Lindalva Justo De Oliveira

A religião é algo intrínseco, ou seja, que está presente dentro da maioria das pessoas do planeta. Não é à toa, portanto, que existem mais de três mil doutrinas ou seitas que se declaram religiosas: mais da metade da população do planeta declara ser adepta de alguma religião, embora o percentual de pessoas religiosas vem diminuindo com o passar do tempo. Muitos ateus, isto é, aquelas pessoas que não acreditam em Deus ou outra divindade, passaram a ter uma voz mais sólida no planeta, o que abre espaço para outras pessoas aderirem a esse movimento.

Paralelo a isso, o Cristianismo é, de longe, a maior religião do planeta, tendo, basicamente, mais de 2,2 bilhões de seguidores. O Brasil, por exemplo, é um país com o maior número de cristãos católicos de todo o mundo. É aqui, também, que se encontra o maior templo dedicada à Maria de todo o planeta: A Basílica Nacional de Aparecida, que está localizada na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.

Embora existam outras religiões de peso, como o Islamismo e o Hinduísmo, o Cristianismo sempre esteve em evidência, e isso pode ser confirmada com a importância que o Vaticano, que é o representante oficial da Igreja Católica no mundo. Basta ver que, qualquer decisão tomada no menor país do mundo é alvo de atenção da imprensa mundial.

E, como se sabe, o Cristianismo possuí vertentes que se distinguem entre si, sendo as principais a católica, a protestante e a ortodoxa. Falando na católica, uma de suas características é, justamente, o reconhecimento de pessoas que, de uma forma ou de outra, ajudaram na propagação da palavra de Deus. E Lindalva Justo de Oliveira foi uma dessas pessoas. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história dessa beata, bem como algumas curiosidades acerca da vida dessa importante figura da Igreja Católica no Brasil. Confira a seguir.

A História Da Beata Lindalva Justo De Oliveira

Lindalva Justo de Oliveira nasceu em Assu, cidade localizada no estado do Rio Grande do Norte, no ano de 1953, sendo, em vida, uma religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, dedicando grande para de sua vida para trabalhos voluntários e de caridade. Era filha do agricultor João Justo da Fé, um viúvo que já tinha três filhos, com uma jovem moça, Maria Lúcia da Fé. Embora seu pai já tivesse três filhos, este veio a querer ter mais filhos com a sua nova esposa, sendo que, ao total, Lindalva teve treze irmãos.

Foi batizada um ano depois de seu nascimento e seus pais, decidindo que a melhor coisa a se fazer era mudar para a sede do município de Assu para prover a educação para seus filhos, o fez no ano de 1961.

Lindalva sempre teve uma educação familiar pautada no perdão, na compaixão e na devoção por Deus. Logo, essa devoção se mostrou forte quanto Lindalva mostrava ter afeto aos mais pobres e necessitados, tendo, uma vez, surpreendido a todos que estavam perto dela quando, em um passeio, decidiu doar a sua roupa de corpo para uma mulher pobre que vivia nas ruas. Quando fez doze anos, Lindalva concluiu o ensino fundamental, tendo feito, em seguida, o curso preparatório para ser catequizada, recebendo a primeira comunhão no mesmo ano.

A sua juventude não se diferiu muito do restante da população de sua idade: brincava, conversava com os amigos, saía para se divertir, estudava, entre outras coisas que eram típicas para crianças e adolescentes de sua época. Ajudava a mãe a tomar conta dos seus outros irmãos, bem como, no fim de semana, acompanhava o pai para trabalhar na lavoura. Mesmo ocupada com esses afazeres, Lindalva não se deixava abater e mantinha o coração aberto para aqueles que estivessem necessitando de ajuda, seja espiritual, física ou por questões financeiras.

Depois disso, Lindalva viu que era necessário subir um degrau em relação ao seu estudo. Por isso, optou por se mudar para Natal, aproveitando que um de seus irmãos tinha se estabelecido por lá. Passou a estudar e concluiu o ensino médio, no ano de 1979. Naquela época, Lindalva fez muitos amigos e, também, namorou bastante.  Antes mesmo de terminar os estudos, Lindalva trabalhava, com o intuito de levantar dinheiro para a sua família que ficou em Assu, sobrando pouco para que ela pudesse sobreviver.

Quando estava residindo em Natal, ela se interessou bastante por trabalhos voluntários realizados pela Casa Das Irmãs De Caridade, despertando ainda mais o seu lado humano e religioso. Foi a partir daí que ela iniciou, de fato, a sua vocação para a religião e para a ajuda àqueles que mais precisassem, como os idosos e crianças.

Chegando à Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Lindalva observou que, de fato, havia nascido para aquilo, e pensava sempre em fazer mais. No entanto, ela não imaginava que a instituição, depois de ter passado por várias, seria a última em que ela ia dedicar seus trabalhos.

Em 1993, a freira começou a ser vítima de assédio, por conta de um interno que se dizia “apaixonado” pela freira. Querendo não arrumar problemas e mostrar ao interno que ela não estava interessada num relacionamento, passou a reclamar da postura dele para sua chefe, que se encarregou de chamar a atenção do interno. Quando isso aconteceu, a ira do interno foi tão grande que, no mesmo dia, ele comprou uma faca do tipo peixeira e a amolou, ciente do que faria no dia seguinte à briga.

Em 8 de abril de 1993, enquanto Lindalva servia o café aos internos, o interno Augusto, revoltado pela sua rejeição, a pega pelo braço e desfere uma facada em sua jugular esquerda, no qual fez com que o sangue de Lindalva saísse em grande quantidade. Depois desse golpe, desferiu outros 43 pelo corpo da vítima, o que a fez entrar em óbito rapidamente. Segundo o criminoso, o crime foi passional.

Considerada mártir da Igreja Católica, foi beatificada em dezembro de 2007 pelas mãos do então papa Bento XVI. É considerada a beata brasileira que mais rápida foi elevada a esse posto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.