Frases E Pensamentos De Frei Galvão

Frei Galvão é considerado padroeiro dos arquitetos, engenheiros e construtores. No dia 25 do mês de outubro do ano de 1998 ele se tornou a primeira pessoa nascida no Brasil a ser beatificado pelo Vaticano, e no dia 11 do mês de maio do ano de 2007 ele foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em uma celebração realizada em São Paulo acompanhado de mais de um milhão de cristãos.

História de Frei Galvão – Infância

Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio do ano de 1739, no local que hoje se encontra Guaratinguetá, antigamente chamada de vila de Santo Antônio de Guaratinguetá. Sua família era composta pelo seu pai Antônio Galvão de França, que era o capitão da vila que moravam, a mãe Isabel Leite de Barros, e dez filhos, sendo Frei Galvão o quarto nascido. A família era extremamente religiosa, eram nobres, porém generosos com os demais moradores da vila.

Com 13 anos Frei Galvão foi enviado pelos pais ao seminário chamado seminário Jesuíta Colégio de Belém, localizado na Bahia, lá ele estudaria ciências humanas, e viveria junto de seu irmão mais velho. Ele permaneceu no seminário por quatro anos, onde desenvolveu seus conhecimentos do mundo, religiosos, e dedicou-se muito a construção civil.

Quando ainda se encontrava no seminário, ele perdeu a mãe, no ano de 1755. Triste com a perda, passou a considerar Santa Ana a sua mãe espiritual, já que era uma santa que ele era extremamente devoto.

Apesar do seu desejo de ser jesuíta, ele acabou se tornando um franciscano após o seminário, indo para o convento de Macacu, localizado em Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. No dia 11 de julho do ano de 1762 ele foi ordenado sacerdote e então foi transferido para o Convento de São Francisco, localizado na cidade de São Paulo, onde continuou seus estudos na área de teologia e filosofia. Logo ele se tornou confessor e também o porteiro do convento, sendo um destaque nesse cargo.

Além dos seus trabalhos na área religiosa, ele também compunha poesias em latim, além de odes, ritmos e epigramas, todos voltados para a religião. No ano de 1770 foi convidado a se tornar membro da Academia Paulistana de Letras.

História de Frei Galvão

História de Frei Galvão

Frei Galvão E Sua Missão Religiosa

No seu período como confessor no Recolhimento de Santa Teresa, entre no ano de 1769 até o ano de 1770, ele conheceu uma irmã chamada Irmã Helena Maria do Espírito Santo, que contou a ele ter recebido um pedido de Jesus, para que houvesse a fundação de um novo Recolhimento. Após Frei Galvão estudar essa mensagem, constatou que ela era verdadeira.

Apesar de parecer algo até que simples, a construção de um novo Recolhimento, assim como a de igrejas, conventos e qualquer instituição de ordem religiosa estava proibida no país. Apesar da proibição Frei Galvão fundou o Recolhimento Nossa Senhora da Luz, no dia 2 do mês de fevereiro do ano de 1774. Inspirado pela Ordem da Imaculada Conceição, ele escreveu as regras e os estatutos do local, para que ele se tornasse uma congregação religiosa.

Imagem de Frei Galvão

Imagem de Frei Galvão

A irmã Helena, que havia recebido a mensagem, foi junto de mais duas jovens viver no recolhimento. No inicio o local era apenas um casebre pequeno, e aos poucos novas jovens começaram a ir viver no Recolhimento. Com apenas um ano de sua fundação, a irmã Helena, que era diretora do local, faleceu, e com isso Frei Galvão teve que assumir como diretor do instituto.

Com o número de moradoras aumentando, logo não havia mais espaço para elas se acomodarem, então Frei Galvão projetou e começou a construção do Mosteiro da Luz. Ele junto das irmãs trabalhava sozinhos na obra, até que as famílias delas começaram a ajudar na construção, enviando doações e obra de mão escrava para auxiliar na construção. Até que toda a população começou a ajudar, tanto com doação de materiais de construção e alimento como com a mão de obra.

Como aquela construção era proibida, logo o novo governador mandou fechar o local. As irmãs se recusaram a sair do Recolhimento, e apesar da violência mostrada por parte do governante, a população se juntou as irmãs e conseguiu manter o local aberto. A construção do Mosteiro da Luz durou 28 anos, e em seu entorno foi se criando o Bairro da Luz, da cidade de São Paulo.

Frei Galvão passou por momentos difíceis em sua vida, em certa ocasião viu um soldado ser sentenciado à morte, porém considerou a punição muito forte, já que o soldado havia apenas ofendido levemente o filho do Capitão de São Paulo. Frei Galvão não aceitou a punição e foi preso por isso. Logo a população se juntou as irmãs e ao Bispo de São Paulo, e conseguiram retirar ele da prisão.

No ano de 1781 ele foi nomeado mestre dos noviços na cidade de Macacu, e em 1798 assumiu como guardião do Convento de São Francisco. O homem era admirado por todos, sendo um bem para toda a população, que tinha muita fé nele.

