O objetivo de uma dinâmica em grupo é reunir um grupo de pessoas para desenvolver uma atividade que tem como fim trabalhar um fator, seja para quebrar o gelo, para a apresentação das pessoas, soluções de conflitos e até mesmo louvor. As dinâmicas evangélicas podem ser usadas em grupos de jovens, numa celebração ou até mesmo em grupos de terceira idade, essas atividades tem fim de trabalhar diretamente com a fé, e tem poder de tocar realmente a alma das pessoas. Abaixo vamos listar algumas dinâmicas evangélicas:
Varrer o que é ruim: Essa é uma dinâmica bem simples mas com um fim importante, reúna o grupo em roda, pegue uma vassoura e vá passando ela de pessoa em pessoa, pedindo para que ela varra o que há de ruim na sua vida. Nessa atividade simples você poderá conhecer os sentimentos que infligem o grupo que está com você, podendo analisar que a vida de ninguém é perfeita, e há também a parte divertida, porque sempre alguém irá querer “varrer” coisas engraçadas.
Dinâmica da bala: Nessa atividade você pegará uma bandeja com uma quantidade de balas no total de participantes, a bandeja é colocada no chão e você ordena que eles chupem cada um uma bala, sem usar as mãos. No começo é muito divertido, alguns participantes tentam pegar com a boca, abaixando-se, espera-se que algum deles entenda que um deve abrir a bala para o outro, estimulando assim o trabalho em equipe, a moral é que é as vezes necessitamos da ajuda dos outros para realizarmos algumas atividades.
Dinâmica da imitação: Nessa atividade irá precisar ter papel em branco e caneta para todos os participantes. O líder ira distribuir e pedir para que os participantes escrevam algo que o colega do lado direito deve imitar, ele deve enfatizar que a imitação será obrigatória, pode ser definido que a imitação deve ser de animais ou então pode-se deixar livre escolha para imitação. Depois de todos terem preenchido, o líder informa que na verdade a pessoa deverá imitar o que ela mesmo escreveu. Essa dinâmica além de muito engraçada, mostra como devemos amar o próximo como a si mesmo, mostrando que não devemos desejar mal aos outros, que aquilo que você não quer pra você não deve desejar para os outros.
Prova das moedas: nessa brincadeira, deverá escolher duplas, um deles irá carregar duas moedas até um cesto no centro da sala, enquanto o outro o guia, porem as moedas estarão na pálpebra dele, o outro o guiando com as palavras, se a moeda cair, ele terá que voltar desde o inicio. Essa dinâmica mostra a importância do trabalho em grupo e de ouvir as pessoas.
Dinâmica das laranjas: O grupo que irá participar é dividido em dois e colocado sentado em cadeiras numa fileira, o objetivo é que cada participante passe um ovo com os pés para o que está atrás, se o ovo cair ela volta da onde parou, tendo que pegar um novo ovo, a brincadeira fica muito engraçada, deve ser feito num ambiente que pode sujar, ganha aquele grupo que conseguir que o ovo chegue no ultimo participante da fileira. A brincadeira tem objetivo de mostrar solidariedade e esforço pessoal.