O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um dos pontos religiosos mais procurados do Brasil, passando por lá mais de 12 milhões de fiéis anualmente. Quem busca visitar o Santuário são pessoas religiosas que desejam se aproximar mais da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil, ou ainda os seus devotos, aqueles que entregam a maioria de suas orações a ela.
O Santuário está localizado na cidade de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. A pequena cidade foi elevada a categoria de estância turística pelos inúmeros visitantes que recebe todos os dias. O local também é conhecido como Aparecida no Norte, nome que se popularizou devido a Estrada de Ferro do Norte que foi construída na região, passando pela cidade.
Quando os visitantes vão até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, normalmente eles desejam assistir ao menos uma missa na Basílica, um evento que sempre é muito bonito e emocionante.
Quais São os Horários da Missa de Aparecida do Norte?
Os horários abaixo são os seguidos no ano de 2020, e podem sofrer alterações com o passar dos anos. Devido a pandemia do Novo Covid-19, o número de lugares foi reduzido dentro da Basílica para seguir as restrições impostas pela OMS e ANVISA, dessa forma, são celebradas algumas missas campais na Tribuna do Bento XVI, ao ar livre, com demarcação para manter o distanciamento social. Essas missas especiais não são fixas, portanto, não existem horários definidos.
As missas na Basílica ocorrem todos os dias em vários horários distintos. Confira abaixo:
- Missas durante os dias de semana (de Segunda-feira a Sexta-feira): a primeira celebração ocorre às 6h45min, segundo horário às 9h, terceiro horário às 12h e última celebração do dia às 16h.
- Missa aos sábados: Nos sábados existem cinco horários, sendo o primeiro às 6h30min, o segundo as 9h, o terceiro às 12h, o quarto às 16h e o último horário do dia às 18h.
- Missa aos domingos: Já nos domingos as missas são celebras em seis horários diferentes, sendo o primeiro às 6h, o segundo as 8h, o terceiro às 10h, o quarto às 12h o quinto às 16h e o último horário do dia às 18h.
- Consagração: A consagração ocorre diariamente, quando os fiéis levam objetos para serem abençoadas pela Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A Basílica é aberta as 14h30min.
Na Basílica Velha também são realizadas missas diariamente, com dois horários que se diferenciam entre os dias da semana e os finais de semana. Os horários são os seguintes:
- Missa durante os dias de semana (Segunda-feira a Sexta-feira): primeiro horário às 7h e segundo horário da celebração ao 12h.
- Missa durante o sábado e o domingo: primeiro horário de celebração às 7h e segundo horário às 17h.
É importante ficar atento à entrada e saída da Igreja nos tempos atuais (pandemia durante o ano de 2020/2021), já que o funcionamento não é mesmo que ocorria em outros anos, e a Basílica não permanece aberta durante o dia todo, para evitar aglomerações. A entrada na igreja ocorre somente pela sua porta direita, já a saída é feita pela nave central e também pelas portas da Secretária.
Em tempos como esse é importante ter atenção às recomendações das autoridades, no entanto, após o final da pandemia o funcionamento do Santuário irá voltar ao normal.
Um Pouco Sobre a História do Santuário Nacional de Aparecida
A padroeira do Brasil conta com um feriado nacional, o dia 12 do mês de outubro. Sua história remonta séculos passados, a imagem dessa santa foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, por três pescadores que estavam em busca de peixes para homenagear a passagem do governante pela região. Os pescadores não estavam conseguindo pescar nada e começaram a rezar e pedir a Maria uma benção, então, ao jogarem novamente a rede de pesca eles resgataram o corpo da imagem, feito de terracota e que possui cerca de 30 cm. Ao jogar novamente a rede eles resgataram a sua cabeça, que conta com mais 6 cm. A imagem possui no total cerca de 2,5 kg. Após encontrarem a imagem os pescadores jogaram novamente a rede e conseguiram pegar uma grande quantidade de peixes, o que foi considerado o primeiro milagre da santa.
Após a sua aparição e correr a história do seu encontro, a Nossa Senhora Aparecida ficou conhecida na região e as pessoas passaram a visitar e a rezar perante ela, logo foram concebidas diversas novas bênçãos e outros milagres foram atribuídos à imagem. Devido ao sucesso que a imagem fazia, foi construída a sua primeira capela, no ano de 1745.
Com o passar dos anos o número de visitantes aumentou, o que fez com que fosse necessária a construção de uma nova capela, iniciada no ano 1844 e inaugurada no ano de 1888. O projeto do Santuário atual foi iniciado no ano de 1946, e continua em construção e reformas até os dias de hoje. O Santuário é o maior espaço religioso do Brasil, e também conta com a maior Basílica católica do mundo.
Aparecida se tornou o maior ponto turístico religioso do Brasil, recebem milhões de turistas anualmente. O local recebeu a visita dos últimos três papas da Igreja Católica.
História Por Trás do Aparecimento da Imagem e Seu Sucesso
Muita gente se questiona sobre como a imagem foi parar no rio. Muitos historiadores acreditam que provavelmente ela foi descartada, pois estava quebrada, e segundo crenças, guardar um santo quebrado pode dar azar. Possivelmente a cor da imagem foi escurecida pela água com o passar dos anos. De fato, não há uma história concreta por trás da aparição da santa, o que torna a sua história muito mais interessante.
A devoção à santa nem sempre foi tão forte como é nos dias de hoje, ela foi aumentando conforme passava o tempo e pessoas importantes a visitavam. Segundo alguns relatos, primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro, visitou a primeira capela onde a imagem estava exposta, na sua viagem feita no ano de 1822, quando ele declararia a independência do país. Histórias ainda contam que ele fez uma promessa diante a Nossa Senhora Aparecida, de que se ele se tornasse governante do Brasil, ela se tornaria sua padroeira. No entanto isso não ocorreu de verdade.
A devoção se tornou mais forte quando começou a se espalhar relatos de milagres, como a soltura do escravo Zacarias, que rezou perante ela preso por enormes correntes, que caíram aos seus pés.
A princesa Isabel também teve um papel importante na história de Nossa Senhora Aparecida. A monarca visitou a imagem e levou consigo o pedido de conseguir engravidar, o que deu certo após alguns anos e fez com que ela retornasse na Igreja e levasse um presente para a santa, uma coroa feita de ouro e cravejada de rubis e diamantes e também um manto azul, que se tornaram parte da imagem.
Em 1904, em uma cerimônia oficial, ela foi coroada como rainha do Brasil, o que provavelmente ocorreu por influência da própria princesa Isabel. E no dia 16 do mês de julho do ano de 1930 ela foi declarada padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI. O feriado nacional foi declarado no dia 30 do mês de junho do ano de 1980, pelo presidente João Figueiredo, durante a visita do Papa João Paulo II.