História de Frei Galvão

Na igreja católica apostólica romana diversos são os santos que são reconhecidos devido seus grandes feitos em vida. Pessoas que compartilham dessa fé acreditam que os homens que são considerados santos tiveram uma vida cheia de santidade em terra e também fizeram milagres devido o grau elevado de comunhão que possuíam com Deus.  Hoje vamos falar de um santo brasileiro, o Frei Galvão.

Quem Foi Frei Galvão?

Frei Galvão nasceu na cidade de Guaratinguetá no dia 10de maio de 1739 e foi o quarto filho de uma família de dez filhos. A família possuia um forte poder econômico e isso cooperou para ele ter uma infância tranquila na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, onde nasceu, até completar 13 anos de idade.

Seu pai era Antônio Galvão de França, um português capitão-mor, e sua mãe era Isabel Leite de Barros, descendente da família de Fernão Dias, bandeirante.

Imagem de Frei Galvão

Imagem de Frei Galvão

Estudos De Frei Galvão

Após os 13 anos de idade Frei Galvão foi mandado por seus pais para o seminário jesuíta Colégio de Belém que se localizava em Cachoeira, na Bahia. O intuito de mandar a criança para outro estado foi fazer com que ele estudasse ciências humanas.

Os estudos nessa instituição foi realizado do ano de 1752 até o ano de 1756, onde aprendeu nesses quatro anos acerca de construção civil  e também acerca da religião mais praticada na época.

Antes de se formar ele passa por um período difícil onde perde sua mãe um ano antes de se formar. Ele queria continuar na ordem dos jesuítas, mas na época esses estavam sendo perseguidos e por isso acaba se tornando um franciscano indo para o convento de Macacu, no Rio de Janeiro, mas não permanece ali por muito tempo e é mandado para um convento em São Paulo, onde estuda filosofia e teologia.

Educação De Frei Galvão

Frei Galvão sempre se dedicou aos estudos. Após formar em construção civil ele se destacou na arte de compor peças em latim. Foi na época reconhecido por serem poemas bem feitos, com métrica e com conteúdo religioso e cheio de patriotismo. Esse foi um dos motivos que levou Frei Galvão a ser chamado para participar da Academia Paulistana de Letras.

Missão De Frei Galvão

Próximo ao ano de 1770 Frei Galvão recebe a missão de analisar uma mensagem dita ser divina que estava sendo professada pela Irmã Helena Maria do Espírito Santo, que era freira no convento de devotas a Santa Teresa de Ávila. A mensagem que a Irmã Helena pregava era a realização de um novo recolhimento. Frei Galvão analisou a mensagem junto a outros teólogos e a reconheceram como sobrenatural.

Oração de Frei Galvão

Oração de Frei Galvão

Na época estavam limitando a abertura de novos recolhimentos e o pedido da mensagem da Irmã Helena sofreria com alguns obstáculos, mas Frei Galvão fundou o local e assumiu as consequências dessa atitude.

O novo recolhimento recebeu o nome de Recolhimento de Nossa Senhora da Luz e teve a direção de Irmã Helena por um tempo, mas após sua morte Frei Galvão teve que assumir a sua coordenação, abrigando diversas irmãs que eram vocacionadas.

Houve um tempo em que o recolhimento foi obrigado a fechar devido a perseguição das autoridades locais, mas o seu funcionamento voltou a persistir e continuou cumprindo a sua função social da época.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.