Nascimento e Infância De Dom Bosco
João Melchior Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, nasceu em Becchi, uma cidade localizada na Itália, no dia 16 de agosto do ano de 1815. Seus pais eram Senhor Francesco Bosco e Margherita Occhiena que faleceram quando Dom Bosco tinha apenas dois anos de idade, deixando ele e seus dois irmão órfãos. Seus pais eram camponeses analfabetos e pobres e após sua morte Dom Bosco passou continuou a enfrentar dificuldades financeiras e familiares. Mesmo em meio a diversas adversidades Dom Bosco conseguiu estudar, iniciando seus estudos aos nove anos de idade.
Chamado de Dom Bosco Na Infância
Com nove anos essa criança não apenas iniciou seus estudos como também recebe sinal de seu chamado aqui na terra. Dom Bosco recebe um sonho em que lhe era dado um conselho para ele prosseguir seu caminho se tornando forte e humilde e conforme o tempo passasse ele iria compreender o motivo das adversidades. Ainda nesse sonho é instruído a dar espetáculo a colegas a contar história para pessoas que o rodeavam e orientado a conquistar o coração de quem se aproximasse. Ele devia através desse meio levar a palavra de Deus e levar as pessoas para a igreja.
Assim Dom Bosco seguiu na sua vida de estudos e com a missão de cumprir as orientações que lhe foi dado em sonho, e que nunca se esqueceu. Segue sua vida se destacando em estudos e em suas atitudes de bondade. Buscando cumprir seu sonho e devido sua bondade de coração, desde cedo Dom Bosco apresentava teatro, mágica e música para meninos que viviam na rua, devido a falta de família e moradia e após suas apresentações falava um pouco sobre fé, amor, pregando a palavra de Deus.
Com 16 anos ele consegue entrar para a escola Castelnuovo DÁsti e aos 20 anos de idade já ingressa no seminário de Chierri. Para poder se manter e pagar seus gastos Dom Bosco precisa, além de estudar, trabalhar, por isso busca aprender diversos trabalhos como serviços de alfaiataria, ferreiro, encanador e tipógrafo. Anos mais tarde se tornou sacerdote e continuo seu trabalho com crianças que não tinham família. Ele trabalhava a educação dessas crianças que se encontravam desamparadas da sociedade e de seus familiares.
Como Passa A Ser Conhecido Como Dom Bosco
João Bosco assim que se torna padre em 1841 já passa a ser chamado e ficar conhecido pelo nome Dom Bosco e esse nome perpetua e se espalha mais rapidamente ao realizar seu trabalho com os jovens de rua. Dom Bosco tenta realizar uma associação religiosa em que pudesse colocar em prática suas ideias para com as crianças, mas a separação entre Estado e igreja que ocorre na mesma época o impede de realizar tal ação. Mas ele consegue um local em Turim em que pode construir um ambiente onde pudesse ensinar crianças e jovens ofertando além de educação, também diversão, moradia, um local para aprender uma profissão e que aprendesse mais acerca da religião.
Ampliação Das Ideias De Dom Bosco – Obra Dos Salesianos
Vendo a importância do trabalho de Dom Bosco com os jovens várias pessoas se organizaram em favor do projeto visando um futuro espiritual e profissional mais digno para eles e criam a fundação Salesiana para cuidar dos meninos. O nome foi dado por Dom Bosco em homenagem a São Francisco. Um projeto semelhante foi conduzido por Maria Mazzarello, só que voltado para meninas, onde era ensinado costura para essas meninas e Dom Bosco em 1972 funda para as meninas o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
Morte de Dom Bosco
Dom Bosco morre com setenta e dois anos de idade, em 31 de janeiro de 1888 e deixou seu fruto espalhado por diversos locais de seu país, devido seu esforço em educar e catequizar diversos meninos que não tinham a menor esperança em crescer de vida. Em 1934 Dom Bosco foi canonizado pelo Papa Pio XI devido sua grande obra em vida.