Curiosidades Sobre João Batista De La Salle

João Batista de La Salle foi fundador de uma congregação religiosa, e dedicou sua vida a ensinar pessoas que desejavam se tornarem professores para que pudessem ensinar crianças necessitadas. Ele se tornou santo pela Igreja Católica, e patrono dos educadores.

Vamos conhecer um pouco da sua história e assim descobrir algumas curiosidades da vida desse homem tão importante para a vida de muitos.

Biografia

João Batista de La Salle nasceu no dia trinta de abril, do ano de mil seiscentos e cinquenta e um, na cidade de Reims, localizada na França. Veio de uma familia de juristas que eram nobres em sua cidade natal. Seus pais eram Luis de La Salle e Nicolasa Moet, sendo que seu pai tinha como trabalho ser conselheiro do Rei Luis XIV e sua mãe vinha de uma importante família, sendo que eles eram fabricantes de Champanhe.

João Batista era o filho mais velho do casal, sendo que depois dele vieram mais três irmãos, sendo que incrivelmente todos seguiram na vida religiosa, onde a sua irmã se tornou freira, e os dois irmãos se tornaram padres. Porém, quando era ainda jovem, seu pai desejava que ele se tornasse jurista, assim como ele. Mas João Batista foi muito influenciado pela religiosidade dos pais, sendo que desde criança ele brincava de celebrações, repetindo o que via com a mãe quando ia a igreja. Ele também praticava exercicios onde lia a bíblia, livros religiosos e também orações.

João Batista De La Salle, Padroeira dos Educadores

João Batista De La Salle, Padroeira dos Educadores

Além do apreço pela religião, o seu pai o influenciou a gostar da arte no geral, e principalmente pela música, tanto a música sacra como a música clássica. Como o seu pai era influente na época, conhecia músicos importantes, que sempre se reuniam em sua casa, onde João Batista começou a se apresentar com músicas sacras. Ainda jovem entrou para o Coral dos Cônegos da Catedral.

Seguindo o Caminho de Deus

João Batista de La Salle sentiu sua vocação muito cedo, e percebeu que era seu caminho seguir a Deus. Ele era um jovem muito determinado, e era possível sentir que era algo que ele realmente queria, com isso, os seus pais deram permissão para que ele pudesse ser padre. Ele começou sendo coroinha, mas sempre estudando os assuntos religiosos.

Em mil seiscentos e sessenta e oito recebeu as ordens menores na Catedral que ele frequentava na cidade de Reims, com apenas dezesseis anos. Aos dezoito anos ele possuia uma bagagem bastante diversificada, tanto na área da religião como nas artes, e por isso recebeu o título de Mestre das Artes Livres. Após completar dezoito anos foi para a Universidade de Sorbonne e foi viver no Seminário de São Sulpício, que ficava em Paris.

João Batista tinha que conciliar os estudos com as suas orações e também as ações de caridade que participava, algo que era natural para ele. Ele também assumiu o cargo de catequista, e foi então que ele notou que tinha o dom para se tornar educador, pois ao longo do tempo ensinou milhares de crianças sobre a religiosidade e atiçando neles a fé e o desejo de ser um bom cristão.

Barreiras da vida 

Mesmo já estando encaminhado e seguindo o futuro que desejara, ele passou por uma provação. Sua mãe veio a falecer no ano de mil seiscentos e setenta e um, e menos de um ano depois, seu pai também faleceu. Ele sabia que era de sua responsabilidade assumir a tutela dos irmãos mais novos, e assim o fez, mesmo que isso desse uma estagnada no que ele desejava para seu futuro. Durante o tempo que tomou conta dos irmãos, encontrou um orientador para lhe ensinar ainda mais sobre a igreja, era seu primo que também era auxiliador na Catedral de Reims, podendo assim retomar os estudos de teologia.

07 de Abril, dia de João Batista De La Salle

07 de Abril, dia de João Batista De La Salle

Mesmo com a tarefa de cuidar dos irmãos, conseguiu se dedicar aos estudos da teologia, dessa forma se tornando subdiácono em mil seiscentos e setenta e dois. Enquanto passavam se os anos, os irmãos foram atingindo a idade adulta até conseguirem traçar cada um o futuro que desejavam, então João Batista foi ordenado padre em nove de abril de mil seiscentos e sessenta e oito, e depois recebeu o título de doutor em teologia em mil seiscentos e oitenta.

A Vida Depois de se Tornar Padre  

O jovem padre possuía uma prima que tinha um projeto onde fundavam escolas gratuitas para crianças pobres, baseando-se tanto em uma educação cristã como na formação geral dos pequenos. Antes mesmo de receber seu doutorado, João Batista de La Salle fundou uma escola, no ano de mil seiscentos e setenta e nove, com a ajuda do projeto de sua prima, para tentar contribuir para o futuro daquelas crianças.