O Seu Marco Nos Corações Dos Fiéis

Além de ser um religioso com o qual muitos tem simpatia e são devotos, ele deixou várias fundações, milagres ocorridos em vida para serem contados, e também há as pílulas de Frei Galvão, extremamente famosas entre as religiosas. Além de tudo isso, Frei Galvão deixou como sua principal marca o exemplo de homem e religioso, que deve ser seguido por todos.

A origem das pílulas de Frei Galvão se da em uma de suas viagens a Guaratinguetá para pedir recursos para ajudar na construção de seu Mosteiro. Alguns homens encontraram Frei Galvão e pediram para ele ir até uma fazendo distante rezar por um amigo deles, que se encontrava com uma grave dor devido a uma pedra nos rins. Como o local era longe e Frei Galvão não poderia ir até lá, ele escreveu em um pequeno pedaço de papel a seguinte frase: “Post partum, Virgo, inviolata permansisti. Dei genitrix, intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta. Mãe de Deus, rogai por nós).”  Embrulhando o papel em um formato de pílula e deu aos amigos do homem doente, dizendo para que o homem tomasse aquilo e orasse. Logo se espalhou a noticia que o homem havia sido curado da doença terrível que o assombrava.

Ilustração de Frei Galvão

Ilustração de Frei Galvão

Outra história contada é a de um homem que foi atrás dele já que sua esposa estava em um trabalho de parto arriscado, a quase um dia. Frei Galvão fez novamente o papel com o escrito, dessa vez criando três pílulas e instruindo o marido a fazer com que a esposa tomasse. Ela deu a luz ao filho rapidamente e com saúde. Com isso a historia das pílulas se espalhou, e então o convento começou a produzi-las e distribui-las a população necessitada. Desde então há diversos relatos de curas e milagres que ocorreram devido às pílulas de Frei Galvão.

Há diversos relatos de que Frei Galvão era capaz de fazer coisas consideradas impossíveis, como o dom da cura, levitação, dom da ciência e bi-locação. Há diversas testemunhas que dizem ter presenciado tais acontecimentos. Além de viver em oração, era um homem que vivia pagando dividas de pessoas necessitadas, ajudando os pobres, tudo de forma anônima. Frei Galvão também fundou, no ano de 1811, o Convento de Santa Clara, na cidade de Sorocaba.

Fim De Sua Vida

Imagem de Frei Galvão Dentre da Catedral de Piracicaba

Imagem de Frei Galvão Dentre da Catedral de Piracicaba

Já no fim da vida, Frei Galvão sentia dificuldade de caminhar, ele passou a viver no Mosteiro, para que pudesse atender o povo e o aconselhar. Foi no Mosteiro que construiu que faleceu, no dia 23 do mês de dezembro do ano de 1822. Morreu com fama de santo, com uma multidão indo ao seu sepultamento, e sendo o local do seu túmulo considerado sagrado pelos fiéis, que vão até ele agradecer e pedir graças.

O Mosteiro da Luz construído por ele foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Lá foi criado o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Os milagres que levaram Frei Galvão a ser beatificado e depois canonizado, foram às curas de Sandra Grossi de Almeida e de Daniella Cristina da Silva. Sandra era impossibilitada de carregar um feto por mais de 4 meses, sendo assim impossível de ter um filho, no ano de 1999 ela tomou as pílulas de Frei Galvão e conseguiu proceder com a sua gravidez. Daniella era uma criança de quatro anos que tinha hepatite, que era considera incurável, porém ela tomou as pílulas de Frei Galvão e se curou.

Sandra Grossi de Almeida

Sandra Grossi de Almeida

Veja algumas e pensamentos de Frei Galvão:

“A caridade é mansa e benigna, quem tem essa virtude não se afasta facilmente, não  julga mal,  nem se pertuba por qualquer causa, e é muito capaz de sossegar e compor os ânimos e gênios mais descontrolados.” – Frei Galvão.

 “Saibam que, ao observar a virtude da obediência, ninguém erra em obedecer, pois ainda que os superiores e confessores errem no que ordenam, o súdito sempre acerta em obedecer.” – Frei Galvão.

 “Virtude do silêncio tem muito valor, porque pela boca se peca e difícil é falar sem errar. É pela língua que mais se peca e muitas vezes só com uma palavra se pode cometer culpa grave; facilmente poderá entrar a murmuração e coisas que desagradam a Nosso Senhor. Quanto mais silêncio se guardar, menos perigo de pecar teremos; haverá mais sossego e recolhimento na alma e mais gosto pela oração.” – Frei Galvão.

 Oração a Frei Galvão

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém.

Oração Para Todos Os Dias Da Novena De Frei Galvão

A novena inicia-se sempre com o sinal da cruz e logo em seguida faz-se a intenção,o pedido ou o agradecimento. Faz-se depois a invocação: São Frei Galvão, rogai por nós!

No final de cada dia da novena, faz-se a oração a Frei Galvão, como segue:

São Frei Galvão, Deus fez em ti maravilhas e através de ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande Dom à nação brasileira, nós te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heróico viveste.Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo Deus, para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém.

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.