Porque Todos os Mórmons se Chamam Elder?

Em 1820, o então adolescente norte-americano Joseph Smith, declarou ter conversado com um anjo que lhe revelou que Jesus Cristo teria passado pelos Estados Unidos quando ressuscitou após a crucificação. De acordo com o jovem de Nova York, Jesus, teria caminhado pela região do Missouri e isso teria sido registrado por profetas em placas de ouro. Essas placas foram levadas aos céus e por isso não há registro delas.

A partir desse relato ele fundou o Movimento dos Santos dos Últimos Dias, a religião mórmon. Ao longo de uma década, Smith, redigiu o Livro de Mórmon que seria uma continuação do Novo Testamento da Bíblia. Os mórmones têm como base para sua prática religiosa esse livro e a própria Bíblia. Provavelmente você já viu em sua cidade uma dupla de jovens rapazes de camisas brancas com o nome Elder, esses são os missionários cujo objetivo é difundir a sua religião para mais pessoas.

Por Que Todos os Mórmons se Chamam Elder?

O nome Elder refere-se a um ofício religioso no Sacerdócio de Melquisedeque sendo presente no Cristianismo e também no movimento mórmon. Para os adeptos do Movimento de Jesus Cristo dos Últimos Dias, Elder, é uma autoridade eclesiástica. Historicamente os primeiros Elderes mórmons foram Joseph Smith e Oliver Cowdery.

Smith teria sido ordenado apóstolo por Tiago, Pedro e João enquanto Cowdery foi ordenado pelo próprio Smith. De acordo com o fundador dessa religião seu objetivo era restaurar a igreja primitiva que há muito havia se perdido. Ele dizia que a autoridade desse sacerdócio de Melquisedeque estava perdida desconfigurando as ideias iniciais da igreja de Jesus.

Como o primeiro Elder do Movimento dos Santos dos Últimos Dias, Smith, ordenou outros homens ao sacerdócio de maneira que ainda hoje é possível encontrar uma linha sucessória entre esses elderes e o fundador. Então Elder é uma função dentro da organização religiosa mórmon.

Como é a Ordenação?

Podem ser ordenados Elder homens com mais de 18 anos de idade e que possuam o Sacerdócio Aarônico. Também chamado de Sacerdócio Levítico foi aquele concedido a Aarão, irmão de Moisés, para que ele pudesse ministrar no Tabernáculo. O processo de ordenação consiste em passar por duas entrevistas sendo a primeira com um líder da congregação local (Presidente de Ramo, Bispo ou semelhante) e a segunda com um líder regional (Presidente de Estaca, de Missão ou de Distrito).

As autoridades analisam o comprometimento do candidato a Elder com a igreja e também a sua obediência. Após ser aprovado nas duas entrevistas, o candidato, deve receber a aprovação também do corpo de portadores do Sacerdócio de Melquisedeque de sua Estaca ou Distrito. Geralmente essa aprovação é concedida durante uma Conferência do Sacerdócio. Tendo a aprovação o candidato é então ordenado por um ou mais indivíduos que tenham o Sacerdócio de Melquisedeque.

Direitos e Deveres de Elder

Para o Movimento dos Santos dos Últimos Dias o sacerdócio é cumulativo de maneira que o Elder acumula os deveres e direitos pertinentes ao Sacerdócio Aarônico (aquele que precisa ter antes de ser designado Elder). Os elderes ainda podem realizar alguns sacramentos como confirmação de membros da igreja, nomear e abençoar crianças, conferir o sacerdócio, ministrar enfermos, consagrar com óleo entre outros.

Gostou de saber mais sobre os elderes da religião mórmon?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.