No Antigo Testamento, o óleo da unção, é mencionado nada menos do que 20 vezes e de maneira geral tem a função de reconhecer aqueles que foram escolhidos para assumir uma posição de destaque como o sumo sacerdote e seus descendentes. Algumas pessoas ficam um pouco confusas a respeito do óleo e de suas funções pelo fato de não ter uma indicação da Bíblia sobre qual seria seu uso agora. A seguir você poderá entender melhor o que o óleo da unção representa na Bíblia e para os cristãos.
Óleo da Unção no Antigo Testamento
No texto do Antigo Testamento, o óleo da unção, é mencionado 20 vezes com destaque para o seu despejo sobre a cabeça do sumo sacerdote bem como de seus descendentes. O elemento também é usado para a aspersão e marcação do Tabernáculo e seus móveis indicando que eles são santos e foram separados para o Senhor, algo que é mencionado em Êxodo 25:6; Levítico 8:30, Números 4:16.
Mencionado três vezes como sendo “santo óleo da unção” não podia ser usado para finalidades pessoais pelos judeus. Em Êxodo 30: 23-24 é possível encontrar a receita desse óleo que dentre outros elementos naturais conta com canela e mirra. A Bíblia não indica em nenhum momento que o óleo tivesse poderes sobrenaturais, o segredo do rigor para sua confecção estava em testar a obediência dos israelitas. Dedicar-se a preparar o óleo da unção era uma forma de demonstrar submissão a Deus.
Óleo da Unção no Novo Testamento
No Novo Testamento, o óleo da unção, aparece somente em quatro passagens e em nenhuma delas há qualquer menção de explicação para que deve ser usado. Usando o contexto é possível tirar algumas conclusões a respeito do uso desse óleo. Por exemplo, em Marcos 6:13 ele é usado pelos discípulos para ungir e curar enfermos.
Os anciãos da igreja utilizam esse óleo para a unção de doentes em Tiago 5:14. Já em Lucas 7:46 o óleo é usado por Maria para ungir os pés de Jesus Cristo como uma forma de adoração. Enquanto Jesus retorna triunfante para o céu em Hebreus 1:8-9, Deus que o trono é Seu para todo sempre e faz a sua unção com o óleo da alegria.
E o Uso do Óleo da Unção Hoje?
Uma dúvida que faz parte da percepção de muitos cristãos, pois nas Escrituras não há nenhuma indicação de que o óleo deve ser usado atualmente, contudo, também não há nenhuma indicação em contrário. Na Bíblia o óleo costuma ser usado como um símbolo do Espírito Santo como, por exemplo, na parábola das virgens prudentes e insensatas em Mateus 25:1-13.
Os cristãos contam com a presença do óleo do Espírito que tem como função conduzir toda a verdade e ungir continuamente a Sua graça e conforto. Em 1 João 2:20 há a passagem que diz “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento”. O óleo da unção tem um papel representativo bastante relevante na Bíblia embora não haja indicações de como deve ser seu uso atualmente, o mais importante é que a fé seja mantida intacta.