A devoção a Sagrada Face de Jesus começou com a impressão milagrosa do seu rosto m sofrimento no lenço de Verônica. Essa tradição é uma das mais respeitadas na Igreja Católica e foi resgatada pelo Papa Bento XVI em setembro de 2006, nessa ocasião ele destacou a importância de venerar o Véu de Verônica, que após ficar desaparecido por meio milênio, foi reencontrado.
A Devoção a Sagrada Face
A relevância da devoção a Sagrada Face aumentou ao longo do tempo devido a alguns fatores dentre os quais estão seu impacto na vida de Santa Terezinha, os estudos realizados acerca do Santo Sudário de Turim com revoluções sobre Jesus e as visões da irmã Maria Pierina que deram origem a medalha da Sagrada Face.
A Origem da Medalha da Sagrada Face
A irmã Maria Pierina foi a escolhida pela Virgem Santíssima para ser a responsável pela divulgação da mensagem a respeito da devoção a Sagrada Face de Jesus. Quanto era uma menina de apenas 12 anos de idade ela estava numa fila para prestar homenagens a imagem de Jesus Cristo na cruz quando ouviu uma voz que dizia: “Por que todos beijam minhas chagas, mas não beijam minha face para reparar o beijo dado por Judas?”.
Acreditando que todos ouviram também, mas não atenderam o pedido, Maria Pierina, deu um beijo carinhoso no rosto de Jesus. Quando já tinha se tornado uma religiosa ela teve uma visão da Virgem Santíssima que lhe apresentava um escapulário formado por dois pedaços de pano sendo que de um lado estava a face de Jesus acompanhada pela seguinte inscrição: Ilumina, Domine, vultum tuum super nos” (“Senhor, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós”) e do outro havia uma hóstia com a seguinte inscrição: “Mane nobiscum, domine” (Senhor ficai conosco).
A Mensagem de Nossa Senhora
Maria Pierina ouviu com atenção a mensagem de Nossa Senhora que lhe incumbiu da tarefa de produzir o escapulário que funcionaria como um escudo de defesa dos verdadeiros apóstolos. O pedido era que o escapulário fosse usado por aqueles que têm verdadeira fé e que todas as terças-feiras fosse realizado o Santíssimo Sacramento através da promoção de uma hora santa. O objetivo seria combater os ultrajes a que Jesus foi submetido.
A irmã contou o ocorrido para seus superiores que não acreditaram nela e se recusaram a realizar a produção do escapulário. Após algumas semanas, Maria Pierina, teve uma visão de Jesus Cristo pedindo que a sua face fosse honrada numa festa que deveria acontecer na Terça-feira da Quinquagésima (terça-feira de carnaval).
Medalhas da Sagrada Face
Quando o convento da irmã Maria Pierina mudou de direção ela conseguiu apoio, contudo, a possibilidade que se tinha era a de cunhar moedas. Preocupada por ter substituído o escapulário por uma medalha, a irmã, recebeu nova visita da Virgem Santíssima que lhe assegurou que as medalhas substituíam plenamente o escapulário.
As medalhas foram produzidas e distribuídas num momento de grande desolamento, a Segunda Guerra Mundial. Houve uma série de relatos de milagres associados a medalha da Sagrada Face. Até os dias de hoje há muitas pessoas que reconhecem o poder de ter consigo uma medalha com a imagem da face de Jesus impressa.