O Papa que morreu mais velho foi Leão XIII, que teve seu período de liderança da Igreja Católica entre os dias 20 de fevereiro do ano de 1878 até o dia 20 de julho do ano de 1903, data da sua morte. Atingiu a idade de 93 anos, 4 meses e 18 dias.
Biografia de Leão XIII
Nasceu na cidade de Carpineto Romano, próxima de Roma, no dia 2 do mês de março do ano de 1810, sob o nome de Vicenzo Gioacchio Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi. Tinha mais seis irmãos, sendo seus pais Ludovico Pecci e sua mãe Anna Prosperi Buzzi. Sua família era muito religiosa e considerava a mesma a coisa mais importante da terra.
Estudou no colégio Jesuíta de Viterbo até o ano de 1824, era destaque por apreciar o latim e escrever poemas na língua desde os 11 anos de idade. Próximo da data da morte de sua mãe, em 1824, ele passa a estudar no Colégio Jesuíta Romanum.
Com 18 anos decidiu que iria seguir o clero secular. Começou a estudar na Academia dei Nobili sobre direito e diplomacia. No ano de 1834, quando tinha 24 anos de idade, fez uma apresentação estudantil que foi assistida por vários cardeais, e chamou a atenção do Vaticano, sendo ele então apresentado as suas congregações. Tornou-se superintendente dos hospitais de Roma, e mais tarde, em 1836, recebeu seu doutorado em teologia e em Direito Civil.
Foi eleito prelado pessoal do Papa Gregório XVI no dia 14 do mês de fevereiro d ano de 1837, antes mesmo de ser ordenado sacerdote, que ocorreria nesse mesmo ano, no dia 31 de dezembro. Após se tornar sacerdote foi nomeado administrador da província de Benevento, que era a menor do Vaticano, local que ele fez um trabalho incrível, prendendo o aristocrata mais poderoso do local e restaurante a ordem pública, fato que levaria ele ser nomeado administrador de Spoleto, comunidade bem maior e depois a Perugia, no ano de 1841.
No ano de 1843 foi nomeado Núncio Apostólico da Bélgica, se tornando também Cardeal. Ainda nesse ano se tornou Arcebispo. Como tinha boas relações com a família real, usou seus contatos para visitar a Alemanha e retomar a construção da Catedral de Colônia. Ele organizou a construção do Colégio Belga em Roma, que foi inaugurado no ano de 1844. Ainda na Bélgica, lutava para a construção de escolas católicas, fazendo com que os católicas se unissem a sua visão.
Entre os anos de 1846 a 1877 era considerado o Arcebispo mais bem sucedido e popular da Perugia. Apesar disso, passou por vários ataques vindo da mídia, principalmente durante os movimentos revolucionários que ocorreram a partir de 1848 em vários países europeus.
Ele convocou um conselho provincial para reformar a vida religiosa, incentivando o investimento em seminários para futuros padres, sua própria residência ficava ao lado de um seminário para que ele pudesse ter contato com seus alunos.
Era um homem muito dedicado a caridade, apoiando diversas instituições e arrecadando fundos para ajudar crianças e idosos abandonados, criando abrigos para tal. Abriram filiais de bancos voltadas para a ajuda de pessoas de baixa renda, assim como criou a cozinha da sopa, onde alimentava diversas pessoas. No ano de 1853, após diversos terremotos e inundações, doou todo o dinheiro das festividades que ocorreriam na igreja para ajudar as vítimas.
Quando o governo da Itália assumiu os colégios católicos e mosteiros e começou a cobrar impostos sobre a igreja, ele defendeu o poder do papado e da Igreja. Para fugir das medidas tomadas pelas autoridades que transformam as escolas católicas em colégios regidos por militares, criou um seminário para não teólogos.
Eleição E Período Como Papa
No ano de 1869 foi organizado o Concílio Vaticano I, realizado pelo Papa Pio IX, que foi organizado pelo irmão de Pecci, o que provavelmente fez com que ele tomasse ciência das discussões que ocorreram, com isso, na década seguinte, ele passa a trabalhar na sua comunidade o papel da Igreja em tempos modernos se opondo a industrialização.
