Unção Com Óleo Para Libertação

A unção com óleo tem significados distintos no Antigo e no Novo Testamento, enquanto no primeiro era usada para distinguir pessoas e objetos escolhidos por Deus (consagração) no último podia exercer o papel de cura. Continue lendo para entender mais sobre a unção no decorrer da Bíblia e como ela pode ter um caráter de libertação.

A Unção

Como explicamos acima há algumas diferenças entre o papel da unção no Antigo e no Novo Testamento. Nas passagens do Antigo Testamento o óleo era usado com a finalidade de consagrar pessoas ou objetos escolhidos por Deus tornando-os santificados. A unção era um ato de Deus, pois ele escolhia quem receberia essa consagração. Profetas, reis e sacerdotes eram ungidos, ou seja, recebiam a consagração que demonstrava que foram escolhidos por Deus.

No Novo Testamento a unção com óleos tem alguns significados diferentes, mas que preservam a essência de ser uma forma de sentir o toque do Espírito Santo em sua alma. O azeite foi bastante usado para a cura dos enfermos, da mesma forma que o Espírito Santo recaía sobre aqueles que eram consagrados no Antigo Testamento agia sobre os necessitados.

Unção Com Óleo em Diferentes Situações

Abaixo listamos algumas situações em que o óleo pode ser usado para unção.

– Capacitação Divina

No Antigo Testamento a unção dos escolhidos por Deus tinha como função oferecer capacitação divina para que o indivíduo pudesse realizar a missão que lhe foi conferida.

– Cura dos Enfermos

Cura dos Enfermos

Cura dos Enfermos

No Novo Testamento é possível encontrar passagens em que a unção com óleos tem a função de cura. O óleo podia ser tanto usado como unguento como para a ungir da forma tradicional.

– Unção dos Mortos

Na época em que Jesus viveu perfumes e especiarias (nesse período não se usava a palavra essência, apenas especiaria) eram usados para preparar o corpo dos mortos, também era um tipo de unção.

– Hospitalidade

Hospitalidade

Hospitalidade

Também no período do Novo Testamento é possível conferir passagens em que a lavagem dos pés com óleos era entendida como uma forma de demonstrar hospitalidade por aqueles que estavam chegando.

Óleo de Unção

O óleo da unção representa o Espírito Santo ou o Espírito de Deus, por isso os escolhidos por Deus para ocupar uma posição de destaque eram ungidos. Assim eles recebiam o Espírito Santo.

Óleo de Unção

Óleo de Unção

Principais Especiarias do Óleo de Unção e Seus Significados

A seguir vamos apresentar algumas das principais especiarias usadas para o óleo de unção e seus significados.

Nardo (Nardostachys jatamansi)

Significa presença de Deus todos os dias conosco, uma forma de adorar ao Senhor e fortalecer sua fé. Maria, irmã de Lázaro, ungiu Jesus com nardo em Betânia. Nativa da parte norte da Índia é muito perfumada sendo usada nos cabelos. No período em que Jesus viveu essa era uma especiaria muito cara comprada em receptáculos selados e que somente eram usados em situações especiais.

Nardo

Nardo

Açafrão

Como o açafrão tem ação antiespasmódica (cura espasmos e cólicas) além de poder ser usado para tingimentos é entendido como o elemento que em contato com nossa língua remove as dores e dá cores para nossos dias.

Açafrão

Açafrão

Cálamo (Gênero Kalamos)

O berço em que Moisés foi colocado ainda bebê para escapar da morte era feito de cálamo, uma raiz que somente exala seu magnifico perfume quando quebrada. Representa o preço que Jesus pagou para nos salvar sendo entendida como uma renovação de aliança e busca por suas raízes. Essa unção indica que precisamos ser constantemente trabalhados por Deus para nos aprimorarmos.

Cálamo

Cálamo

Cinamomo

Trata-se da casca de um tronco que se restaura a cada nova estação, pertence a mesma família da cássia, louro e canela. Dentre seus significados estão temor a Deus, restauração das coisas, fazer um resgate e não cometer os mesmos erros novamente.

Cinamomo

Cinamomo

Canela

Bastante semelhante a um arbusto é proveniente do extremo Oriente, passa pelo processo de maceração (semente e casca) para se tornar pó. Representa a aceitação de Jesus Cristo de seu destino de morte na cruz. Demonstra a aproximação de Jesus de sua humildade, significa amor e paz no lar.

Canela

Canela

Mirra

Essa é a especiaria para unção relacionada a libertação, mudança de vida, purificação e cura. Era usada pela realeza na unção de seus trajes de casamento e também podia ser usada para sedução. Ester foi preparada por seis meses com mirra e por mais seis meses com outros ingredientes de unguento e perfumaria para ser levada ao rei Assuero.

Mirra

Mirra

Mirra é um arbusto bastante encontrado em regiões de deserto em especial na África (com destaque para Etiópia e Somália) além de territórios do Oriente Médio. A palavra mirra pode ainda fazer referência a uma resina oleosa de coloração avermelhada que é extraída da árvore desse arbusto. A origem dessa palavra é maror ou murr, em hebraico, que significa ‘amargo’. Tem ação anestésica podendo tirar as dores e por esse motivo foi oferecida a Jesus na cruz. A mirra foi dada como presente a Jesus pelos Reis Magos, em seu nascimento, como um ato profético do seu sofrimento pela humanidade.

Gostou de saber mais sobre a unção com óleo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.