Como se Chama as Vestes dos Padres?

As roupas eclesiásticas dos clérigos incluindo presbíteros, diáconos, bispos e padres são chamadas de batinas ou sotainas. Essa peça possui de cima a baixa um total de 33 botões em referência aos 33 anos de vida terrena de Jesus Cristo assim como 05 botões em cada punho representando as chagas do Salvador.

Completa o traje eclesiástico uma faixa usada na cintura que pode representar a castidade (antigamente se acreditava que a libido sexual tinha ligação com os rins) ou a peregrinação (no período das grandes peregrinações de Israel essas faixas eram utilizadas para cingir os rins tornando menos doloroso o caminhar).

Cores das Faixas e das Batinas

Seminaristas, padres e diáconos usam faixas pretas, padres com titulação de Monsenhor, arcebispos e bispos usam faixas com cor violácea, cardeal usa faixa vermelha e o Papa usa faixa branca. A batina dos bispos é preta com faixa e filetes em coloração violácea. Os cardeais por sua vez usam batina preta com faixa e filetes vermelhos. O Papa usa a batina completamente branca.

Nos locais de clima mais quente é permitido que sejam utilizadas batinas de cores mais claras como branco, cinza e creme. A faixa e os filetes devem corresponder ao grau de hierarquia do clérigo, só o Papa pode usar uma batina toda branca com faixa branca. A padronização do uso da cor preta se deu através da Companhia de Jesus. O traje eclesiástico pode ser composto pela batina em estilo romano ou mesmo pela camisa de estilo clerical.

Outros Elementos Que Compõem a Batina

Conheça a seguir outros elementos que compõem as vestes clericais.

Peregrineta

Peregrineta

Peregrineta

Consiste num tipo de minimanto usado em torno do pescoço e que deve ter a mesma cor da batina.

Solidéu ou Saturno

A batina pode ser complementada com o solidéu (um recorte pequenino ovalado de seda) ou então com o Saturno (capelo) que é um chapéu usado pelo padre. O clérigo pode ainda usar o barrete, esses itens devem seguir as cores do grau hierárquico do indivíduo no contexto clerical.

Solidéu ou Saturno

Solidéu ou Saturno

Batina Coral

As batinas dessa cor são usadas nos casos dos clérigos que não concelebram.

Batina Coral

Batina Coral

Estilos e Cortes de Batina

Há uma grande variedade de cortes e estilos de batinas, mas não existem diferenciações específicas entre eles. A batina romana conta com 33 botões frontais, em países anglofonos os botões são meramente ilustrativos escondendo um tipo de braguilha chamada de zíper Chesterfield.

As batinas de estilo francês têm botões costurados para as mangas lembrando um terno e deixando uma parte mais folgada. O modelo de batina ambrosiana tem apenas cinco botões sob o colarinho contando com uma faixa na cintura. Por sua vez a batina jesuíta substitui os botões por zíper preso no colarinho e ficando atada a cintura por uma faixa. No ano de 1969 foi realizada a instrução de que todos os clérigos podem adotar o uso de uma batina de cor preta em seu dia a dia. As duas extremidades dessa faixa usada na cintura devem ter franjas de seda sem a faixa de borlas.

Vestes Clericais da Igreja Anglicana

As cores mais tradicionalmente usadas pelo clero anglicano incluem batinas vermelhas, pretas e púrpuras. Também há outras variações que incluem batinas violeta, azul, branco, lilás, cinza, carmesim e magenta. O modelo de batina usado é o mesmo da Igreja Católica Romana, no entanto, é importante destacar que o episcopado anglicano tem sua autonomia própria.

Em algumas dioceses são usadas batinas de peito duplo que está presa por três botões invisíveis na área do tórax como uma referência a Trindade além de uma faixa na cintura. Há aqueles que usam a batina de peito único apenas com variações de modelo, inclusive há igrejas derivadas do anglicanismo que dispensam o uso da batina.

Sacerdotes Luteranos

As vestes dos sacerdotes luteranos são brancas ou pretas bem parecidas com as batinas da Igreja Católica. Os pastores costumam usar uma veste prata com abras brancas. Em situações especiais como cultos e casamentos podem usar vestes brancas com estola sacerdotal. Os bispos por sua vez usam uma aba contornando o seu pescoço com uma cruz bastante utilizada em países nórdicos. Essas vestimentas podem ser chamadas de batina ou talar em alguns países.

Gostou de saber mais sobre as vestes dos padres?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.