Estima-se que João Batista de La Salle nasceu no dia 30 de abril de 1651 em Reims, na França, e faleceu no dia 7 de abril de 1719 em Rouen. Além de sacerdote foi um pedagogo dedicado a formar professores para a educação de crianças carentes. Ao longo de seu trabalho na igreja fundou a congregação religiosa Irmãos das Escolas Cristãs também conhecida como Irmãos Lassalistas.
O Papa Pio XII declarou João Batista de La Salle patrono dos educadores no ano de 1950. Ele foi canonizado e o dia de sua celebração é 7 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história inspiradora desse religioso tão dedicado a melhorar as condições de acesso a educação dos mais pobres?
Biografia de São João Batista de La Salle
João Batista era o filho mais velho do casal Luis de La Salle e Nicole Moët. Curiosamente seu pai sempre acreditou que João Batista seria um político proeminente. No entanto, quando aos 16 anos ele decidiu tornar-se sacerdote não sofreu oposição dos pais inclusive contou com o apoio deles. O casal, contudo, faleceu quando João terminou seus estudos e o deixou responsável por cuidar dos irmãos.
João Batista conseguiu concluir seus estudos de teologia e foi ordenado sacerdote em 09 de abril de 1678. Em 1680 recebeu o título de doutor em teologia, foi nessa fase da vida que ele se sensibilizou com a questão da educação dos mais pobres que não tinham boas oportunidades como as que a vida lhe deu.
Ensinando as Crianças
Durante o período de estudo de teologia, João Batista, se dedicou a lecionar para crianças tendo tido mais de 4 mil alunos num espaço curto de tempo. Dentre os principais ensinamentos que transmitia as crianças estava os rudimentos da fé cristã e os preparos para a primeira comunhão. Nessa fase ele descobriu que além de ter vocação religiosa também tinha vocação para ensinar.
Pequena Pausa
Quando os pais de João Batista faleceram ele percebeu que antes de dar início aos seus projetos voltados para a educação dos mais pobres precisava cuidar da educação dos seus irmãos. O seu trabalho familiar foi tão bem feito que seus irmãos também seguiram o caminho religioso. Ao perceber que sua missão com os irmãos estava cumprida pode retornar ao que clamava seu coração.
Educação Para os Mais Pobres
Na época em que João Batista viveu eram poucos que podiam estudar, boa parte das famílias eram de camponeses e trabalhadores urbanos com poucos recursos. Essas pessoas infelizmente não podiam se dar ao luxo de enviar seus filhos para estudar em escolas. Conhecendo o pior que a pobreza podia fazer a famílias inteiras, João Batista, renunciou aos seus bens e foi viver junto aos professores fundando então a congregação chamada Irmãos das Escolas Cristãs.
Uma das questões mais urgentes que São João Batista de La Salle observava era a deficiência de professores, algo que ele buscou amenizar preparando leigos que desejavam cumprir esse papel. Após nove anos de existência da congregação há havia um número significativo de crianças e adolescentes recebendo acesso a educação e o passo seguinte foi a criação de um seminário.
Os estudantes aprendiam gramática, matemática, leitura, física, pedagogia, catecismo e música litúrgica. A obra cresceu de tal maneira que passou a ter mais de 700 irmãos dedicados a educação de mais de 30 mil jovens carentes em 114 casas em diferentes localidades. No ano de 1907 a obra do sacerdote patrono dos educadores chegou ao Brasil nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Falecimento
O sacerdote São João de La Salle faleceu numa sexta-feira santa, no dia 07 de abril de 1719 em Rouen. Trata-se de um dos nomes mais importantes da igreja católica por ter perpetuado pelos séculos uma obra responsável pela formação de milhares de pessoas.