A prefeitura da cidade do interior de Rondônia, Presidente Médici, comunicou na última quinta-feira (21/01) que devido a falta de recursos públicos não haverá carnaval de rua em 2016, dando lugar aos eventos de diversas religiões que já são tradição na pequena cidade.
A secretaria de finanças informou também que não haverá patrocínio à eventos privados, e que a medida visa manter a prestação de serviços básicos para a população, bem como a melhoria de áreas prioritárias, como educação e saúde. Segundo a prefeita Lurdinha do Sindicato, do PT, por mais importante que o carnaval seja para a cultura brasileira, há uma grande necessidade de cortar gastos, melhorar as escolas e organizar o transporte dos alunos. O serviço de saúde também entra na lista de prioridades para gastos públicos, junto com a pavimentação e manutenção de vias urbanas e rurais.
Desde alguns anos atrás, Médici conta com retiros espirituais para devotos e pessoas que optam por não ‘pular o carnaval de rua’. Esses eventos são organizados pela comunidade católica e evangélica da cidade, e cada ano que passa vem ganhando mais força e recebendo mais pessoas locais e de cidades vizinhas.
As igrejas informaram que as portas estão abertas para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o evento espiritual, e a lista de retiros e celebrações você confere abaixo:
- Retiro Em Mim Tu é Real – Primeira Igreja Batista;
- Retiro Cristo Alegria – Igreja Católica;
- Retiro da Igreja Presbiteriana;
- Celebrações da Assembléia de Deus.