Formas de Louvor

Deus é colocado, na maioria das religiões, como um ser justo, perfeito e onipresente. São muitas as seitas e doutrinas que o denominam como o criador de tudo e de todos. A religião mais conhecida no mundo que considera Deus como o centro de tudo é o Cristianismo.

O Cristianismo, juntamente com as suas três vertentes (Catolicismo, Protestantismo e a Igreja Ortodoxa) engloba pouco mais de 2,2 bilhões de adeptos de alguma vertente, ou seja, mais de 30% da população de todo o planeta.

Como todo bom fiel, louvar a Deus é uma das formas de reconhecê-lo como o centro de tudo o que acontece no Universo.  Entretanto, muitas pessoas não sabem louvar Deus da maneira correta, e é essa dúvida que o nosso artigo de hoje vem ajudar a sanar. Iremos falar quais são as formas de louvor existentes, bem como fazer uso deles de forma correta. Vamos lá?

O Que é Louvor?

O louvor a Deus consiste no ato de orar, agradecer ou, até mesmo, entoar cânticos que invoquem o espírito santo, em que, em um ato de amor e de livre e espontânea vontade, o fiel mostra todo o seu apreço ao ser divino. Geralmente, os louvores são feitos nas missas e cultos, em que há partes específicas em cada um desses encontros que são destinados, especialmente, para o louvor ao Senhor Deus.

Como já dito, o louvor pode ter diversas características: pode ser uma simples oração, um agradecimento, um cântico, um salmo, etc. O que realmente importa é a demonstração de toda a importância de Deus na vida do fiel. Mas, ele deve sempre se lembrar de que, para ter uma vida religiosa completa, não é somente louvando e respeitando a Deus que irá fazer com que o fiel fique interligado com o divino. Gestos de fraternidade e solidariedade com o próximo também são ótimos caminhos para que Deus seja louvado, mesmo que de uma forma diferente da habitual.

Existem muitas formas de se louvar a Deus de maneira íntegra e correta, e é o que você vai conferir, a seguir, neste artigo. 

Formas de Louvar

Como já dito anteriormente, existem muitas formas de se louvar a Deus de maneira correta. Confira:

– A primeira recomendação é que a timidez não deve ter chance ao começar a louvação a Deus. Deve-se ter em mente que, nesse momento, haverá um contato mais direto com a figura divina e, para que sua louvação seja eficaz e completa, é necessário ser mais extrovertido. Por isso, ore, cante, peça ou agradeça as graças, tudo em voz alta (quando puder). Dessa maneira, você estará louvando e agradecendo Deus de uma forma mais livre.

– Ao conseguir um ânimo maior ao louvar a Deus, você precisa procurar um lugar calmo e sereno a fim de realizar, com maestria, a sua louvação. Por isso, procure locais como o seu quarto, a sua varanda, ou, até mesmo, em praças tranquilas ou parques. Sentar-se na grama e relaxar também é uma boa pedida para aqueles que querem, realmente, louvar e aproveitar ao máximo esse momento. 

– Ao iniciar a sua louvação, procure realizar alguma oração, a fim de preparar a sua alma e o seu espírito para começar o ritual. Ore, e, depois, inspire e expire o ar de maneira tranquila e serena. Isso o ajudará a ter um melhor preparo para louvar a Deus.

Depois de seguir as orientações dadas anteriormente, escolha uma das formas de louvar a Deus que estão disponibilizadas abaixo:

Todá: Essa palavra remete ao significado de sacrifício de louvor, ou seja, esse louvor só deve ser feito quando o fiel, descrente de sua fé por conta de várias situações problemáticas que tem passado pela vida, começa a ter dificuldade ou mesmo se reluta em orar e louvar a Deus.

Yadá: Essa palavra, em confronto com a anterior, já tem outro significado. Ela diz respeito a toda a devoção e amor dos fiéis para com Deus e seus mandamentos. Erguer as mãos e agradecer, dar glória ao ser divino é mais que uma honra, é um dever que indica a obediência, a submissão e, principalmente, a paixão sentida pelo devoto a Deus. 

Barak: Com o significado de prostrar-se, quer dizer que todos aqueles que realmente acreditam em Deus e na sua força e justiça, devem sempre prostrar-se para ele em sinal de respeito, amor e fé.

Shabak: Talvez a palavra que tenha mais a ver com o verbo “louvar”, Shabak significa aclamar, aplaudir. Ou seja, nada mais é do que chamar a Deus aclamando-o ou bradando-o. Isso diz que, além de respeito e admiração do fiel para com Deus, existe ainda o agradecimento pelo que Deus fez por todos os fiéis, e o que Ele ainda fará para todos aqueles que acreditam nele.

Zamar: Essa palavra remete ao uso de instrumentos musicais a fim de se juntar a proclamação de Deus. Por exemplo, o coral de uma Igreja, em que há os cantores e os instrumentistas, pode-se dizer que é uma forma de se louvar a Deus usando tanto a parte vocal quanto a instrumental, já que o coral sempre entoa cânticos, orações ou salmos, utilizados para agradecer e louvar o ser divino. 

Hallel: Palavra que envolve dança na arte de louvar, significa a alegria e o êxtase em reconhecer em Deus a salvação e a justiça para todos aqueles que Nele acreditam. Para que isso fique ainda mais claro, é utilizada a música e a dança com o propósito de agradar a Deus de uma maneira séria, mas, ao mesmo tempo, extrovertida.

Tehilá: Podemos dizer que esse tipo de adoração é uma combinação, já que ele reúne todas as formas de exaltação citadas aqui nesse artigo, e mais algumas outras, com o mesmo intuito: de louvar a Deus, agradecer por tudo o que ele tem feito pelos fieis e, o principal, reconhecer Nele toda a esperança, a justiça, o amor, a compaixão, a solidariedade, e muitas outras qualidades. É uma das formas de louvação mais completas que existe. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.