Mãe Rainha de Schoenstatt é uma representação da Nossa Senhora cultuada pelos membros da igreja católica.
História da Devoção
A devoção a essa representação de Maria, Nossa Senhora de Schoenstatt teve início no ano de mil novecentos e quatorze, mais precisamente no dia dezoito de outubro. Nesse dia, um padre chamado José Kentenich estava realizando uma palestra para os jovens pertencentes ao seminário de Schoenstatt, que pertence a cidade chamado Vallendar, localizada na Alemanha.
No dia de tal palestra, o padre recebeu uma inspiração que ele considerou divina, e convidou a todos os alunos a se juntarem a ele, rezando e oferecendo sacrifícios para Nossa Senhora, pedindo principalmente pela educação, que ele se referia a um desejo de transformar a capela da Congregação em que viviam num Santuário, onde se pudessem realizar diversos feitos, como promover a educação.
O pedido foi realizado, e a pequena capela que antes era de São Miguel, se transformou em um santuário mariano. Na capela a imagem de Maria é uma cópia do quadro pintado por Crosio, no século XIX. Nessa época a virgem que se encontrava na capela recebeu o título de “Mãe Três Vezes Admirável”, que mais tarde foi alterado para “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”, devido a primeira capelinha em sua homenagem.
Após a primeira capelinha com a imagem de Nossa Senhora como Mãe Rainha, se tornou uma tradição da igreja católica réplicas dessa imagem serem espalhadas por muitas capelas ao redor do mundo. A imagem da capela percorre as casas dos fiéis, cada dia pousando em uma casa, e lá se deve rezar o seu terço para alcançar as graças desejadas. Acredita-se que ela oferece aos seus fiéis a fecundidade apostólica, a graça do abrigo espiritual e a graça da transformação interior.
Ao olhar a imagem da santa é possível ver ela muito unida como o menino Jesus que se encontra em seus braços, o segurando com as duas mãos. O título dado a pintura original é o de “Refugium Peccatorum” ou Refúgio dos pecadores. Há também outra tradição que envolve a imagem, que é a coroação da mesma. Ela também foi iniciada pelo padre José Kentenich, que durante a segunda Guerra Mundial coroou a imagem no primeiro Santuário de Schoentatt, e após esse primeiro ato, se tornou comum coroar a imagem.
Mãe e Rainha no Brasil
No Brasil ela é mais comumente chamada de Mãe e Rainha Três Vezes Admirável. O país conta a coroação da Peregrina Original, que ocorre desde o ano de mil novecentos e cinquenta. A Imagem é tradicionalmente passada de casa em geral, no geral em setores divididos por bairros ou paróquias, em cada casa se reza o Terço a Mãe Rainha.
Como Rezar O Terço Da Mãe E Rainha?
O terço é uma oração muito importante para os membros da igreja católica, e ocorre desde os primórdios da existência dessa. Ele é uma oração que ajuda a limpar o coração daqueles que há estão fazendo, e com isso é uma importante ferramenta no fortalecimento da fé de cada um.
Acompanhe todos os passos para se rezar o terço a Mãe Rainha:
O terço é iniciado contando-se a partir da cruz onde quando ela é segurada, reza-se o Creio em Deus Pai e também o Pai Nosso. Depois cada uma das contas do terço será uma Ave Maria, onde cada uma dessas Aves Marias inicias se precede uma oração.
As orações que devem ser rezadas após a Ave Maria são as seguintes:
A oração do Santo do Terço, nessa caso alguma das orações a Mãe Rainha que podem ser vistas no Final desse artigo, após a primeira Ave-Maria que é feita em honra a Deus Pai que nos criou.
A segunda é a oração de oferecimento do terço: “Divino Jesus, eu vos ofereço este terço (Rosário) que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as graças necessárias para bem rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção.”. Que é feita após a segunda Ave Maria que é feita em honra a Deus Filho que nos remiu.
A terceira é Ave Maria é feita em honra ao Espírito Santo que nos santifica, e após ela será recitado: o Glória ao Pai, ao Filho e ao espírito Santo, Como era no princípio, agora é sempre. Amém.
O terço possui cinco dezenas, ou seja, cinco grupos de contas com dez casas cada. Cada dezena deve-se contemplar o mistério do terço (a lista dos dias e mistérios será vista abaixo) seguida de um pai nossa e depois dez Ave Maria. Depois de cada dezena irá seguir mais um Pai Nosso. Depois das dezenas terminadas será a hora dos agradecimentos.
Agradecimentos
Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.
“Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossa mão liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha:
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.”
