Dinâmicas Evangélicas Para Senhoras

Todo mundo sabe que a religião é uma das forças motrizes da cultura mundial, isso porque ela está presente na dinâmica vital desde o início da humanidade: os primeiros humanos acreditavam que os elementos naturais, como o ar e a água, fossem divindades que tinham plena consciência sobre tudo o que acontecia tanto com os seres humanos como com o restante dos elementos vivos ou inanimados presentes no planeta.

E, com o tempo, a ideia de religião foi sendo amadurecida e, com esse amadurecimento, novas formas de glorificar possíveis deuses existentes foram surgindo. Um exemplo disso é a Cultura Grega, na qual o que se é mais conhecido e discutido é, justamente, a sua religião, que envolve diversos deuses, como Zeus, o deus-mor da Grécia Antiga, bem como seus irmãos. Até hoje, eles são alvos de filmes, livros, e jogos, sendo que, esse último, pode ser bem representado com os seguintes jogos: a franquia God of War, pela Sony para Playstation e o jogo Age of Mithology, da série Age of Empires, de autoria da Microsoft, sendo que, enquanto o primeiro jogo é de ação e aventura, o segundo preza mais pela estratégia.

No entanto, apesar de a religião grega ser muito conhecida e estudada, a religião com maior influência no planeta é o Cristianismo, sendo que estimativas apontem mais de dois bilhões e duzentos milhões de pessoas são adeptas de alguma vertente de tal religião, que possui, entre muitas, três que se destacam, que é o catolicismo, a Igreja Ortodoxa e o protestantismo, sendo essa última, que apresenta um grande crescimento, sobretudo no Brasil, onde a maioria cristã é católica.

Nesse post, será mostrado um pouco sobre algumas dinâmicas de cunho evangélico que podem ser realizado com mulheres, bem como algumas informações bastante interessantes sobre os evangélicos, que estão em crescimento acelerado no Brasil. Veja:

Os Evangélicos

Também conhecido por cristianismo evangélico ou evangelicalismo, o movimento evangélico surgiu no século XVII, depois da polêmica e grande Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero, que estava insatisfeito com os rumos tomados pela Igreja Católica Apostólica Romana, tornando-se logo uma vertente cristã, baseada nos metodistas, calvinistas, pietistas e luteranos. O movimento, embora tenha abraçado toda a Europa, teve força maior nos Estados Unidos, onde o protestantismo é a religião oficial do país mais poderoso do mundo.

Apesar de reinar soberano na América do Norte, o protestantismo vêm crescendo a todo vapor no mundo, principalmente, em países onde os indicadores sociais estão levando ao desenvolvimento, como no Brasil. Vale ressaltar que o país tupiniquim, em sua maioria, é católica, tendo aqui o maior templo mariano do planeta, que é a Basílica Nacional de Aparecida. No entanto, outras igrejas com viés evangélico vem crescendo bastante, o que, segundo analistas, pode criar um cenário reverso: em 2040, o número de cristãos católicos pode ser superado por cristãos evangélicos.

O cristianismo evangélico se baseia fielmente na bíblia, cobrando do seguidor que ele siga, de todas as formas, o que está escrito no livro sagrado mais vendido do planeta, além de acreditar, sem pestanejar, na autoridade única presente no livro, bem como reconhecer em Jesus Cristo o único salvador e, também, mediador entre Deus e os homens.

Curiosamente, enquanto o evangelicanismo é tratado como uma vertente à parte do catolicismo, muitos são os movimentos evangélicos que se desenvolveram em igrejas de cunho católico. Nos EUA, por exemplo, muitas são as paróquias católicas que começaram a seguir a metodologia evangélica. E, o resultado, pode ser observado na adoção e remoção de certos costumes: nessas paróquias, não há mais o culto ou novena à santos, bem como o padre, figura central de uma celebração, passa a ser chamado de pastor, os hinários utilizados são provindos do protestantismo, ente outras sensíveis alterações.

E não é somente no catolicismo que o movimento evangélico é venerado: na Igreja Ortodoxa, existem diversos movimentos dessa natureza, embora tenha sido notada somente na Romênia. Tanto que, em 1926, um padre organizou uma sociedade evangelical da Igreja Ortodoxa, chamado “O Exército do Senhor”.

Dinâmica Evangélica Para Mulheres

Uma das características do cristianismo é a reunião, em comunidade, das pessoas, para que elas possam orar, discutir angústias ou, simplesmente, compartilhar suas vidas com Deus e com os irmãos. E evangélicos não fogem dessa regra. Você vai ver agora, algumas dinâmicas para serem realizadas em uma reunião de mulheres que professam da mesma religião.

– Faça um círculo e, depois de pronto, entregue quatro presentes a pessoas distantes uma das outras nesse círculo. Tenha um texto elaborado contendo cada particularidade de uma pessoa, incluindo, aí, as palavras “esquerda” e “direita” para que, na hora que o texto for lido, os presentes possam se movimentar nos lados indicados.

Para começar, você pode dizer às convidadas que comprou apenas um número X de presentes (quatro presentes descrito acima foi somente uma sugestão; esse número pode ser maior, desde que não ultrapassa o número de jogadoras), por conta da situação financeira e que irão ganhar os presentes Àqueles que, durante a história, forem os últimos a receber os presentes por conta das palavras “Esquerda e Direita”.

A história a ser contada, como você já sabe, deve estar recheada com características de todos os participantes, mas ela também deve ser escrita utilizando elementos religiosos em suas explicações, para que deixe explícito o verdadeiro sentido da brincadeira.

– A próxima dinâmica pode ser realizada numa confraternização de fim de ano. Você deve colocar, em um papel, coisas que você queira desejar às pessoas – desde “paz” ate “paciência”, e cortar esses papeizinhos, distribuindo entre as mulheres presentes. Depois disso, você deve dizer a elas que a intenção desses papeis é que cada uma leia o que está escrito e, depois, irá decidir para qual participante irá entregar esse papel, com uma justificativa. Por exemplo” eu irei entregar o meu papel, onde está escrito “paciência” para a minha amiga X, por eu achar que, durante esse ano, ela precisou muito e não teve, desejo que ela possa ter no ano que virá”. Por um momento, pode parecer grosseiro, mas, se todas participarem, irão entender o significado dessa dinâmica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Materiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.