Quem São os Ungidos de Deus?

A palavra ‘ungido’ tem sido largamente utilizada nos últimos tempos e em alguns casos de maneira um tanto quanto capciosa. Pessoas se autoproclamam como ungidas pelo Senhor, ungidos para fazer a pregação da Palavra. De maneira geral o termo ungido se refere a uma unção especial que foi realizada sobre um indivíduo e todos podem recebê-la, para isso basta que pratiquem as verdades contidas na Palavra de Deus. Continue lendo e confira a explanação que iremos realizar a seu respeito.

A Palavra Ungido no Velho Testamento

No texto do Velho Testamento a unção se refere a ação de aplicar óleo sobre um indivíduo como um símbolo de que ele foi escolhido por Deus para realizar um serviço relevante. A pessoa que recebia a unção era consagrada, ou seja, separada a parte para que pudesse atender aos anseios do Senhor. Ser ungido indicava que o escolhido era santo, puro e limpo.

O homem é pecador por sua natureza, mas quem lhe consagra é Deus de maneira que ele então passa a ser limpo. No Salmo 105:15 Deus declara que ninguém deve tocar nos seus ungidos e nem maltratar seus profetas. No entanto, o que se deve observar é o contexto, na época retratada no Velho Testamento era Deus quem escolhia seus ungidos. Nos tempos atuais há um número significativo de profetas e apóstolos que se autonomearam como ungidos pelo Senhor.

Unção Especial

Pessoas que se autodenominam ungidos de Deus geralmente estão em busca de se colocar numa posição de intocáveis se valendo justamente do Salmo 105:15. É bastante perigoso que um indivíduo use a ideia da unção do Velho Testamento para adotar uma postura de ser inquestionável. No Dia de Pentecoste, o profeta Joel, disse que os que servem a Deus receberam em seus corações o Espírito Santo derramado. Isso se mantém até os dias de hoje.

De acordo com a Bíblia Deus atua colocando os indivíduos que possuem talentos especiais em lugares relevantes do seu corpo eclesiástico, mas sem necessariamente ter uma unção especial ou realizar uma medida extra do Espírito Santo. Não há seleção de alguns no Corpo de Cristo como muitos querem fazer acreditar. A corrupção é um traço presente na natureza humana de maneira que sempre existirão aqueles que desejarão consagrar a si mesmos sem lembrar que somente o Senhor pode fazer tal ato.

Mulher Orando na Praia

Mulher Orando na Praia

Quem Eram os Ungidos de Deus no Velho Testamento?

Os profetas e sacerdotes eram os ungidos de Deus no Velho Testamento e tinham como função representarem temporariamente o Senhor oferecendo o perdão para os pecadores. Eles seriam necessários somente até que o Sumo Sacerdote Jesus chegasse a Terra para que pudesse promover o perdão definitivo dos pecados da humanidade na cruz.

Os indivíduos ungidos de Deus eram limpos, puros e santos assim como todos os que servem a Palavra. Fica claro no texto bíblico que além de acreditar na palavra de Jesus era imprescindível também coloca-la em prática, ou seja, não adianta dizer da boca para fora que crê se não o concretiza com atos.

Mas, Afinal Quem São os Ungidos de Deus Hoje em Dia?

A Bíblia diz que aqueles que receberam e guardaram o ensinamento de Jesus em seus corações são ungidos pelo Senhor. A afirmação de Deus sobre que ninguém deve tocar em seus ungidos se refere ao fato de que não se deve tocar naqueles que obedecem a palavra do Senhor. Não se deve fazer uma apropriação dessa frase, mas sim se portar de tal forma que se cultive os ensinamentos de Jesus em seu coração tornando-se então um verdadeiro ungido. Os ungidos não precisam gritar que o são.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.