primeira imagem da Mãe Rainha do país, chamada de Peregrina Original, aconteceu no dia 10 do mês de setembro do ano de 1955, após uma campanha iniciada pelo Senhor João Luiz Pozzobon, junto das crianças que frequentavam a escola Humberto de Campos, no estado do Rio Grande do Sul.
No ano de 2000 todas as réplicas da Mãe Rainha de Schoenstatt recebem também uma réplica de uma coroa.
Como Rezar O Terço a Mãe Rainha?
O terço se inicia sempre pela cruz, onde se reza a oração do Creio ou credo (Creio em Deus pai todo poderoso…), e o oferecimento (mostrado abaixo).
Logo após o creio irá rezar um Pai Nosso (Pai nosso que estás no céu…), segurando a primeira conta do terço. Seguem-se então três Aves Maria (Ave Maria cheia de graça…), sendo: a primeira Ave Maria em honra ao Deus pai que nos criou; A segunda Ave Maria a Deus filho que nos remiu e a terceira Ave Maria ao Espirito Santo que nos santifica.
Depois do Pai Nossa e da Ave Maria, irá se recitar o Glória ao Pai (Glória ao Pai, ao Filho, ao Espirito Santo, Amém).
Então irá iniciar as dezenas do terço, no total são sim, cada uma dessas dezenas contempla-se com um mistério (que serão especificados abaixo) seguido de um Pai Nosso e dez Ave Maria, seguindo as contas do terço. Quando se acaba cada dezena reza o Glória ao Pai novamente.
Após as cinco dezenas irá se rezar os agradecimentos (mostrado abaixo), no caso do terço da Mãe Rainha, se reza a Consagração a Nossa Senhora e/ou a Oração a Mãe Rainha.
Os Mistérios Do Terço Da Mãe Rainha
Existem três mistérios diferentes, e eles são divididos pelos dias da semana, sendo eles: os Mistérios Gozosos (são usados quando o terço é feito na segunda-feira ou quinta-feira), os Mistérios Dolorosos (são usados quando o terço é feito na terça-feira ou sexta-feira), e os Mistérios Gloriosos (que são usados quando o terço é feito na quarta-feira e também aos sábados e domingos).
Os Mistérios Gozosos
- Na primeira dezena: Anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora. Na bíblia está em São Lucas 1, 28-38.
- Na Segunda dezena: Visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Na bíblia está em São Lucas 1, 39-56.
- Na Terceira dezena: Nascimento de Jesus na pobre gruta de Belém. Na bíblia está em São Lucas 2, 6-7.
- Na Quarta dezena: Apresentação do Menino Jesus no templo. Na bíblia está em São Lucas 2, 22-39.
- Na Quinta dezena: Encontro de Jesus no templo entre os doutores. Na bíblia está em São Lucas 2, 40-52
Os Mistérios Dolorosos
- Na Primeira dezena: Agonia de Jesus no horto das oliveiras. Na bíblia está em São Lucas 22, 42-44 e também em São Matheus 26, 36-46.
- Na Segunda dezena: Flagelação de Jesus amarrado a uma coluna. Na bíblia está em São João 19, 1.
- Na Terceira dezena: Coroação de espinhos em Nosso Senhor. Na bíblia está em São Matheus 27, 29-30.
- Na quarta dezena: A subida dolorosa de Jesus ao Calvário. Na bíblia está em São João 19, 17.
- Na quinta dezena: Crucifixão e morte de Jesus, entre dois ladrões. Na bíblia está em São Marcos 15, 34-37.
Os Mistérios Gloriosos
- Na Primeira dezena: A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na bíblia está em São Matheus 28, 6-7.
- Na Segunda dezena: Ascensão admirável de Jesus Cristo ao céu. Na bíblia está em São Marcos 16, 19.
- Na Terceira dezena: A vinda do Divino Espírito Santo. Na bíblia está em Atos 1, 8.
- Na Quarta dezena: Gloriosa Assunção de Maria ao céu. Na bíblia está em Apocalipse 12, 1.
- Na Quinta dezena: Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da terra. Na bíblia está em Apocalipse 12, 1.
Os Oferecimentos Do Terço Da Mãe Rainha:
“Divino Jesus, eu vos ofereço este terço (Rosário) que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as graças necessárias para bem rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção.” Após essa parte pode-se acrescentar intenções pessoais, como o desejo de cura de alguém, proteção, melhora nos estudos, etc. Após isso se conclui com “Ofereço-Vos também em reparação aos Corações de Jesus e Maria, nas intenções do Imaculado Coração de Maria, nas intenções do Santo Padre, pelo Santo Padre e por toda a Igreja, pela santificação do clero e das famílias, pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas, pela Paz no mundo, pelo Brasil”.
Os Agradecimentos Do Terço Da Mãe Rainha:
“Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos alegrar vos saudamos com uma Salve-Rainha:
Salve Rainha! Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. O clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!”.
Oração de Consagração à Mãe e Rainha:
“Ó minha Senhora e minha Mãe!
Eu me ofereço todo a Vós,
E, em prova de minha devoção para Convosco,
Eu Vos consagro neste dia
Os meus olhos, os meus ouvidos,
A minha boca, o meu coração,
E inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou Vosso,
Ó incomparável Mãe,
Guardai-me e defendei-me
Como coisa e propriedade Vossa.
Amém.”
Oração à Mãe e Rainha:
“Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável.
Mostra-Te Mãe na minha vida.
Toma-me nos Teus braços, toda vez que sou frágil.
Mostra-Te Rainha e faz do meu coração o Teu trono.
Reina em tudo o que eu fizer.
Eu Te coroo como Rainha dos meus empreendimentos, dos meus sonhos e dos meus esforços.
Mostra-Te vencedora no meu dia a dia, esmagando a cabeça da serpente do mau, nas tentações que me afligem.
Vence em mim o egoísmo, a falta de perdão, a impaciência, a falta de fé, de esperança e de amor.
Tu és Três Vezes Admirável.
Eu sou mil vezes miserável.
Converte-me Mãe, para a glória de Teu Filho Jesus.
Amém.”