Como Visitar a Basílica de Aparecida?

Visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é algo realmente importante para muitos devotos. Durante a pandemia de Covid-19, no entanto, o maior templo mariano do mundo precisou se adequar as determinações impostas pelos decretos municipais e estaduais da fase vermelha. Para quem deseja visitar o santuário é importante se atentar para as regras das fases mais restritivas para se planejar.

Como Visitar a Basílica de Aparecida Durante a Pandemia?

Antes da pandemia de Covid-19, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, recebia milhares de romeiros diariamente. Contudo, com a necessidade de intensificação do isolamento social no estado de São Paulo se tornou importante estabelecer novas regras para a visitação. A basílica pode funcionar com apenas 30% da sua capacidade de ocupação na fase vermelha.

Os devotos que desejam participar das celebrações dentro do templo devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência nos fins de semana e meia hora nos dias de semana. A basílica permitirá apenas duas pessoas sentadas por banco, esse procedimento é importante para que o devoto passe pelo controle de acesso sendo então encaminhado para o seu lugar na assembleia onde deverá aguardar em silêncio para participar da celebração eucarística.

Nos finais de semana o santuário irá realizar as missas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida perto do Ponto de Apoio aos Romeiros. Essa medida foi tomada para conter aglomerações e aumentar a capacidade de fiéis participando de missas.

Visitas à Basílica Velha

O limite de pessoas na Basílica Velha é de 70 fiéis a cada celebração. É realizado controle de acesso para a visitação. Os romeiros somente podem transitar pelo interior da igreja como corredores e transepto. De segunda a sexta a visitação acontece das 7h às 14h e das 16h às 17h. Já nos finais de semana a visitação acontecer entre as 7h e às 18h.

Visitação à Imagem

O período de visitação à imagem acontece entre as 5h e às 20h de segunda a domingo. O limite de visitação é de 50 pessoas ao mesmo tempo. O controle é feito perto da entrada do local. Há restrições no funcionamento da Sala das Promessas e a Capela das Velas.

Intenção de Missa

Pessoas Voltando da Missa

Pessoas Voltando da Missa

Os devotos podem agilizar a sua visita ao Santuário Nacional através da intenção de missa. Para marcar online a sua intenção de missa clique aqui. Também é possível entrar em contato através da Central de Atendimento do Devoto pelo telefone 0300 2 10 12 10.

Outra possibilidade é marcar a sua intenção de missa nos balcões ao redor do Santuário. Os balcões para marcação de missa aos sábados e domingos funcionam das 7h às 17h. De segunda à sexta funciona das 8h às 17h. Os balcões do subsolo funcionam aos sábados e domingos das 7 às 18h. De segunda à sexta das 8h às 17h.

Confissões Comunitárias 

As confissões comunitárias serão realizadas nos seguintes horários de segunda à sexta: 10h30, 11h, 14h30 e 15h. Aos sábados e domingos as confissões acontecerão nos seguintes horários: 8h30, 9h , 9h30, 10h, 10h30, 11h, 14h30 e 15h.

Estacionamento do Santuário 

O estacionamento do Santuário Nacional está funcionando com volume de vagas reduzido para a segurança dos devotos. De segunda à sexta o horário de funcionamento vai das 6h às 19h. Aos sábados e domingos o horário de funcionamento vai das 5h às 20h. Os portões de acesso são o Portão Evangelista (Dutra) e o Portão Apóstolo (Itaguaçu).

Alimentação

Alguns estabelecimentos estarão abertos para que os devotos possam comprar lanches. Quem desejar pode levar lanche de casa. Não é permitido fazer churrascos ou confraternizações no estacionamento da Basílica de Aparecida.

Pontos Fechados

Acessos Restritos na Pandemia

Acessos Restritos na Pandemia

Estão fechados para visitação a Cidade do Romeiro, Porto Itaguaçu, Mirante, Morro do Cruzeiro, Pedalinhos Devotos Mirins, Trem do Devoto, Museu Nossa Senhora Aparecida, visita à cúpula, Memorial da Devoção e Bondinhos.

Medidas de Segurança

Para visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é obrigatório o uso de máscara, distanciamento social e a higiene das mãos dentro dos templos. Além disso, o santuário comunicou que reforçou a higienização de ambientes de uso comum.

O protocolo sanitário do Santuário foi elaborado com base em normas e protocolos estabelecidos pelo Estado de São Paulo e conforme orientações Litúrgico-Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Programação das Celebrações Pela Rede Aparecida de Comunicação 

Estamos vivendo um momento muito difícil para a humanidade e você não precisa ficar longe das celebrações, uma forma de se sentir em Aparecida é acompanhar as celebrações através da programação da Rede Aparecida de Comunicação. Não é necessário sair de casa para se sentir próximo a cidade dos romeiros. Confira a seguir o horário em que as missas são transmitidas pela televisão.

Horário das Missas – Basílica Nova

De segunda à sexta as transmissões acontecem às 6h45, 9h, 12h e 16h. Aos sábados as transmissões acontecem nos seguintes horários: 6h30, 9h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Horário das Missas – Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida

Aos sábados as transmissões acontecem às 9h30, 12h30 e 14h30. Aos domingos as transmissões acontecem nos seguintes horários: 8h30, 10h30 e 12h30.

Horário das Missas – Basílica Velha

De segunda a sexta a Consagração é transmitida às 15h e a missa às 18h.

Transmissão Online

Para que os devotos possam ter a experiência de assistir as celebrações sem precisar sair de suas casas e de sua segurança o Santuário também faz transmissões pelo Facebook e YouTube do templo além do aplicativo Aparecida. Confira abaixo os horários em que é possível acompanhar através das redes sociais e app:

Segunda à Sexta 

Os horários de transmissão pela internet durante a semana são: 6h45, 9h e 12h.

Sábado

Os horários de transmissão aos sábados são: 9h, 12h e 18h.

Domingo

Os horários de transmissão aos domingos são: 8h, 12h e 18h.

Pesquise Antes de Ir à Aparecida

A pandemia criou um sistema incerto para as visitações ao Santuário, por isso é importante que você pesquise quais são as condições para o momento em que você pretende ir. Como os decretos estaduais e municipais variam de acordo com os níveis de contágio e ocupação de leitos de hospital é importante verificar a situação no momento da visita. Confira as regras e não se esqueça de usar máscara, ter sempre álcool gel no bolso e claro lavar as mãos sempre que possível com água e sabão.

Lembre-se que durante a pandemia a sua fé permanece dentro de você!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.