O Que Significa A Samaritana No Poço?

A Samaritana no poço é um episódio relatado no Evangelho de João, onde Jesus encontra uma mulher em um poço. Na passagem é relatado:

“E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede.”
(João 4:4-13)

Tal momento ocorre quando Jesus está retornando a Galileia. É preciso evidenciar que na época em que Jesus viveu, existia uma espécie de inimizade entre os judeus e os samaritanos.

Mas afinal, o que significa essa passagem? Como ela pode ser explicada ou se encaixar no contexto atual? O que ela representava na época em que foi relatada? Se você tem dúvidas sobre a representação de tal passagem, acompanhe abaixo uma breve explicação:

O Que Significa a Samaritana No Poço?

Samaritana No Poço

Samaritana No Poço

Primeiramente é necessário contextualizar a trajetória de Jesus, no momento do encontro, ele estava fazendo um trajeto de três dias entre Judeia e a Galileia, e tal trajeto passava por uma cidade chamada de Samaria.

Quando chega a cidade de Samaria, Jesus para em um poço para se refrescar. Além disso, conhecendo sobre tudo e todos, a parada de Jesus naquele poço e o encontro com a samaritana não foi uma coincidência, Jesus pensou estrategicamente com a intenção de encontrar a samaritana e pregar a palavra de seu Pai.

A mulher que Jesus encontraria no poço não era uma pessoa qualquer, na verdade ela era conhecida como a primeira missionária, sendo que ela foi a primeira pessoa da cidade de Samaria a ter uma experiência com Deus e passou a pregar a palavra dele para os viventes daquele local.

Jesus em Samaria

Jesus em Samaria

Essa mulher tinha conhecimento sobre as promessas de Deus, mas ela não tinha total experiência para conseguir falar com propriedade sobre ele, por isso, o encontro com Jesus naquele momento, naquele poço, foi importante na sua vida e na vida dos moradores da sua cidade.

Além disso, o povo samaritano era excluído e rejeitado, por isso a mulher ia até o poço em momentos que ele não estava cheio. A mulher da história, por ser sentir muitas vezes sozinha, buscava prazeres mundanos para se satisfizer.

Jesus oferece a samaritana o que ela realmente precisava, pois os prazeres que ela tinha eram momentâneos e não a preenchiam por completo.

No momento da conversa com Jesus, a samaritana sabia com quem estava falando, porém, não tinha noção da profundidade da conversa que estavam tendo. No momento em que se encontraram, Jesus tinha a intenção de salvar a alma daquela mulher.

Em determinado momento a mulher pede a Jesus que ele dê a ela água para que ela não tenha mais sede, e não precise voltar ao poço.

Depois, Jesus fala com ela sobre adoração, explicando que eles deveriam adorar mais do que somente um lugar (como faziam os samaritanos). Na passagem é dito o seguinte:

Jesus declarou: ‘Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade’”. (João 4: 21-24)

O Que Essa Passagem Pode Trazer Para Nossas Vidas?

O diálogo entre Jesus e a samaritana traz uma experiência enriquecedora para nossas vidas.

Antes de mais nada, devemos saber que a rejeição, a humilhação e o desprezo irão fazer parte de nossas vidas, mas que é algo passageiro, e que não devemos nos deixar levar por coisas fúteis para preencher nossas vidas, pois somente a fé em Deus irá conseguir preencher nossa alma de forma completa. Assim como Jesus tinha o proposito de salvar aquela mulher, ele tem o propósito de nos salvar.

Outro ponto importante é que mesmo que você tenha vivido momentos em que agiu de forma errada, Deus está sempre disposto a dar uma segunda chance para que você possa se salvar e conquistar a vida eterna.

Além disso, devemos ter consciência que não é possível esconder de Deus as coisas que fazemos, pois ele sabe de toda a nossa vida, mas quando entregamos nossa vivência em suas mãos, podemos ser guiados pela sua fé e assim agir de forma correta.

Quando Jesus fala sobre a adoração é algo que devemos dar muito atenção, pois a fé pode se manifestar em qualquer local, não somente dentro das Igrejas ou templos, mas sim na nossa vida diária, na escola, no local de trabalho, em casa, e em tudo que fazemos.

Por fim, devemos saber que Jesus também está nos esperando em algum local, assim como ele esperou a samaritana no poço, existe um local e um momento em que o Senhor irá nos oferecer a água viva, e a partir desse momento seremos verdadeiros com ele em espírito, e alcançaremos a salvação!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.