Os Mistérios Do Rosário De Cada Dia
Cada dia será rezado um mistério diferente, o mistério será falado antes de se rezar o pai nosso de cada dezena do terço, seguindo o seguinte padrão:
Mistérios Gozosos (ocorrem nas segundas e sábados, e também nos domingo de Advento)
Primeira Dezena: Anunciação do Arcanjo São Gabriel à nossa Senhora.
No primeiro mistério contemplemos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora.
Segunda dezena: A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
No segundo mistério contemplemos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
Terceira Dezena: O nascimento de Jesus em Belém.
No terceiro mistério contemplemos o Nascimento do Menino Jesus em Belém.
Quarta Dezena: A apresentação do Menino Jesus no Tempo.
No quarto mistério contemplemos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora.
Quinta Dezena: Encontro de Jesus no Templo entre os Doutores da Lei.
No quinto mistério contemplemos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo.
Mistérios Dolorosos (ocorrem nas terças e sextas feiras, e também em todos os domingos da Quaresma)
Primeira Dezena: A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
No primeiro mistério contemplemos a Agonia de Cristo Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto.
Segunda Dezena: A flagelação de Jesus atado à coluna.
No segundo mistério contemplemos a Flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.
Terceira Dezena: A coroação de espinhos de Jesus.
No terceiro mistério contemplemos a Coroação de espinho de Nosso Senhor.
Quarta Dezena: A subida dolorosa do Calvário.
No quarto mistério contemplemos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.
Quinta Dezena: A morte de Jesus.
No quinto mistério contemplemos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Mistérios Gloriosos (ocorrem nas quartas feiras e também nos domingos da Páscoa até o Advento).
Primeira Dezena: A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No primeiro mistério contemplemos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor.
Segunda Dezena: A ascensão admirável de Jesus Cristo ao céu.
No segundo mistério contemplemos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu.
Terceira Dezena: A vinda do Espírito Santo.
No terceiro mistério contemplemos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo em Jerusalém.
Quarta Dezena: A assunção de Nossa Senhora no Céu.
No quarto mistério contemplemos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
Quinta Dezena: A coroação de Nossa Senhora no Céu .
No quinto mistério contemplemos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.
Mistérios Luminosos (ocorrem nas quintas feiras)
Primeira Dezena: Batismo de Jesus no rio Jordão.
No primeiro mistério contemplemos o Batismo de Jesus no rio Jordão.
Segunda Dezena: Auto revelação de Jesus nas Bodas de Caná.
No segundo mistério contemplemos a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.
Terceira Dezena: Anúncio do Reino de Deus.
No terceiro mistério contemplemos o Anúncio do Reino de Deus.
Quarta Dezena: Transfiguração de Jesus.
No quarto mistério contemplemos a Transfiguração de Jesus.
Quinta Dezena: Instituição da Eucaristia.
No quinto mistério contemplemos a Instituição da Eucaristia.
Orações a Mãe Rainha
Primeira Oração
“Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. Mostra-Te Mãe na minha vida. Toma-me nos Teus braços, toda vez que sou frágil. Mostra-Te Rainha e faz do meu coração o Teu trono. Reina em tudo o que eu fizer. Eu Te corôo como Rainha dos meus empreendimentos, dos meus sonhos e dos meus esforços. Mostra-Te vencedora no meu dia a dia, esmagando a cabeça da serpente do mau, nas tentações que me afligem. Vence em mim o egoísmo, a falta de perdão, a impaciência, a falta de fé, de esperança e de amor. Tu és Três Vezes Admirável. Eu sou mil vezes miserável. Converte-me Mãe, para a glória de Teu Filho Jesus. Amém.”
Oração de Consagração à Mãe e Rainha
“Ó minha Senhora e minha Mãe! Eu me ofereço todo a Vós, e, em prova de minha devoção para Convosco, eu Vos consagro neste dia, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me, como coisa e propriedade Vossa. Amém.”
Oração à Mãe e Rainha:
“Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. Mostra-Te Mãe na minha vida. Toma-me nos Teus braços, toda vez que sou frágil. Mostra-Te Rainha e faz do meu coração o Teu trono. Reina em tudo o que eu fizer. Eu Te corôo como Rainha dos meus empreendimentos, dos meus sonhos e dos meus esforços. Mostra-Te vencedora no meu dia a dia, esmagando a cabeça da serpente do mau, nas tentações que me afligem. Vence em mim o egoísmo, a falta de perdão, a impaciência, a falta de fé, de esperança e de amor. Tu és Três Vezes Admirável. Eu sou mil vezes miserável. Converte-me Mãe, para a glória de Teu Filho Jesus. Amém.”