Em linhas gerais Cristianismo é a fé de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e Salvador da humanidade tendo morrido na cruz pelos pecados dos homens. Os cristãos tendem a se referir a Jesus como Cristo ou Messias. As religiões cristãs são abraâmicas e monoteístas tendo sua origem no Judaísmo. Sua base está no Novo Testamento da Bíblia que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus.
O Cristianismo possui três vertentes principais sendo elas: a Igreja Católica Romana (que está subordinada ao bispo romano), a Igreja Ortodoxa Oriental (originária da Grande Cisma ocorrida em 1054 quando a Igreja Católica se dividiu em duas) e o Protestantismo (surgido durante a Reforma promovida no século 16, está dividido em grupos menores que são chamados de denominações).
O Que São os Cristãos?
Cristãos são os seguidores do cristianismo, ou seja, aqueles que têm fé de que Jesus é o Messias mencionado na Bíblia Hebraica. Aliás, a primeira parte das escrituras bíblicas, o Velho Testamento, é comum ao cristianismo e ao judaísmo (essa religião não considera o Novo Testamento como válido).
A crença dos cristãos ortodoxos é a de que Jesus sofreu, morreu e ressuscitou para que pudesse abrir caminho para os homens aos céus. De maneira geral os cristãos creem que Jesus ascendeu aos céus e que um dia retornará para o julgamento de vivos e mortos concedendo a imortalidade para os seus seguidores.
Para os cristãos Jesus é um modelo de virtuosidade que deve ser seguido e também o grande revelador da encarnação de Deus. A mensagem trazida por Jesus é chamada de Evangelho que significa ‘Boas Novas’. Por esse motivo os primeiros relatos de seu ministério são chamados de evangelhos.
Expansão do Cristianismo
Inicialmente o cristianismo era uma seita judaica, assim como acontece como o judaísmo e o islamismo é considerada uma religião abraâmica, ou seja, cuja origem está em Abraão e o livro de revelações recebido por ele. Teve origem no Mediterrâneo Oriental e se difundiu rapidamente tornando-se a religião dominante no Império Romano no século 4.
No período da Idade Média o cristianismo se espalhou pela Europa e se consolidou como uma minoria relevante no Oriente Médio, em algumas regiões da Índia e no norte do continente africano. A Era das Descobertas contribuiu para que o cristianismo se espalhasse pela América e pelo mundo como um todo.
Da Origem Para o Crescimento Absoluto
Desde o seu surgimento, o cristianismo, teve sua relevância fortalecida como uma das bases para a formação da civilização do ocidente. Do século 4 até o século 21 essa religião se tornou a que mais tem seguidores no mundo. Com cerca de 2,3 bilhões de fieis essa religião representa em torno de ¼ da população mundial. O cristianismo é a religião de Estado de vários países.
Conheça as Principais Religiões Cristãs
A seguir vamos apresentar um pouco mais sobre as principais religiões cristãs, divergências entre os cristãos contribuíram para que novas denominações fossem criadas.
Cristianismo
Jesus trouxe a mensagem de que Deus está disponível para toda a humanidade e não apenas para um povo escolhido como pregavam os judeus. Dentre os ensinamentos de Jesus estão a partilha do pão, a comunhão de bens e o batismo. Os ensinamentos eram passados pelo Filho de Deus para seus seguidores e apóstolos numa comunidade pequenina que morava próximo a Jerusalém.
Igreja Católica
Os apóstolos deram início a organização de uma religião inspirada nos ensinamentos de Jesus após ele ter morrido e ressuscitado. Nessa religião haviam regras e uma organização hierárquica. A crença principal da Igreja primitiva era a de que Jesus é o Senhor e a salvação dependia de ter fé n’Ele.
Igreja Ortodoxa
No século 11 surge a denominação ‘Igreja Ortodoxa’ que admitem apenas ícones que representem Jesus e os santos. Para quem segue essa linha teológica o Espírito Santo é proveniente somente do Pai e não do Pai e do Filho como acreditam os católicos.
Reforma Protestante (1517)
Em 1517 Martinho Lutero publicou ’95 Teses’ que era um documento de crítica a forma como o cristianismo vinha sendo conduzido especialmente no tocante a venda de um lugar no paraíso (as indulgências). Jan Huss, John Wyclif e João Calvino desejavam que a igreja tivesse uma abordagem mais ‘racional’.
Luteranos
Uma das principais propostas de Martinho Lutero era a de que a interpretação da Bíblia fosse livre. Naquele período as escrituras sagradas estavam em latim e somente padres podiam fazer a tradução do significado dos versículos bíblicos.
Anglicanos
Em 1534 surgiu a denominação anglicana devido ao fato de que o rei Henrique VIII deseja se divorciar algo que não era permitido pelo papa. A solução encontrada pelo monarca inglês foi se autodenominar “Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra” e romper com os católicos de Roma.
Batistas
Nessa denominação apenas os cristãos adultos podem ser batizados, pois já são conscientes de seus atos e assumem o desejo de servir a Deus por livre e espontânea vontade.
Metodistas
Ao deixar a Igreja Anglicana, John Wesley, começou a fazer pregações nas ruas da Inglaterra e conquistou diversos discípulos. De acordo com essa doutrina a Bíblia é o centro das fontes de conhecimento teológico.
Calvinista
O desejo de João Calvino era o de formar uma religião mais focada na Bíblia e em princípios morais que fossem mais rígidos. Uma das bases do calvinismo é a de que algumas pessoas já nascem salvas (predestinação) enquanto outras precisam conquistar esse direito.
Pentecostalismo
O movimento pentecostal surgiu nos Estados Unidos por meio de influências metodistas e batistas. Nessa denominação são aceitas manifestações do Espírito Santo que incluem a capacidade de curar doentes e realizar milagres assim como falar línguas.
Neopentecostalismo
A diferença entre o pentecostalismo e o neopentecostalismo é que a última crença adota costumes mais liberais e tem foco na prosperidade valorizando a obtenção de riqueza material. Nessa denominação existe a crença de que o Diabo é o responsável por tudo de mal que existe.
Anabatista
Considera-se esse grupo como sendo a ‘ala radical’ da Reforma Protestante, eles seguem uma doutrina pacifista. Os anabatistas se recusam a portar armas, usar espadas ou prestar o serviço militar.
Amish
Grupo religioso cristão com participantes nos Estados Unidos e Canadá. A base dessa religião é o isolamento. Os amish não tem contato com o mundo exterior sendo proibido o uso de equipamentos eletrônicos, eles não tem televisão, celular e nem automóveis. Nessa denominação se pratica o casamento intrarreligioso.
Testemunhas de Jeová
Essa denominação se diferencia pelo fato de que não existe crença na divindade de Jesus e também não acreditam na Santíssima Trindade. A afirmação central dessa religião é a de que adoram exclusivamente Jeová (Deus). Uma das questões mais polêmicas dessa religião é a proibição de transfusão de sangue entre os fieis.
Gostou de saber mais sobre as religiões cristãs? Curta e compartilhe!