As chamadas dinâmicas podem ser usadas em eventos com intuito de passar uma lição de moral, quebrar o gelo e entreter os convidados. Abaixo vamos mostrar algumas dinâmicas principalmente para jovens cristãos que são bem divertidas e irão ajudar a melhorar a relação em grupo durante palestras, encontros, retiros e outros eventos.
A Histórinha
Essa dinâmica envolve o estudo da bíblia, é muito divertida para jovens e ajuda a facilitar a memorização das histórias da bíblia, pode ser aplicada em reuniões de várias religiões, e é muito divertida.
Você vai precisar de uma bíblia ou um livro religioso ou de catequese, o chefe da dinâmica deve posicionar todos os participantes de maneira a ficarem em um círculo, lembrando que a quantidade de participantes não importa, pode ser feita com grandes números. O chefe da dinâmica então pega um objeto qualquer em suas mãos e começa uma história bíblica, por exemplo sobre a arca, ele inicia da seguinte forma “essa é a arca…”, ele então irá passar o objeto para a pessoa do lado que tem que continua a história “essa é a arca da aliança…”, e assim por diante, segue-se até que alguém erre a história, pois todos devem repetir desde o inicio “essa é a arca da aliança que foi enviada a…” quem errar então irá pagar uma prenda escolhida pelo grupo. Pode ter certeza que essa dinâmica irá gerar muitas risadas, além de criar um ambiente divertido, de entrosamento geral, incentivando o trabalho em equipe e a memorização.
João Bobo
Essa dinâmica tem o intuito de promover a confiança no grupo, ela irá também fazer com que todos colaborem para o mesmo propósito.
Você irá precisar de uma venda para uma pessoa, também não há um limite de participantes, o organizador da dinâmica deverá escolher uma pessoa do grupo e retirá-la da sala, os participantes que sobraram devem ser colocados em círculo, e a dinâmica será explicada. Aquele que foi retirado da sala volta com os olhos vendados e é posto no centro do círculo, os participantes deverão começar a empurra-lo de um lado para o outro sem exagerar na força, deve-se certificar que ele não se machuque ou o empurrão seja muito forte, ele será então uma espécie de João Bobo, o objetivo dos demais é não deixar com que ele caia, todos da roda devem se empenhar nisso, o tempo é de duração não é muito longo, cerca de cinco a dez minutos. Após acabar o João bobo deverá falar o que ele sentiu quando estava vendado, e sobretudo a confiança que teve que depositar nos seus colegas nesses momentos, falando sobre confiança e amizade, o organizador da dinâmica pode então introduzir sobre a amizade de Deus,e em como ele é um amigo confiável em todas as horas. Essa dinâmica irá gerar muita diversão e também reflexão.
Dinâmica da Empatia
Essa dinâmica tem como objetivo uma avaliação de vida, por mais que seja engraçada de se executar, tem um teor mais forte e uma reflexão importante.
Para essa dinâmica não irá precisar de materiais, você deverá somente dividir o grupo em duplas, preferencialmente de pessoas que não se conhecem, e pedir que elas conversem e contem um pouco de si para o outros, explicar seus gostos, seus desejos de futuro, sobre a família, sobre a importância da religião, o que faz para se divertir, além de se apresentar falando nome, idade, estado civil e etc. Depois de dar um tempo para conversarem, cada membro da dupla terá que se apresentar mas como se fosse o outro, falando sobre os gostos da pessoa de sua dupla (por exemplo se Maria irá apresentar João, ela terá que falar “Eu sou João, tenho tantos anos, gosto de fazer isso…). É uma dinâmica muito engraçada, que gera muitas risadas, e faz refletir como é difícil se colocar no lugar do outro, porém necessário, o organizador pode introduzir um discurso sobre empatia e a importância desse sentimento.
Varrendo o que é Ruim
Essa dinâmica é mais para conhecer os membros do grupo, e se entrosarem entre si.
Será necessário uma vassoura que passará na mão de cada participante, e esse deve “varrer” da sua vida tudo que ele acha ruim, é divertido pois alguns conseguem se soltar e “varrer” coisas engraçadas e diferentes. O objetivo é mesmo fazer com que todos se conheçam melhor.