Após receber o doutorado, ele sabia que poderia ajudar aquelas crianças de forma ainda mais vigorosa. Ele começou a reunir professores que eram pobres, para lhe ajudarem e serem ajudados, onde estabeleceu um regulamento para que vivessem todos em harmonia, com enfoque na vida religiosa.

Em mil seiscentos e oitenta e quatro ele fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que tinha como seu objetivo a formação espiritual e humana das crianças, por meio da abertura de escolas bem estruturadas, que ajudassem os jovens e crianças que viviam nas ruas. Nesse mesmo ano ele abriu uma escola para ensinar professores, para que esses pudessem levar o seu sonho adiante.

Começou com as primeiras escolas no ano de mil seiscentos e oitenta e oito, e em pouco tempo haviam diversas casas com o intuito de ensinar os alunos tanto matérias religiosas, música, além de leitura, pedagogia, matemática, gramática e física. Em mil seiscentos e noventa e dois ele criou um noviciado. E em mil setecentos a Congregação que havia fundado se tornou um seminário, onde eram aprendido além do espiritual as matérias da educação comum.

Método de Ensino 

Um dos diferencias que ele estabeleceu era o seu método de ensino, onde ele percebeu que as crianças trabalhavam melhor em grupo, dessa forma nunca passava as lições individuais. Ele ensinava em francês, o que não era comum para a época, já que as escolas ensinavam em latim. Dividiu os alunos por conhecimento e idade, além de definir horários para as aulas, o que não parece inovador hoje, mas era para tal época na França. Inovou ainda mais, pois só aceitava professores que cursaram escolas normais, também criou escolas especificas para jovens que anteriormente haviam cometido crimes.

João Batista De La Salle Lecionando

João Batista De La Salle Lecionando

João Batista de La Salle foi um grande educador para a época, ele criou uma Teologia da Educação pois escreveu várias obras relacionando a educação da escola com o espiritual. Criou um “Guia para Escolas Cristãs”, que foi considerado um dos melhores livros de pedagogia da época, e se tornou realmente um guia para diversas escolas. Também escreveu livros que auxiliavam na vida de professores religiosos.

Pela sua inteligência e a forma que se tornou influente, conseguiu ver os frutos do seu trabalho de forma clara, e talvez até mais virtuosos do que esperava. O seu projeto reuniu cento e quatorze casas em pouco tempo, com mais de setecentos voluntários para ensinar crianças necessitadas.

Morte e Canonização 

São João Batista de La Salle morreu em uma sexta feira santa, no dia sete de abril de mil setecentos e dezenove, em Rouen. Ele foi beatificado no ano de mil oitocentos e oitenta e oito, e foi canonizado pelo Papa Pio X no ano dia vinte e quatro de maio de mil e novecentos. Ele foi proclamado padroeiro dos educadores, e seu dia é celebrado no dia sete de abril.

Legado

A congregação que formou se transformou no Instituto Irmãos das Escolas Cristãs, sendo uma ordem religiosa diferente das demais conhecidas, ela recebeu aprovação papal para exercer suas funções no ano de mil setecentos e vinte e cinco. Depois, no período de mil setecentos e noventa e dois a mil oitocentos e cinco tiveram suas atividades proibidas pelo governo francês, e com isso somente alguns irmãos manteram-se fieis a causa.

Apesar disso, quando a congregação voltou a funcionar, ela cresceu de forma absurdo no século XVIII, passando de pouco mais de cem irmãos no começo de mil oitocentos, para mais de quatorze mil no final do século. Depois, o instituto passou por mudanças e decaiu novamente, conseguindo retomar a numerosidade depois.

Escultura de João Batista De La Salle

Escultura de João Batista De La Salle

Atualmente a Congregação está presente em oitenta e cinco países, incluindo o Brasil, que teve seus primeiros Lassalistas em mil novecentos e sete, possuindo mais de sessenta mil colaboradores ao redor do mundo, e cerca de quatro mil e quinhentos irmãos, recebendo cerca de um milhão de alunos.

A primeira escola no Brasil foi fundada para filhos de operários, atualmente no país existem quarenta e três locais destinados para a educação, onde são atendidos mais de cinquenta mil crianças, jovens e também adultos, espalhados em onze estados brasileiros, sendo tudo isso possível devido ao trabalho dos irmãos e educadores.

Oração 

Ó Deus que concedestes inumeráveis Graças ao Vosso filho São João de La Salle, inspirando-o no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, concedei-me também a nós, por sua intercessão, a graça de sermos sempre felizes nos meus estudos e aprendizado e também no ensino do próximo, quando este serviço se fizer necessário. Por Cristo Nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho. Amém. São João de La Salle, rogai por nós.” 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.