Em 1877 o Papa Pio o nomeia Camerlengo, e com isso ele se muda para Roma. Esse concílio também iria influenciar todo o seu papado.
O Papa Pio IX morreu no dia 7 do mês de fevereiro do ano de 1878, com isso, foi convocado um conclave para a decisão do novo Papa. Durante a reunião, conclave decidiu que Pecci seria eleito o novo Papa durante a terceira votação, nesse momento ele escolheu o nome de Leão XIII, e o anunciou da escolha foi feito no dia 3 do mês de maço do ano de 1878.
Assim que foi eleito começou a trabalhar a Igreja para entender o mundo moderno, afirmando que ciência e religião deveriam coexistir. Criou o Arquivo Secreto do Vaticano, onde trabalhavam pesquisadores qualificados, demonstrando que a Igreja não deveria se opor a ciência.
Foi o primeiro Papa que teve sua voz gravada, fazendo orações a Maria, assim como foi o primeiro Papa a ser filmado, pelo próprio inventor da câmera, WK Dickson.
É conhecido como o Papa que trouxe normalidade a Igreja, após anos conturbados pelo papado de Pio IX. Ele recuperou parte do prestígio que o clero tinha perdido, lutou para que a Igreja se aproximasse da classe trabalhadora que estava em ascensão e mantinha uma visão mais socialista e menos clerical.
Era um grande diplomata, melhorando as relação da Itália com a França, Alemanhã, Rússia e outros países. Alcançou acordos que melhoraram as condições para nomeação de bispos. Durante a Quinta pandemia de cólera no ano de 1891, construiu um hospício dentro do Vaticano.
Era um grande apreciador do vinho infundido com cocaína, concedendo uma medalha de ouro do Vaticano a Angelo Mariani, criador da bebida. Era semi vegetariano, e atribuiu a sua longevidade ao consumo reduzido de carne.
Considerava a língua inglesa muito importante, por isso, restaurou a hierarquia escocesa no ano de 1878, estabelecendo uma hierarquia católica também na Índia britânica. Participou do primeiro Concílio Plenário da América Latina, que dentre outras decisões, escolheu os bispos do Brasil e discutiu sobre a abolição da escravatura.
Sancionou missões para a África Oriental a partir do ano de 1884 com o objetivo de evangelização, aprovando também a fundação dos Missionários de São Carlos Borromeu que tinham como objetivo evangelizar diversos povos.
Usou sua autoridade para o renascimento do tomismo, teologia baseada nos ensinamentos de Tomás de Aquino, se tornando esse o sistema teológico e filosófico oficial da Igreja Católica.
Realizou diversas consagrações durante o seu papado, como a consagração de toda a raça humana ao Sagrado Coração de Jesus no ano de 1899, porém, ocorreram divergências já que essa foi estendida até para os nãos católicos.
Acreditava no poder das escrituras para a teologia, sendo considerado destaque pelos seus esforços nas áreas de análise histórica e científica, promovendo diversos estudos no Vaticano. Promoveu a devoção mariana.
Legado e Morte
Seu principal legado é a forma como ele trabalhou para que a Igreja entendesse e acompanhasse o mundo moderno, apresentando uma visão cautelosa sobre diversos aspectos da modernidade, como a liberdade de pensamento. Ele se baseada na premissa católica de que Deus é o governante do mundo, mas tentava instigar isso de forma responsável.
Suas encíclicas mudaram totalmente as relações da Igreja com as autoridades temporais, sendo que a Rerum novarum, publicada no ano de 1891, destacou-se por abordar questões relacionadas a injustiças sociais e concentrando nos direitos e deveres do trabalho e do capital. Argumentava que tanto o capitalismo como o comunismo possuíam falhas, introduzindo a ideia de subsidiariedade, onde as decisões políticas deveriam ser tomadas a nível local e não por uma autoridade local.
O Papa Leão XIII foi o primeiro Papa que nasceu no século XIX e também o primeiro que morreu no século XX. Foi o segundo papa reinante mais longo no momento de sua morte, sendo o primeiro o Papa Pio IX. Seu sepultamento ocorreu na Basílica de São Pedro, depois, foi transferido para a Arquibasília de São João de Latrão, igreja que ele era bispo e tinha forte apreço.