Dinâmica da Teia
Essa também é uma dinâmica mais reflexiva, que pode ser muito engraçada. Ela serve para quebrar o gelo, fazer o grupo se conhecer.
O coordenador deve ter em suas mãos um novelo de lã.O coordenador da dinâmica irá pedir para todos os participantes se colocarem em círculo, ele também estará nesse circulo, ele irá começar se apresentando, primeiro pede para os demais prestarem bem atenção, e então ele fala quem é, de onde vem, seus gostos, etc. Depois ele joga o novelo de lã para outro participante que está longe dele, o participante deverá fazer o mesmo, e jogar o novelo até que todos façam isso. No fim terá uma teia, fios que unem uns aos outros. Depois o coordenador irá fazer uma reflexão, sobre o aconteceria se soltassem os fios, e o que une aqueles participantes ali, pode se falar de Deus e de como o amor dele nos une.
Pegadinha do Animal
Essa dinâmica tem o objetivo maior de ser divertida, e causar uma descontração.
O coordenador da dinâmica irá entregar para cada membro um papel com um nome de animal, e eles não podem mostrar para os outros participantes. Ele vai explicar que quando ele chamar algum animal, a pessoa que tem esse animal irá se sentar rapidamente e tentar levar com ele os colegas da direita e da esquerda, e os demais participantes tem que impedir. O que os participantes não esperam é que todos os animais escritos nos papeis são o mesmo (exemplo todos os papeis vão estar escrito leão), dessa forma quando ele chamar, todos os integrantes irão agachar/sentar juntos tentando puxar uns aos outros, servirá como um quebra gelo para descontrair os participantes. Deve se observar o local onde se faz essa dinâmica, evitar pisos duros ou chão com pedra, além de não fazer ela se houver participantes com algum problema físico por exemplo.
Feitiço Vira Contra o Feiticeiro
Essa é uma dinâmica que além de engraçada serve como uma lição.
O coordenador deverá dar um papel e caneta para cada participantes, após coloca-los em círculo, ai deve-se pedir para que cada um escreva no papel algo que gostaria que o colega da esquerda fizesse, vão surgir as mais variadas brincadeiras, alguns escrevendo coisas engraçadas e até mesmo constrangedoras. Quando todos tiverem escrito, o coordenador avisa então que quem irá fazer não é o colega, e sim cada um um irá ter que fazer o que escreveu. A dinâmica serve para ensinar se colocar no lugar dos outros, se a pessoa escreveu algo constrangedor era como se tivesse desejando o mal para o colega, e isso nunca deve ser feito, nunca devemos desejar ao outro aquilo que não gostaríamos de fazer.
Chupa Aí
Essa é uma ótima dinâmica para incentivar o trabalho em equipe, é divertida e descontraída.
Os participantes deverão ser colados em círculos, e no centro dele uma bandeja com várias balas. O coordenador então irá dar as regras: cada participante deve chupar uma bala sem que use as próprias mãos. É interessante que se coloque a bandeja no chão, no inicio eles tentaram de diversas formas chupar a bala sem as mãos, alguns vão pegar a bala com a boca e tentar, é engraçado, porém o intuito é que em algum momento eles entendam que devem descascar a bala e colocar na boca do colega, é muito divertida e ideal para se fazer em reuniões de jovens.
Dinâmica do Balão
Essa é uma dinâmica muito divertida, e no fim faz a gente pensar e refletir melhor na forma de interpretar o que nos falam.
É dado um balão e um palito de dente para cada participante. Após o coordenador mostra uma caixa de bom bom e fala que ganhará aquele que tiver com o balão sem estourar depois de três minutos. Os participantes instantaneamente irão começar a correr atras dos outros e estourarem os balões, essa dinâmica deve ser feita em um local espaçoso, geralmente no fim a não sobra nenhum balão sem estourar. Então o coordenador pergunta “em que momento disse para estourarem os balões uns dos outros” e então ele fala como todos poderiam ter ganhado e no fim ninguém ganhou por ganância.