A Eucaristia é um dos sacramentos base da Igreja Católica, pois é através dela que se estabelece comunhão com Deus, com a própria Igreja e com os irmãos de fé. Trata-se do sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo por Ele instituído para que fosse celebrado até o final dos tempos. Na Santa Eucaristia está contido todo o bem espiritual da Igreja, o Pão Vivo.
A Eucaristia explicita o sacrifício feito por Jesus ao ser crucificado em nome de nossos pecados. A celebração da Eucaristia permite que o momento do ato de entrega de Jesus por nós se repita. Por esse motivo o momento da Eucaristia é chamado de memorial do sacrifício de Jesus Cristo. O sacrifício passa a ser presente e estar atual no altar da igreja na celebração de uma Santa Missa.
A relevância da Eucaristia está no fato de dar reforço para a nossa esperança, fé e caridade. Permite nos cobrir com a graça vinda do alto e nos tornar prontos para alcançar a vida eterna em algum momento. Continue lendo para saber mais sobre o momento em que a Eucaristia foi instituída por Jesus.
Quando a Eucaristia Foi Instituída Por Jesus?
A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa durante a celebração da Última Ceia. Foi a ceia realizada antes da sua entrega em que Jesus celebrou juntamente com seus Apóstolos. Cristo proferiu nesse momento as mesmas palavras que os sacerdotes dizem quando estão fazendo a consagração: “Tomai todos e comei…”, “Tomai todos e bebei…”.
Essa instituição foi relatada em três Evangelhos sinóticos e pelo apóstolo São Paulo. Embora São João não relate a Eucaristia menciona Cristo como o Pão Vivo descido dos céus, uma referência bastante explícita ao sacramento da Eucaristia. Para concluir a consagração do pão e do vinho como sendo seu Corpo e Sangue, Cristo, pediu que os apóstolos comessem e bebessem em memória a ele.
O desejo de Cristo era de que o sacrifício se perpetuasse até o momento de sua volta. Dessa forma em todos os lugares do mundo em que se celebra uma Missa Jesus está presente por meio da comunhão realizada pela Eucaristia. A liturgia da Eucaristia é realizada em todo o mundo. Algo que une os católicos de todo o globo, trata-se de uma expressão da Igreja.
Mistérios Luminosos do Santo Rosário
A Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia na Última Ceia como um dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário. Para muitos cristãos esse momento significa o estabelecimento de uma Nova Aliança que foi mencionada pelo profeta Jeremias e que Jesus teria realizado no momento da ceia com os seus apóstolos.
No cristianismo primitivo era realizado aos domingos em evento chamado de ‘Festa do Ágape’ (Festo do Amor). Nessas festas os participantes faziam refeições completas num salão comunal sendo que cada um levava um prato. O domingo passou então a ser chamado de ‘Dia do Senhor’ como uma lembrança da ressurreição e aparição de Jesus para os seus discípulos. Os principais eventos católicos eram celebrados aos domingos.
Diferentes Nomes Para o Sacramento da Eucaristia
Como mencionamos acima o sacramento da Eucaristia é realizado em todo o mundo e dessa forma é possível imaginar que a ele sejam atribuídos nomes distintos. As formas mais comuns pelas quais esse sacramento é chamado são Eucaristia, Fração do Pão, Santa Missa, Santo Sacrifício, Ceia do Senhor, Santa e Divina Liturgia, Celebração Eucarística, Santa Comunhão, Santíssimo Sacramento do Altar e Santos Mistérios.
Os discípulos se reuniam para o que se chamava ‘fração do pão’ desde o começo. Inclusive já era descrito por São Justino Mártir, no século II, a Eucaristia celebrada de duas formas sendo uma como Liturgia da Palavra e outra como Liturgia Eucarística propriamente dita. Na realização da Santa Missa os fiéis se alimentavam tanto do Pão da Palavra como do Pão da Eucaristia.
Mártires da Eucaristia
Historicamente muitos cristãos foram martirizados ao serem encontrados fazendo a celebração da Eucaristia. Atualmente ainda existem mártires da Eucaristia. Esses mártires morriam com um sorriso no rosto porque compreendiam que através da Eucaristia estavam dando um sentido para as suas vidas.
Nos dias de hoje é possível perceber que a Eucaristia não é vista com o mesmo significado e valor por muitos católicos que comungam na igreja aos domingos. As mudanças ocorridas no mundo e na forma como as pessoas levam suas vidas pode ter contribuído para essa perda de noção de significado do sacrifício de Cristo.
É necessário ter um entendimento mais profundo da centralidade da Eucaristia para aqueles que decidem seguir como cristãos. O sacramento não pode ser uma mera liturgia realizada durante a Santa Missa, deve ser algo feito com o mais íntimo do coração visando se conectar com o sacrifício feito por Jesus Cristo.
Adoração ao Santíssimo Sacramento
A Eucaristia também pode ser celebrada como uma forma de adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois de ter sido consagrado o Santíssimo é reservado no sacrário. Essa prática de adoração ao Santíssimo, especialmente quando ele está em exposição, é uma fonte de graça que faz crescer o sentimento de amizade e amor com Jesus Cristo. Quem tem amizade com Cristo tende a ter uma vida muito mais plena.
Quantas vezes você procura um amigo para conversar a respeito de algo que está consumindo sua tranquilidade? Além de conversar com pessoas queridas do seu convívio você pode conversar com Jesus Cristo. Essa é uma sugestão feita aos católicos pelo fato de que acredita-se que ninguém o conhece melhor do que Jesus. Muitas pessoas encontram iluminação quando estabelecem esse diálogo com Ele, pois é Jesus em quem pede que se vá ao seu encontro num momento de aflição.
Uma forma de praticar a Eucaristia é através da adoração de Jesus Sacramentado por meio da condução de Maria que é a mulher eucarística. O mais importante é que os católicos participem da Missa e vivam a Eucaristia com o coração aberto para seus irmãos e para viver sob os ensinamentos de Jesus de amar o próximo e praticar a bondade.
Gostou de saber mais sobre a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo? Curta e compartilhe!