A famosa e conhecida Santa Cristiana, a qual também é, por alguns, conhecida como “A menina escrava que foi responsável pela evangelização de um rei”, além dessa fama, essa santa também é um grande testemunho de que nada é coincidência, mas tudo é providência.
História de Santa Cristiana
Para que vocês entendam a razão da fama de Santa Cristiana vamos começar contando um pouco da sua história. Santa Cristiana era uma escrava que vivia no país da Geórgia, e vivera por volta do início do século quatro. Ninguém sabe a verdadeira origem dessa santa e nem a razão pela qual ela foi escravizada, alguns acreditam que ela teria sido escravizada por guerreiros que saíram com a vitória de batalhas, já outras pessoas acreditam que ela teria ido até a Geórgia voluntariamente em busca de asilo, isso teria acontecido por que ela estava em fuga da perseguição que estaria sendo desencadeada em sua pátria. Dessa forma, não é possível dizer com certeza a origem dessa santa, a única informação que era conhecida, era o seu nome, que era Cristiana ou (ninã). Ela também era muito conhecida por suas qualidades mais marcantes que são: humildade e caridade.
Nessa época, quando as mães e outras mulheres tinham filhos e crianças que estavam caindo doentes na região elas tinham o costume de levar seus filhos de porta em porta, buscando o conselho de suas vizinhas sobre os melhores remédios e tratamentos para aplicar ou realizar nos enfermos. Certo dia, uma determinada mulher, que não tinha grande poder financeiro, foi encontrar com Santa Cristiana acompanhada com um menino doente em seus braços.
Ao ver o garoto doente a santa que estamos hoje estudando e aprendendo mais sobre sua vivencia, afirmou que não poderia fazer nada pelo menino, mas que, segundo ela, Deus Todo-Poderoso teria a capacidade de restituir a saúde dele, caso essa fosse a sua vontade. Dessa maneira, a santa deitou o garoto em seu próprio catre, cobriu o garoto, realizou uma oração para Deus em nome de Cristo, e em seguida, devolveu a mãe o garoto curado.
Esse milagre foi tão famoso na época que chegou a até mesmo os ouvidos da rainha da Geórgia, que estava sofrendo com uma doença desconhecida e estava prestes a morrer por essa doença. Por essa razão, a rainha pediu que chamassem Nina ou Cristina, entretanto esta respondeu ao convite com a seguinte frase “O meu lugar não é em palácios”, dessa maneira, foi a rainha que chegou ao encontro da santa milagrosa, e por incrível que pareça a rainha curou a sua saúde
Tanto a rainha que havia sido curada pela santa, como seu marido, o rei, quiseram recompensar a Cristiana com ricos presentes, entretanto ela se recusou a aceitar qualquer um deles e respondeu que o único presente que iria lhe fazer feliz e satisfeita seria ver eles abraçando a religião cristã.
O rei Mirian demorou um tempo para que tomasse essa decisão, mas em um certo dia, o medo e a pressão o forçou a chegar em sua resposta. Quando o rei estava no meio de uma caçada ás feras, correndo um enorme perigo, ele realizou a promessa de que, se escapasse ileso daquela situação, ele iria se tornar um cristão.
A única informação que é possível de ser confirmada é de que por volta do ano de 325, ele realizou um pedido, chamando por missionários. O imperador lhe enviou o conhecido Bispo Pedro, além também do Sacerdote Jacob, que foram responsáveis por batizar todos os habitantes da sua capital, dessa forma, foram lançados os fundamentos do Cristianismo nesse país conhecido como Geórgia.
Oração Da Santa Cristiana, Ou Nina.
“O dia da Santa Cristiana, ou seja, o dia que foi separado para homenagear essa santa é o dia 15 de dezembro e a sua oração é a seguinte:
Deus de amor, guia-nos pelos caminhos da fé e concedei-nos, pela intercessão de santa Cristiana, as virtudes necessárias para o cuidado com os mais necessitados, sobretudo os enfermos e enfraquecidos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”